Convenção ABRAS: OKI Brasil traz tecnologias para conveniência do consumidor e empresa

Leia em 6min 10s

Para lidar com um consumidor antenado, cada vez mais exigente, que quer rapidez e serviço de alto nível, os supermercados precisam contar com tecnologias que agilizem o atendimento, promovam conveniência no ato da compra e que tenham, acima de tudo, alta disponibilidade. Estas tecnologias também precisam viabilizar aos varejistas redução em seus custos, promovendo maior eficiência operacional. É para atender a estas demandas desafiadoras, promovendo negócios e incrementando vendas, que a OKI Brasil leva à Feira e Exposição de Tecnologia da ABRAS 2017, que acontece de 12 a 14 de setembro, em Atibaia, tecnologias que vão sofisticar a experiência do consumidor e promover a competitividade das redes varejistas.

 

"A área dos caixas tem papel fundamental para a experiência do cliente na loja. As redes supermercadistas investem alto em variedade de produtos nas gôndolas, marketing e ofertas, mas todo esse investimento pode ser comprometido se o cliente tiver uma experiência ruim ao encarar filas demoradas na hora do pagamento, o que pode até resultar em quebras na venda", alerta Flavio Montezuma, vice-presidente da Unidade de Negócios de Automação Comercial da OKI Brasil. Para ele, é preciso adotar tecnologias que agilizem os processos e estejam em linha com os hábitos do consumidor moderno que já está acostumado com o autosserviço em diversos outras atividades do dia a dia.

 

"Trazemos à ABRAS tecnologias que eliminam os gargalos das filas, melhorando o atendimento ao cliente, como os self check-outs e um inovador coletor móvel portátil que pode ser usado como papa-filas. Nosso posicionamento neste segmento é de one-stop-shop, com hardware, software e serviços de instalação e manutenção em todo o território nacional", afirma o executivo.

 

Agilidade - Ao chegar à fila do caixa, o consumidor é recebido por um atendente munido de um coletor móvel portátil e que já vai registrando os produtos da compra, adiantando o processo que antes só seria feito no check-out. O atendente então emite um cupom com um QR Code que, em seguida, é pago no caixa convencional ou num self checkout, conferindo grande agilidade ao processo. "A melhora no atendimento se converte em retenção de clientes e redução nos custos operacionais para o supermercado", explica Montezuma.

 

Além do uso como papa-filas, este coletor também pode ser implementado em uma modalidade de self-shopping, onde cada consumidor usa um aparelho para escanear os códigos de barras dos produtos que quer comprar: ao adentrar a loja, cada cliente recebe um coletor para suas compras, e o dispositivo permite acompanhar o total das compras, ofertas, detalhes de produtos e promoções, entre outras informações numa tela LCD touchscreen.


Autoatendimento e segurança - outra solução para combate às filas é o self checkout, equipamento que traz a experiência do autoatendimento para o varejo: no self checkout é o próprio consumidor que registra suas compras e paga com cartões de crédito ou débito. O equipamento da OKI Brasil traz essa conveniência associada à sua alta disponibilidade: pronto para resistir a todos os rigores do varejo nacional, pode operar 24x7, atendendo a dois clientes simultaneamente e com um custo inferior ao de uma operação com checkouts convencionais. Além de contar com um scanner de leitura 360o de alta precisão, o Self Checkout Paytower da OKI traz também uma balança, sendo capaz de realizar compras de produtos a granel.

 

O equipamento será demonstrado associado a uma inovadora solução de prevenção de fraudes através de câmeras, em que avançados algoritmos analisam em tempo real imagens do comportamento dos consumidores. A solução consegue perceber quando a compra não é feita da forma correta e, ao identificar uma ação suspeita, alerta a central de monitoramento, armazenando as imagens para posterior auditoria.

 

Flexibilidade - além do Self Checkout Paytower, a OKI Brasil também mostra na ABRAS 2017 a sua solução de terminal de autoatendimento multiuso de alta versatilidade, o Prizis Kiosk. Ele pode ser utilizado no pagamento de contas, carnês e controle de cartões private label ou de fidelidade, bem como self checkout, com um leitor de código de barras para o registro de produtos em compras rápidas e na eliminação de filas.

 

Etiquetas eletrônicas - outra solução moderna e que sofistica o ambiente de varejo são as Etiquetas Eletrônicas, displays digitais para instalação em gôndolas, prateleiras, balcões e vitrines que, usando uma tecnologia e-paper (similar à utilizada em livros digitais), apresentam excelente ângulo de visão e baixo consumo de energia e exibem informações de promoções e ofertas atraentes ao consumidor, com resolução gráfica capaz de exibir imagens e até mesmo QR Codes para ações promocionais e preços que são atualizados automaticamente a partir de uma administração central.


