Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

26/12/2018 15:54 - Ebit|Nielsen: e-commerce fatura R$ 9,9 bilhões no natal, alta de 13,5%

O e-commerce faturou R$ 9,9 bilhões no período do Natal em 2018, que representa um crescimento nominal de 13,5% na comparação com os R$ 8,7 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. O número de pedidos expandiu 5,2%, de 19,06 milhões para 20,1 milhões. Já o tíquete médio subiu 8%, de R$457 para R$493. As informações são da Ebit|Nielsen, referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro.

 

Para este levantamento, foram consideradas as vendas realizadas pelo comércio eletrônico entre 15 de novembro e 24 de dezembro, incluindo o período da Black Friday, que neste ano correspondeu a 26% do faturamento do setor no período (R$2,6 bilhões).

 

Os números ficaram em linha com a expectativa da Ebit|Nielsen para a data, divulgada na semana passada. A previsão de faturamento e crescimento de vendas se concretizou, já a estimativa para o número de pedidos era de 20,2 milhões (+6%), diferença de 0,8 p.p, e o tíquete médio de R$490 (+7%), diferença de apenas três reais ao que foi mensurado.

 

“O período do Natal foi muito impulsionado pelo crescimento da Black Friday, momento em que os brasileiros já começaram a fazer suas compras de presentes, além de desembolsarem para si mesmos. No total, estimamos que o período tenha representado 18,3% do share financeiro de 2018 inteiro, o que reforça sua relevância na movimentação do setor e demonstra o seu potencial de continuar expandindo nos próximos anos”, comenta Ana Szasz, diretora comercial para Ebit|Nielsen.

 

As categorias mais compradas no e-commerce durante o Natal de 2018 foram eletrodomésticos (14,4%), perfumaria e cosméticos (10,4%), moda e acessórios (10,1%), casa e decoração (9,8%) e telefonia e celulares (7,6%). No share de faturamento, as três categorias que se destacaram foram eletrodomésticos (24,4%), telefonia e celulares (19,4%) e casa e decoração (9,1%). Confira abaixo os rankings completos:

 

 

Mercado pujante

 

Para Ana Szasz, o desempenho do comércio eletrônico no segundo semestre, fechando com “chave de ouro” no período de Natal, deverá fazer com que o e-commerce encerre 2018 acima dos 12% inicialmente previstos pela Ebit|Nielsen no Webshoppers 38. “Foi um ano de crescimento muito positivo, impulsionado pela chegada de novos e-consumidores. Devemos  concluí-lo com quase 10 milhões de novos usuários, ou seja, um em cada seis usuários comprou online pela primeira vez em 2018. A expansão do mercado de smartphones trouxe essa nova gama para o e-commerce. A meta do setor agora é fidelizar esse público”, disse.

 

Para Ana Szasz, muitos e-commerces estão fazendo a “lição de casa”. “O varejo está cada vez mais preparado para as vendas online. Os players estão investindo em tecnologia, tornando seus sites mais rápidos e melhorando a usabilidade. Além disso, estão disponibilizando maior quantidade de informações sobre os produtos e, quanto mais referências o consumidor tiver para pesquisar, mais ele se identifica e efetiva a compra”, afirma.

 

No entanto, ainda enfrentamos alguns desafios no gerenciamento de toda a cadeia de compra. “O e-commerce está se popularizando e a atenção tanto com a entrega, quanto com o pós-venda, é cada vez mais pungente. Além disso, uma das preocupações atuais de parte dos lojistas é de como ampliar os ceps de entrega no território nacional para que todos esses novos consumidores do varejo online possam receber o atendimento completo após suas compras”, conclui.

 

A próxima edição do relatório Webshoppers, que trará os números do e-commerce em 2018 e a previsão para 2019, será divulgada no primeiro trimestre do ano.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Nielsen

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

15/08/2019 11:14 - E-commerce brasileiro cresce 7,3% em volume de vendas, aponta Mastercard
14/08/2019 15:12 - Magazine Luiza espera crescimento mais forte no final do ano, diz presidente
13/08/2019 11:49 - Trimestre Positivo no Magalu
13/08/2019 11:45 - Vendas via e-commerce aumentam 22,9% em julho, segundo levantamento
12/08/2019 12:24 - Pagamento por aproximação pode levar ao fim do cartão de crédito
12/08/2019 12:18 - O que são as ‘dark stores’ das gigantes do comércio e por que se proliferam pelo mundo
09/08/2019 14:20 - Como Amazon e Carrefour se transformam para atender os consumidores
08/08/2019 11:30 - Assistentes de voz são a próxima tendência no varejo após e-commerce e apps
07/08/2019 15:05 - Comércio eletrônico espera faturar mais de R$ 2,5 bi no Dia dos Pais
06/08/2019 12:10 - Vendas do e-commerce para Dia dos Pais devem crescer 13% este ano

Veja mais >>>