Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

08/12/2017 16:36 - Inteligência artificial ajuda na relação do varejo com cliente

São Paulo - O uso de inteligência artificial e big data na gestão do relacionamento com o consumidor já começa a fazer parte do dia a dia do varejo, gerando incrementos expressivos nos indicadores. Em alguns casos, a adoção da segmentação analítica e da oferta personalizada garantiu um crescimento de 10% no tíquete médio e de 6% na frequência de ida as lojas.

 

Os dados foram reportados pela Propz, empresa especializada no uso das tecnologias na gestão de relacionamento com o consumidor (CRM, na sigla em inglês), e que possui clientes como a Raia Drogasil, Cencosud e Ipiranga. O COO e fundador da companhia, Israel Nacaxe, explica que o aumento do tíquete e da frequência são valores médios registrados nas campanhas mais eficientes feitas com os varejistas parceiros.

 

O crescimento dos indicadores ocorre na medida em que o varejo consegue analisar de forma mais detalhada o comportamento do seu cliente, oferecendo promoções mais assertivas - que, além de gerar uma maior propensão a compra, aumentam a fidelização do cliente.

 

"Na prática, nosso sistema se conecta ao do varejista, acessando todos os cupons fiscais e analisando o comportamento de compra e as cestas de produtos mais frequentes", explica. A partir dos dados, a ferramenta da Propz consegue identificar os itens que tem maior ou menor elasticidade e que podem ser colocados em promoção. Além disso, quando a venda é identificada (ou seja, quando o cliente é cadastrado na base da loja e se identifica com o CPF), a solução consegue analisar o histórico de compras e oferecer ofertas personalizadas. "Se temos informações de contato, como e-mail ou telefone, conseguimos ir além e acionar as promoções no melhor momento para cada consumidor. Analisamos todas as informações de vendas e de maneira automatizada, com o uso de inteligência artificial, conseguimos cliente a cliente identificar a melhor hora para entrar em contato com ele."

 

Segmentação

 

Uma das segmentações que o sistema da Propz realiza é entre os clientes que já são fiéis à rede e os indecisos. A divisão é importante para decidir o tipo de promoção que será ofertada para cada um. "Se a rede oferece um desconto para um consumidor que já está decidido a comprar ela está perdendo margem a toa, porque ele já compraria de qualquer forma. Para esse cliente, é preciso fazer promoções em categorias ou marcas com preços superiores - buscando um aumento do tíquete médio", afirma.

 

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

14/10/2019 12:06 - Brasileiro economiza para gastar mais de R$ 1 mil na Black Friday, diz Google
14/10/2019 12:05 - Na Black Friday de 2019, conveniência importa mais que preço
14/10/2019 11:57 - Logística e hábitos: os maiores desafios dos supermercados online
09/10/2019 11:48 - Black Friday 2019: Como preparar o seu e-commerce
09/10/2019 11:37 - Black Friday: gasto médio do consumidor deve ser de R$ 1.300, aponta pesquisa do Google
09/10/2019 11:32 - Varejistas deixam preço baixo de lado e investem em hiperconveniência na Black Friday
09/10/2019 11:17 - Pesquisa mostra aumento das intenções de compra na Black Friday
08/10/2019 12:27 - Homens fazem mais compras de supermercado online do que mulheres, afirma estudo
08/10/2019 12:09 - 95% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday, diz pesquisa
04/10/2019 12:00 - Black Friday 2019: números comprovam o crescimento e a adesão dos consumidores

Veja mais >>>