A OKI Brasil oferece etiquetas eletrônicas coloridas de diversos tamanhos, com ótima qualidade de imagem, visibilidade, durabilidade e serviços de instalação e manutenção em todo território nacional.

Modernidade e produtividade - a tecnologia da OKI Brasil também estará presente no estande da Gunnebo, por meio do novo terminal integrado para PDV da empresa, o Prizis NG, que incorpora uma tela touchscreen, sem bordas, resistência a respingos e design compacto e arrojado. Ele pode contar, na face voltada para o cliente, com uma segunda tela LCD, com opção de touchscreen para ações interativas.

 

O equipamento é exibido junto com a Suíte de Software de Automação Comercial da OKI Brasil, que reúne o software de frente de loja, de pagamentos e de monitoramento e disponibilidade de processos e periféricos em tempo real e com a funcionalidade de segurança e prevenção de perdas com a ferramenta Gunnebo Gatecash, que analisa e audita os processos de vendas para identificar as perdas em checkouts: usando um avançado algoritmo, a ferramenta analisa informações de imagem e áudio, monitorando as atividades e prevenindo fraudes, tornando cada vez mais fácil e acessível controlar o atendimento nos caixas.

 

OKI Brasil
A OKI Brasil é provedora de soluções tecnológicas em automação bancária, automação comercial, biometria e serviços de TI. Empresa do grupo japonês OKI, conta com mais de 2400 colaboradores e a experiência de integração dos maiores projetos de biometria no setor privado no Brasil. Tem a mais avançada tecnologia de reciclagem de notas do mundo, usada em ATMs e equipamentos para a retaguarda dos bancos, que aumentam a eficiência operacional e reduzem custos para as instituições financeiras.

 

A empresa é líder tecnológica em automação comercial, com presença relevante nos maiores players dos segmentos magazines, supermercados, drogarias e varejo de eletroeletrônicos com soluções em hardware e software de alta performance. Sua extensa rede de serviços, que cobre mais de 5000 municípios brasileiros, permite oferecer aos seus clientes uma solução one-stop-shop, com hardware, software e serviços para prover soluções de alta disponibilidade e que oferecem elevado grau de produtividade, agilidade e segurança nos processos de nossos clientes e contribuem para a realização de seus objetivos e para o crescimento de seus negócios.


Convenção ABRAS 2017 - Evento Associação Brasileira de Supermercados
Quando: 12 a 14 de setembro
Local: Bourbon Convention & Resort, em Atibaia - SP

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da OKI Brasil

 


Veja também

Visual Mix marca presença na 7º Exposição e Feira de Tecnologia da Convenção ABRAS

Um dos principais nomes em tecnologia para o varejo no Brasil, a Visual Mix estará presente na 7º ediç...

Veja mais
Seal Sistemas aposta na mobilidade, gestão, e produtividade na Convenção ABRAS 2017

A Seal Sistemas, integradora de soluções especializada em computação móvel e captura ...

Veja mais
Varejo on-line perde R$ 11 bi com compra cancelada por frete alto

São Paulo - O alto custo do frete no comércio eletrônico tem gerado perdas significativas aos lojist...

Veja mais
Visual Mix marca presença na 7º Exposição e Feira de Tecnologia Abras

Um dos principais nomes em tecnologia para o varejo no Brasil, a Visual Mix estará presente na 7º ediç...

Veja mais
Supermercados se preparam para entrar no e-commerce

O segmento de supermercados possui um dos faturamentos mais expressivos do Brasil. Mesmo assim, sua representatividade e...

Veja mais
Brasileiro volta a trocar aparelhos e mercado reage

São Paulo - O segundo trimestre de 2017 foi bastante positivo para o mercado brasileiro de celulares. Depois de c...

Veja mais
Deflação impacta receita nominal do e-commerce e reduz projeção do ano

São Paulo - O faturamento nominal do comércio eletrônico cresceu 7,5% no primeiro semestre deste ano...

Veja mais
Black Friday se consolida no ambiente digital e deve render R$ 2,2 bi este ano

São Paulo - A despeito da crise, a Black Friday, realizada tradicionalmente na última sexta-feira de novem...

Veja mais
Vendas do varejo eletrônico devem crescer 10% em 2017, aponta Ebit

O mercado de varejo eletrônico no Brasil deve crescer cerca de 10 por cento em 2017, com perspectiva de bom desemp...

Veja mais