Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

31/01/2018 11:32 - Conexão ‘on-off’ é realidade no varejo

Tendência. Principal encontro do varejo no mundo mostra que mesclar os canais de venda online e presencial já é uma realidade em grandes empresas; a boa notícia, para os pequenos, é que dá para fazer muita coisa agora sem necessariamente gastar muito dinheiro

 

Pesquisar no e-commerce e efetivar a compra na loja física. Ver o produto ao vivo e adquiri-lo posteriormente em um clique. Estar ao mesmo tempo dentro da loja física e no aplicativo, aproveitando descontos e vantagens. As possibilidades do varejo multicanal são muitas e fazem parte da principal tendência para os próximos anos, que atinge das gigantes às pequenas e médias empresas.

 

A integração entre venda online e offline foi um dos principais assuntos da feira organizada pela National Retail Federation (NRF, na sigla em inglês), evento sobre tendências para o varejo realizado neste mês em Nova York (EUA). A mostra é referência global para o setor.

 

O principal exemplo na integração de canais de compra citado por especialistas é a Amazon. Em 2015, a marca abriu a Amazon Books, fazendo o caminho inverso: do e-commerce para a loja física. E, agora, a empresa acaba de inaugurar a Amazon Go, loja física 100% integrada ao online, em que o pagamento é feito pelos clientes com o uso do aplicativo.

 

Mas por que a Amazon, que nasceu como e-commerce, também apostou em uma loja física? “O cliente que compra no meio online e no meio físico tem um tíquete médio maior e também aumenta a frequência de compra, além da fidelização com a marca”, diz o consultor do Sebrae-SP Gustavo Carrer .

 

Para investir no formato multicanal, é preciso ter especial atenção para os smartphones. “Há alguns anos, o mobile vem tomando importância muito significativa no comércio eletrônico e a aceleração do uso vai continuar crescendo”, aponta Gerson Rolim, consultor do Comitê de Varejo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

 

De acordo com os especialistas, o uso do aplicativo dentro da loja enriquece a experiência de compra. “É um misto de branding com educação, precisa ser um processo natural”, afirma Carrer.

 

A respeito de custos, o consultor afirma que “desenvolver um aplicativo não é nenhum absurdo, não tem custo alto e a vantagem é que as pessoas já têm a tendência natural a utilizar o smartphone.”

 

Há outros fatores importantes para os varejistas nessa integração. “O omnichannel tem tudo a ver com fidelização, captura de informações e relacionamento com o cliente, muito mais preciso do que a compra apenas no offline”, diz Rolim.

 

Para os pequenos e médios empresários, uma sugestão para iniciar a integração é apostar no “clique e retire”, em que o cliente compra o produto ou serviço pelo canal online e o retira na loja física.

 

Apesar de o sistema não apresentar custos elevados, é preciso ter atenção à logística. “É importante ter agilidade nos pedidos, além de ser fundamental deixar claro para o vendedor da loja física questões de comissão de venda no online, porque, se ele achar que vai ganhar menos, pode se tornar um inimigo interno”, afirma Rolim.

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/05/2018 10:56 - Amazon abrirá lojas sem caixas em Chicago e São Francisco
14/05/2018 12:49 - Consinco entra na disputa do varejo de vizinhança
09/05/2018 10:04 - Apenas 2% dos brasileiros fazem compra online de itens de supermercado
04/05/2018 15:52 - Via Varejo expande parceria com Correios e avalia uso de Uber
04/05/2018 15:50 - Vendas pela internet devem crescer 17% no Dia das Mães, diz ABComm
25/04/2018 15:22 - Grupo ABC faz mais um investimento para maior comodidade e agilidade nas suas compras
23/04/2018 17:30 - Carrefour lança serviço inédito de e-commerce alimentar e não alimentar
19/04/2018 10:51 - Via Varejo Ads pretende elevar em 10 vezes sua base de clientes até 2020
06/04/2018 11:23 - E-commerce deve faturar R$ 77,5 bi ao longo do ano
04/04/2018 11:46 - Compra regular na internet é feita por quase 7 a cada 10 brasileiros, diz PwC

Veja mais >>>