Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

09/09/2019 11:30 - Tecnologia ajuda os consumidores nas compras do mercado

Nos últimos anos, a tecnologia levou a profundas mudanças no mundo corporativo. Além de obrigar as empresas a buscarem novos modelos de negócios, ela alterou a maneira como as companhias se relacionam com os clientes. Em sociedades cada vez mais conectadas, ter a capacidade de entender o comportamento e, ao mesmo tempo, oferecer soluções para o consumidor digital pode fazer a diferença entre um empreendimento bem-sucedido e outro, incapaz de decolar.

 

Um estudo inédito realizado pelo GPA, um dos maiores grupos varejistas do país e dono de marcas como Pão de Açúcar, Extra e Assai, comprovou a importância de ter projetos voltados para o ambiente digital. Segundo a pesquisa, 77% dos consumidores do GPA usam o celular para facilitar suas compras enquanto estão nas lojas da companhia.

 

Entre os clientes que usam os smartphones em seus processos de compras, 67% acessam os apps Pão de Açúcar Mais e Clube Extra para checar, ativar as ofertas disponíveis e realizar suas compras. Outros 12% resgatam prêmios, 11% buscam informações mais detalhadas sobre produtos e 10% utilizam os aplicativos para agendar a passagem no caixa, evitando filas.

 

Os aplicativos se tornaram fundamentais para os negócios da empresa. Segundo o GPA, os usuários de apps são mais assíduos do que os outros consumidores, visitando as lojas do Extra e do Pão de Açúcar o dobro de vezes na comparação com os que ainda não usam a tecnologia. Além disso, sempre de acordo com estudo do GPA, os consumidores digitais da rede têm um ticket médio 10% maior na comparação com o cliente que não é adepto dos aplicativos.

 

Se vão mais vezes às lojas e gastam valores médios superiores ao dos clientes não conectados, não é surpresa que os consumidores digitais se tornaram uma fonte de receitas vital para o grupo. Em 2018, as vendas para clientes usuários dos aplicativos somaram R$ 6,5 bilhões. Se os apps formassem uma empresa, ela estaria entre as 15 maiores varejistas do país.

 

Além de proporcionar bons resultados financeiros, a tecnologia permite às empresas conhecerem melhor os seus clientes. A partir da análise de dados, é possível identificar e entender melhor os hábitos de consumo e, assim, direcionar suas ações.

 

Hábitos saudáveis

 

O levantamento do GPA detectou, por exemplo, que 34% de seus clientes fidelizados compram os chamados “alimentos de indulgência”, como salgadinhos e sobremesas, enquanto 21% têm hábitos saudáveis. De posse dessas informações, a empresa pode lançar promoções ou oferecer produtos específicos de acordo com o perfil do cliente.

 

“Essas análises só são possíveis devido à alta recorrência de utilização dos aplicativos, que já somam mais de 9 milhões de downloads”, diz Teodoro Ornelas, diretor de Customer Experience do GPA. Segundo o executivo, do universo de clientes que têm o app, 30% abrem o dispositivo pelo menos uma vez por mês. Entre os que acessam o aplicativo, 40% convertem o clique em compra.

 

Os bons negócios gerados pelo consumidor digital têm levado o GPA a investir em novas frentes. Em Brasília, o Extra lançou recentemente a modalidade de entrega Express. Ao comprar no e-commerce da empresa, o cliente recebe as compras de supermercado no mesmo dia, em até quatro horas. Podem ser adquiridos produtos como alimentos e bebidas, itens de higiene e limpeza, acessórios automotivos e artigos para organização da casa. Apenas as categorias de eletrônicos e eletrodomésticos não se enquadram no Express.

 

Poucos setores da economia têm crescido em ritmo tão veloz no Brasil quanto o e-commerce. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas devem atingir em 2019 R$ 79,9 bilhões, o que representará uma alta de 16% na comparação com o ano passado. Como o PIB brasileiro deve avançar em torno de 1% neste ano, o desempenho dos negócios on-line é, de fato, motivo para comemorar.

 

Fonte: Estado de Minas

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

17/09/2019 11:52 - Em tempo recorde “Assaí Atacadista” será inaugurado dia 27 de setembro em Parauapebas
17/09/2019 11:51 - Supermercados do Rio terão que oferecer lupas para clientes enxergarem rótulos
17/09/2019 11:49 - Supermercados poderão ser obrigados a ter guias para pessoas com deficiência
17/09/2019 11:45 - Carrefour negocia aquisição da rede Makro por 5 bilhões de reais
17/09/2019 09:01 - Coop oferece diversos cursos gratuitos
16/09/2019 15:39 - Inovação e criatividade marcam capacitações do GPA para Semana da Carne Suína
16/09/2019 15:03 - Com 25 anos de sucesso grupo Koch inaugura sua 25 ª loja
16/09/2019 12:13 - Executivo do Carrefour conta como a rede pensa as plataformas de negócio
13/09/2019 11:11 - Com leite por menos de R$ 1,50 e grandes filas, BIG é reinaugurado
13/09/2019 11:09 - Com investimentos de R$ 15 mi, Monsenhor Tabosa recebe novo supermercado

Veja mais >>>