Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

31/01/2018 11:32 - Conexão ‘on-off’ é realidade no varejo

Tendência. Principal encontro do varejo no mundo mostra que mesclar os canais de venda online e presencial já é uma realidade em grandes empresas; a boa notícia, para os pequenos, é que dá para fazer muita coisa agora sem necessariamente gastar muito dinheiro

 

Pesquisar no e-commerce e efetivar a compra na loja física. Ver o produto ao vivo e adquiri-lo posteriormente em um clique. Estar ao mesmo tempo dentro da loja física e no aplicativo, aproveitando descontos e vantagens. As possibilidades do varejo multicanal são muitas e fazem parte da principal tendência para os próximos anos, que atinge das gigantes às pequenas e médias empresas.

 

A integração entre venda online e offline foi um dos principais assuntos da feira organizada pela National Retail Federation (NRF, na sigla em inglês), evento sobre tendências para o varejo realizado neste mês em Nova York (EUA). A mostra é referência global para o setor.

 

O principal exemplo na integração de canais de compra citado por especialistas é a Amazon. Em 2015, a marca abriu a Amazon Books, fazendo o caminho inverso: do e-commerce para a loja física. E, agora, a empresa acaba de inaugurar a Amazon Go, loja física 100% integrada ao online, em que o pagamento é feito pelos clientes com o uso do aplicativo.

 

Mas por que a Amazon, que nasceu como e-commerce, também apostou em uma loja física? “O cliente que compra no meio online e no meio físico tem um tíquete médio maior e também aumenta a frequência de compra, além da fidelização com a marca”, diz o consultor do Sebrae-SP Gustavo Carrer .

 

Para investir no formato multicanal, é preciso ter especial atenção para os smartphones. “Há alguns anos, o mobile vem tomando importância muito significativa no comércio eletrônico e a aceleração do uso vai continuar crescendo”, aponta Gerson Rolim, consultor do Comitê de Varejo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

 

De acordo com os especialistas, o uso do aplicativo dentro da loja enriquece a experiência de compra. “É um misto de branding com educação, precisa ser um processo natural”, afirma Carrer.

 

A respeito de custos, o consultor afirma que “desenvolver um aplicativo não é nenhum absurdo, não tem custo alto e a vantagem é que as pessoas já têm a tendência natural a utilizar o smartphone.”

 

Há outros fatores importantes para os varejistas nessa integração. “O omnichannel tem tudo a ver com fidelização, captura de informações e relacionamento com o cliente, muito mais preciso do que a compra apenas no offline”, diz Rolim.

 

Para os pequenos e médios empresários, uma sugestão para iniciar a integração é apostar no “clique e retire”, em que o cliente compra o produto ou serviço pelo canal online e o retira na loja física.

 

Apesar de o sistema não apresentar custos elevados, é preciso ter atenção à logística. “É importante ter agilidade nos pedidos, além de ser fundamental deixar claro para o vendedor da loja física questões de comissão de venda no online, porque, se ele achar que vai ganhar menos, pode se tornar um inimigo interno”, afirma Rolim.

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

22/02/2018 11:00 - Tecnologia com estratégia vira arma para estimular compras por impulso
08/02/2018 11:11 - Varejo aperta passo na transformação digital
01/02/2018 11:25 - Magazine Luiza vê preço igual na loja física e virtual
31/01/2018 16:27 - Jaú Serve aumenta investimentos em tecnologias trazidas pela Visual Mix
26/01/2018 11:04 - Plataformas de supermercado on-line buscam consolidação
26/01/2018 11:02 - Fraudes com cartões crescem
02/01/2018 11:07 - Dificuldade para trocar presente inibe maior avanço do e-commerce no Natal
28/12/2017 11:28 - Venda de produtos e serviços online deve trazer preços à vista de forma destacada
26/12/2017 14:15 - Lei traz novas regras para compra de produtos pela internet
19/12/2017 10:37 - Comércio virtual espera faturar R$ 8,7 bilhões no Natal deste ano

Veja mais >>>