Compra regular na internet é feita por quase 7 a cada 10 brasileiros, diz PwC

Leia em 2min 10s

A frequência com que os consumidores brasileiros compra na internet tem aumentado. Em 2018, a parcela de consumidores que diz comprar online regularmente, pelo menos uma vez por mês, chegou a 65%, de acordo com dados de pesquisa da PwC. Esse porcentual era de 58% quatro anos antes.

 

"É uma tendência consistente no mundo inteiro, a frequência de compras no online cresce ano a ano", avaliou Ricardo Neves, sócio da PwC e especialista em Varejo e Consumo. Apesar do crescimento da venda online, a frequência dos consumidores nas visitas a lojas físicas subiu no último ano. Ela chegou a 61% de pessoas que dizem ter ido a uma loja ao menos uma vez por mês. Em 2017, o porcentual era de 55%.

 

No longo prazo, no entanto, a loja física perdeu espaço. Em 2013, chegava a 70% o porcentual de pessoas que visitavam lojas regularmente. Para Neves, as lojas físicas viram a frequência de clientes cair, sobretudo nos anos de crise. Ele acredita que hoje esse canal de vendas parece estar se estabilizando, mesmo num cenário em que as compras online crescem.

 

A propensão para comprar online tem subido em todas as categorias de produtos, de acordo com o estudo da PwC. Em vestuário, por exemplo, 22% das pessoas dizem que parte significativa das compras são feitas online, um indicador que era de apenas 6% em 2014. Para eletrônicos, 27% já têm propensão a comprar ante 12% quatro anos atrás.

 

Gastos

 

Os brasileiros devem elevar seus gastos em 2018 na comparação com o ano passado, segundo levantamento da PwC. Estudo sobre tendências de consumo aponta que 48% dos entrevistados devem elevar um pouco ou muito os gastos na comparação com 2017.

 

A propensão dos brasileiros a gastar é maior do que a verificada em pesquisas da PwC em outros países. Enquanto no Brasil, os que querem gastar muito mais que no ano passado chegam a 15%, no mundo o porcentual é de 12%. Já os que vão aumentar um pouco as despesas são 33% no Brasil e 25% na média global.

 

"Os brasileiros estão recém saídos de um período de recessão, mas já demonstram expectativas mais positivas do que os consumidores de países que passaram por crises econômicas há mais tempo", avaliou Alexandre Horta, diretor da área de varejo e consumo da PWC. Segundo a pesquisa, 49% dos brasileiros acreditam que 2018 será um ano melhor que o anterior. No mundo, esse porcentual é de 32%.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 


Veja também

Vendas de chocolates Nestlé e Garoto pelo celular crescem 100%

Em três semanas, as vendas de ovos de Páscoa Nestlé e Garoto no Uber Eats já cresceram 100% e...

Veja mais
Grupo Di.Tech desembarca no Brasil

O Grupo Di.Tech, uma das maiores empresas de desenvolvimento de sistemas de gestão da Itália para o varejo...

Veja mais
Soluções da Datalogic empoderam consumidor nas compras em supermercados

A Datalogic, especializada em inovação tecnológica e líder mundial em captura de dados, traz...

Veja mais
Consinco aposta em soluções para omnichannel na Convenção ABRAS

A Consinco, empresa especializada no fornecimento de sistemas de gestão para atacado e varejo alimentar, iniciou ...

Veja mais
Supermercado: tecnologias transformam experiência do consumo

Pode até parecer cena de filme de ficção científica, mas já é possível ...

Veja mais
Comércio eletrônico brasileiro deve faturar R$ 53,5 bilhões no ano, diz Ebit

O faturamento do comércio eletrônico brasileiro deve atingir R$ 53,5 bilhões em 2018, uma alta de 12...

Veja mais
27% da venda no e-commerce brasileiro ocorreu em celulares

A participação das compras via dispositivos móveis no comércio eletrônico brasileiro t...

Veja mais
Blockchain já começa a transformar o varejo brasileiro

O Blockchain vai muito além do Bitcoin e de outras criptomoedas. A definição representa grande part...

Veja mais
Tecnologia com estratégia vira arma para estimular compras por impulso

Alinhar o uso de tecnologia com estratégias de exposição de produtos deve ser um dos desafios dos s...

Veja mais