Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

28/11/2017 11:38 - Venda via celular dispara e loja física sente menor impacto da Black Friday

São Paulo - A edição deste ano da Black Friday serviu para consolidar a venda virtual como protagonista para negócios. Na última sexta-feira, o avanço no ambiente digital foi de 10,3% - com destaque para o comércio via smartphone, que saltou 41% ante edição de 2016. Na outra ponta, as lojas físicas sentiram menos o impacto da data, com avanço de 4,9%.

 

"O Brasil caminha para consolidar as principais características do evento em solo nacional, que ainda é recente no calendário do varejo. Acredito que esse movimento de comparador de preços virtuais deu ao consumidor mais segurança para tomar a decisão de compra, e esse movimento deve continuar nos próximos anos", afirmou a professora de macro economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carolina Ambrósio.

 

De acordo com dados da Ebit, que mensura o varejo virtual, a Black Friday deste ano movimentou R$ 2,1 bilhões, alta de 10,3% na comparação com a edição de 2016, quando foram transacionados R$ 1,9 bilhão. "O número de pedidos cresceu 14%, de 3,30 milhões para 3,76 milhões, enquanto o tíquete médio caiu 3,1%, de R$ 580 para R$ 562, na comparação entre os períodos", diz o CEO da Ebit, Pedro Guasti.

 

Segundo o executivo, a consultoria já esperava queda do tíquete médio da edição deste ano. "Para atrair o consumidor, os varejistas fizeram ações promocionais mais agressivas nas categorias de maior valor agregado, que são as mais consumidas no e-commerce", afirmou.

 

Para Guasti, o grande destaque foi o expressivo crescimento no volume de pedidos, que foi quase o dobro do estimado pela Ebit. "Ao contrário das duas últimas edições, que foram pautadas pelo crescimento no tíquete médio, neste ano o grande vetor da expansão foi no número de pedidos. Lojistas de todos os segmentos ofereceram produtos com descontos reais e isso atraiu o consumidor", afirmou.

 

A força do celular

 

Dentro da operação on-line, o maior avanço em vendas, pedidos e marketshare se deu entre as compras realizadas pelo smartphone. "O share de pedidos feitos via celular aumentou 81,8% na comparação com o ano passado. Quase 30% dos pedidos já são realizados por meio de dispositivos móveis", afirmou Guasti, lembrando que, em quatro anos, o m-commerce sextuplicou. "Em 2013, as compras por celular representavam apenas 4,4% do total. Com a expansão do mercado de smartphones e do acesso via 3G e 4G no Brasil, esse é um mercado em franca ascensão, com potencial de crescimento bem acima da média do mercado", afirmou.

 

De acordo com ele, o m-commerce somou 26,5% em volume financeiro das compras on-line, alta de 41,5% ante 2016. "O valor médio das compras através de dispositivos móveis foi de R$ 515, reflexo da maior participação de categorias de menor tíquete."

 

Os dados apresentados pela Ebit referem-se ao faturamento dos dias 23 e 24 de novembro mas, a partir do próximo ano, irá contar também com as vendas na véspera da Black Friday dia 23 de novembro. "A quinta-feira já é parte da Black Friday e deve ser somada ao resultado do evento", comenta André Dias, COO da Ebit.

 

Lojas físicas

 

Enquanto o varejo virtual reportou um aumento de dois dígitos nas vendas deste ano, entre as lojas de rua e de shoppings o impacto foi um pouco menor. Entre os dias 24 e 26 de novembro esses lojistas sentiram alta de 4,9% nos negócios firmados, ante ao crescimento de 11% verificado no mesmo período de 2016, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Black Friday 2017. Durante a semana da data, de 20 a 26 de novembro (Black Week), as vendas caíram 0,8% sobre um ano antes. "Os dados revelaram que a Black Friday é um fenômeno de curtíssimo prazo pois, apesar de várias lojas terem anunciado ofertas desde o início da semana, as vendas somente cresceram na sexta-feira", disseram os economistas da Serasa, por meio de comunicado.

 

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/11/2018 12:09 - Magazine Luiza lucra 29% mais no 3º tri com crescimento de vendas puxado por e-commerce
30/10/2018 14:08 - Compras de supermercado em aplicativo levam comodidade aos clientes
29/10/2018 11:41 - Apenas 8% dos brasileiros revendem celulares usados de modo profissional
19/10/2018 12:17 - 63% trabalham com celular fora da empresa
16/10/2018 15:27 - Ebit|Nielsen: e-commerce cresce 5% e fatura R$1,82 bi no dia das crianças
05/10/2018 12:15 - Tecnologia excessiva pode minar o negócio
05/10/2018 12:05 - Vendas do ecommerce devem avançar na Black Friday sobre um ano antes, diz Abcomm
02/10/2018 11:18 - E-commerce: Faturamento na Black friday deve chegar a R$ 2,43 bi, diz Ebit
01/10/2018 11:27 - Varejo de artigos de decoração faz do e-commerce uma vitrine para vendas
12/09/2018 11:44 - Brasileiro quer desconto, troca, devolução fácil e frete barato

Veja mais >>>