Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

26/05/2017 16:06 - GPA foca em fidelização com plataforma de descontos personalizados

São Paulo - A rede de varejo GPA anunciou na quinta-feira uma plataforma digital voltada a consumidores e fornecedores de suas bandeiras de supermercados, que têm enfrentado forte crescimento das lojas de atacarejo diante da crise econômica no pais e da crescente competição com o rival Carrefour.

 

A plataforma promete descontos regulares de ao menos 20 por cento em 60 categorias de produtos que compõem a maior parte da cesta de compras dos consumidores, disse o diretor de marketing da divisão alimentar do GPA, Jorge Faiçal, a jornalistas. Atualmente, a média dos descontos oferecidos pela rede em anúncios massificados é de 12 a 15 por cento, disse o executivo.

 

O anúncio ocorre um dia após o Carrefour, segundo maior varejista do mundo, dar partida ao processo de listagem em bolsa de suas operações no Brasil. O IPO envolverá oferta de ações do Atacadão, maior rede de atacarejo do Brasil. A operação está sendo planejada para acelerar a expansão das atividades do grupo no Brasil, segundo maior mercado após a França.

 

A plataforma é composta por aplicativo que traz ofertas personalizadas aos cerca de 12 milhões de clientes cadastrados nos dois programas de fidelidade do GPA. A personalização é baseada em padrões de compra dos usuários cadastrados e semelhante a recursos de venda já usados por gigantes do setor de varejo online como a Amazon.com.

 

"Cerca de 90 por cento de nossas vendas estão colocadas em 250 categorias de produtos (...) Vamos fazer ofertas com nosso investimento para estes consumidores", disse Faiçal. Porém a plataforma permite que os próprios fornecedores façam ofertas diretamente aos consumidores. "Se houver duplicidade de oferta, vale a oferta de desconto do fornecedor", disse o executivo.

 

"Vamos tirar uma parte do investimento em ofertas maciças e focar em personalização", afirmou Faiçal, acrescentando que a plataforma não tem foco inicial em melhora de rentabilidade da companhia, "mas vai ser uma consequência".

 

Analistas do BTG Pactual elogiaram o programa de descontos via aplicativo do GPA e afirmaram em relatório que o difícil cenário econômico brasileiro e a competição mais intensa no varejo de alimentos vão exigir esforços adicionais do GPA para melhorar a sua performance de vendas nos próximos trimestres.

 

"Acreditamos que os projetos de recuperação (de vendas) como o programa Meu Desconto e a conversion de lojas do Extra em bandeira Assaí (mais lucrativa) deve manter o sólido momento para as ações do GPA", disseram os analistas do BTG.

 

Atualmente, o programa de fidelidade do Extra é responsável por cerca de 38 por cento das vendas em valor da bandeira, enquanto no Pão de Açúcar o percentual sobe para 72 por cento. "Após o lançamento, isso deve crescer significativamente", disse Faiçal. Ele acrescentou que o programa de descontos via aplicativo será implementado aos consumidores em todos os supermercados do grupo no país em 29 de junho.

 

O executivo disse que o GPA se reuniu com os maiores fornecedores para discutir a ferramenta nos últimos meses, uma vez que ela traz mudanças importantes na forma como os fornecedores se relacionam com o grupo.

 

"Ninguém sabe ao certo o que vai resultar disso, mas o investimento dos fornecedores vai ser reduzido", afirmou o executivo. A expectativa da companhia é que 20 por cento da base de clientes cadastrados nos dois programas de fidelidade do GPA baixem o aplicativo de descontos até o fim deste ano.

 

 

 

Fonte: Reuters


 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/05/2018 10:56 - Amazon abrirá lojas sem caixas em Chicago e São Francisco
14/05/2018 12:49 - Consinco entra na disputa do varejo de vizinhança
09/05/2018 10:04 - Apenas 2% dos brasileiros fazem compra online de itens de supermercado
04/05/2018 15:52 - Via Varejo expande parceria com Correios e avalia uso de Uber
04/05/2018 15:50 - Vendas pela internet devem crescer 17% no Dia das Mães, diz ABComm
25/04/2018 15:22 - Grupo ABC faz mais um investimento para maior comodidade e agilidade nas suas compras
23/04/2018 17:30 - Carrefour lança serviço inédito de e-commerce alimentar e não alimentar
19/04/2018 10:51 - Via Varejo Ads pretende elevar em 10 vezes sua base de clientes até 2020
06/04/2018 11:23 - E-commerce deve faturar R$ 77,5 bi ao longo do ano
04/04/2018 11:46 - Compra regular na internet é feita por quase 7 a cada 10 brasileiros, diz PwC

Veja mais >>>