Via Varejo amplia venda de soluções para lojas virtuais

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São Paulo - A Via Varejo, dona da Casas Bahia e Pontofrio, passará a vender espaços dentro de seus centros de distribuição para lojistas virtuais que atuem no marketplace da empresa. Com a solução, que será lançada este ano, toda a parte logística ficaria a cargo da companhia do Grupo Pão de Açúcar (GPA).

 

O diretor de marketplace, soluções e serviços da Via Varejo, Paulo Madureira, explica que o lançamento deve gerar uma redução de custos aos varejistas parceiros, melhoria da qualidade da entrega para o cliente, e aumento de rentabilidade para a empresa.

 

Atualmente, cada um dos 4 mil lojistas que operam no marketplace são responsáveis pela própria entrega dos produtos adquiridos através da plataforma. "Com a solução de 'full commerce', vamos disponibilizar a opção dos varejistas adquirirem um espaço nos nossos CDs [centros de distribuição], onde os produtos serão armazenados. Quando o pedido for feito na plataforma, a própria Via Varejo realizará a entrega ao consumidor final, aproveitando toda a nossa malha logística", diz.

 

A solução tornará viável também a oferta do serviço que Madureira chama de 'clique & retira para terceiros'. Na teoria, o cliente poderia comprar de qualquer lojista do marketplace, e retirar o produto em uma das lojas físicas da rede - da mesma forma como é feito nas vendas on-line das Casas Bahia e do Pontofrio.

 

"Óbvio que para colocar em prática existem implicações fiscais, já que para o lojista entregar em um endereço diferente do consumidor ele precisa de uma autorização. Mas do ponto de vista da plataforma a Via Varejo já estaria pronta para oferecer o serviço", afirma.

 

A previsão da companhia é de que o 'clique & retira para terceiros' seja lançado um pouco depois da solução de 'full commerce'. Enquanto a segunda deve entrar no ar já no último trimestre deste ano, a previsão para o lançamento da primeira é no ano que vem.

 

Ainda em 2017, a Via Varejo lançará também uma ferramenta de gestão para os lojistas do marketplace, que conta hoje com sortimento de mais de 2 milhões de produtos. "Estamos trabalhando em um novo modelo de gestão do lojista. Vamos levantar e acompanhar indicadores de negócios dos parceiros, trazendo ferramentas de tracking integradas", diz.

 

Um piloto do sistema já está rodando, de acordo com o diretor da Via Varejo, com quatro lojistas participantes. A solução só deve operar por completo, no entanto, a partir do mês de outubro ou novembro.

 

Participação

 

O investimento no marketplace vem em um momento em que a participação das vendas da plataforma tem crescido. No balanço do primeiro trimestre deste ano, a fatia subiu de 15% para 20% do total de vendas do e-commerce. "Não é uma meta nossa, mas estamos caminhado para níveis de mercados mais maduros, onde a participação chega a 40%."

 

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 


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