Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

27/07/2017 11:32 - Lojista se reinventa na concorrência com vendas on-line

O consumidor está mais conectado e exigente obrigando as lojas a se reinventarem. Tecnologias como internet das coisas (IoT) e big data, ou análise de dados, entram para renovar a experiência do cliente e dar ao lojista recursos para atender seus desejos de forma mais personalizada. As lojas investem em sistemas de informação sobre o perfil dos consumidores como sexo, idade, locais visitados, compras realizadas e ticket médio, não só para atender melhor esse cliente, como também para ter dados concretos na hora de negociar os alugueis cobrados pelos administradores. "Para continuar relevantes, os shoppings terão que mergulhar em sistemas como a internet das coisas, mobilidade e trabalhar em diferentes canais", afirma Roberto Vautier, especialista em varejo da AGR Consultores.

 

Alguns shoppings adotaram softwares que permitem saber a efetividade de anúncios em vitrinas e se a publicidade nos espaços comuns atrai os consumidores. "Isso gera comunicações mais assertivas e relevantes para o cliente final, além de permitir melhores negociações com agências e demais fornecedores", diz Vautier.

 

É comum se deparar com consumidores que entram e saem das lojas de mãos vazias. Usar sensores de detecção de movimento, câmeras e algoritmos de reconhecimento de expressão facial permite que o varejista tenha informações em tempo real para tomar iniciativas pontuais. "Um funcionário pode receber um alerta a respeito de um cliente que está andando em círculos com a cesta vazia há mais de 15 minutos, ou outro que esteja parado na mesma seção sem colocar nada no carrinho", explica o sócio da Novidá, Fabio Rodrigues.

 

É possível transformar o celular do cliente em um assistente de compras virtual na palma da mão, entendendo seus gostos e preferências e usando a localização como contexto. O Jaú Shopping, da cidade de Jaú (SP), implantou um sistema de geolocalização com um aplicativo para smartphone da Novidá e uma solução de fluxo de pessoas. "Sentimos a necessidade de entender melhor quem frequenta e consome no shopping para ações mais efetivas para esse público", afirma João Sanzovo Neto, administrador-presidente do Jaú Shopping e presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O sistema permite a comunicação com o cliente por meio do smartphone permitindo que as lojas informem promoções e fidelizem o consumidor. Uma vez que o cliente baixa o aplicativo em seu celular, o sistema o acompanha e mapeia sua jornada de consumo, apoiando o marketing e decisões sobre o mix das lojas, e até quais campanhas realizadas engajaram mais pessoas. "Além disso o aplicativo mostra quem é o nosso público mais fiel, pois a taxa de desinstalações é muito baixa", diz.

 

Um movimento já difundido nos Estados Unidos, o "click and collect" (clique e retire) vem ganhando força no Brasil. O conceito de "omnichannel", onde o cliente final poder ser atendido por qualquer canal de vendas, é outra estratégia que tem avançado no varejo. "As lojas físicas aos poucos vão se transformar em centros de distribuição, onde o cliente compra no site e o pedido é direcionado para a loja mais próxima do endereço de entrega, gerando economia e agilidade ao processo", aponta Walter Sabini Junior, sócio fundador da FX Retail Analytics. A empresa desenvolveu uma solução para monitorar o fluxo da loja, através de visão computacional e captura por rede wi-fi. Na loja virtual tal controle é feito com base na identidade digital, que é a soma de alguns registros como "cookies", endereço IP, smartphone e notebook para monitorar os clientes. "Por meio do número da antena de wi-fi do smartphone é possível registrar os visitantes em todos os momentos em que visita a loja", afirma Sabini.

 

Fonte: Valor Econômico

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/05/2018 10:56 - Amazon abrirá lojas sem caixas em Chicago e São Francisco
14/05/2018 12:49 - Consinco entra na disputa do varejo de vizinhança
09/05/2018 10:04 - Apenas 2% dos brasileiros fazem compra online de itens de supermercado
04/05/2018 15:52 - Via Varejo expande parceria com Correios e avalia uso de Uber
04/05/2018 15:50 - Vendas pela internet devem crescer 17% no Dia das Mães, diz ABComm
25/04/2018 15:22 - Grupo ABC faz mais um investimento para maior comodidade e agilidade nas suas compras
23/04/2018 17:30 - Carrefour lança serviço inédito de e-commerce alimentar e não alimentar
19/04/2018 10:51 - Via Varejo Ads pretende elevar em 10 vezes sua base de clientes até 2020
06/04/2018 11:23 - E-commerce deve faturar R$ 77,5 bi ao longo do ano
04/04/2018 11:46 - Compra regular na internet é feita por quase 7 a cada 10 brasileiros, diz PwC

Veja mais >>>