Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

06/07/2018 12:50 - Assaí investe em tecnologia para modernizar lojas, testa caixa automatizado

 O Assaí, bandeira de mais forte crescimento do Grupo Pão de Açúcar (GPA), está investindo em tecnologia para modernizar sua rede de 130 lojas no país, em um esforço que inclui testes de automatização dos caixas para agilizar o pagamento de compras de grandes volumes e reduzir o tempo do cliente nas filas.


"Trabalhamos com baixo custo e tecnologia tem um papel importante nisso", afirmou o diretor de tecnologia da informação do Assaí, André Campos, em entrevista à Reuters.

De acordo com o executivo, os investimentos em soluções para transformação digital do negócio de atacarejo do Assaí crescem, em média, cerca de 10 por cento a cada ano. Em 2017, a bandeira investiu 50,25 milhões de reais em tecnologia da informação, montante que deve ser elevado a aproximadamente 55,3 milhões em 2018.


"Tivemos uma movimentação grande de consumidores finais para esse segmento (de atacarejo). E eles, assim como nosso público original, que são os pequenos empresários, já convivem com essa transformação digital", disse Campos.

Entre as iniciativas, está o chamado "Fast Pass", ainda em fase piloto. Trata-se de um caixa automatizado instalado na unidade de Jacu Pêssego, na cidade de São Paulo, que entrou em operação na quarta-feira da semana passada para agilizar o processamento de compras de grandes volumes.


"O produto é colocado em uma esteira e passa por um equipamento que lê o código de barras ou reconhece imagem", explicou Campos. Ele não quis informar o valor desembolsado no equipamento, que é de origem italiana, mas revelou que o mesmo permite processar cerca de 70 produtos em 1 minuto, um ritmo cinco vezes mais rápido que na operação manual.

Após passarem pela esteira, os produtos são direcionados à área de separação e empacotamento, enquanto o cliente segue para um guichê de pagamento também automatizado. "Nesse primeiro momento temos alguém acompanhando (a operação), uma pessoa para cada ilha (de pagamento)", disse o executivo.


Segundo ele, o Fast Pass permitirá ao Assaí reduzir significativamente o tempo de atendimento, diminuindo as filas na loja e garantindo uma experiência de compra mais eficiente a um número maior de consumidores, destacou o diretor de TI.

Questionado sobre os planos de expandir o caixa automatizado para outras unidades, ele disse que o Assaí ainda está medindo os resultados do piloto antes de levar o projeto adiante. "Temos que refinar a coleta de dados e forma de pagamento, mas é quase certo que se faça esse lançamento a partir do mês de agosto", afirmou Campos.


Além do caixa automatizado, o investimento em tecnologia do Assaí inclui oferta de acesso sem fio à internet aos clientes nas lojas desde o término do ano passado. Até o fim desta semana, a conexão terá sido implementada em 65 das 130 lojas da rede e a expectativa é que se atinja a totalidade das lojas até o fim de agosto.

Apesar de permitir a comparação de preços online com concorrentes da bandeira, na avaliação de Campos, manter o cliente conectado durante as compras torna a experiência mais descontraída, favorecendo o acesso das redes sociais e também a interação do consumidor com o aplicativo do Assaí, que deve ganhar novas funcionalidades até o fim deste ano.


Fonte: DCI

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/11/2018 12:09 - Magazine Luiza lucra 29% mais no 3º tri com crescimento de vendas puxado por e-commerce
30/10/2018 14:08 - Compras de supermercado em aplicativo levam comodidade aos clientes
29/10/2018 11:41 - Apenas 8% dos brasileiros revendem celulares usados de modo profissional
19/10/2018 12:17 - 63% trabalham com celular fora da empresa
16/10/2018 15:27 - Ebit|Nielsen: e-commerce cresce 5% e fatura R$1,82 bi no dia das crianças
05/10/2018 12:15 - Tecnologia excessiva pode minar o negócio
05/10/2018 12:05 - Vendas do ecommerce devem avançar na Black Friday sobre um ano antes, diz Abcomm
02/10/2018 11:18 - E-commerce: Faturamento na Black friday deve chegar a R$ 2,43 bi, diz Ebit
01/10/2018 11:27 - Varejo de artigos de decoração faz do e-commerce uma vitrine para vendas
12/09/2018 11:44 - Brasileiro quer desconto, troca, devolução fácil e frete barato

Veja mais >>>