Carrefour e Pão de Açúcar se enfrentam em todos os formatos de lojas

Leia em 3min 10s

As duas maiores varejistas do país, Carrefour e Grupo Pão de Açúcar, irão divulgar seus resultados do segundo trimestre nesta quarta-feira, 24, após o fechamento do mercado. Após se beneficiarem do formato de atacarejo durante a crise econômica (com as bandeiras Assaí e Atacadão), elas têm agora o desafio de rentabilizar os modelos de supermercado e lojas de conveniência, bem como as vendas online.

 

No primeiro trimestre, as vendas brutas das duas companhias foram muito próximas. O GPA obteve receita de 13,8 bilhões de reais, alta de 12,4%, enquanto o Carrefour viu as vendas crescerem 9,9%, para 14,2 bilhões de reais.

 

A distância entre as duas deve aumentar neste trimestre. A estimativa do BTG Pactual é que o GPA anuncie recuo nas vendas, para 13,3 bilhões de reais, enquanto as vendas do Carrefour devem crescer 14,8 bilhões de reais.

 

Se confirmados, os números devem reforçar a diferença de desempenho na bolsa. Desde o início do ano, as ações do Grupo Pão de Açúcar caíram 28%, enquanto as do Carrefour subiram 22%.

 

Agora, com a expectativa de melhora do cenário econômico, as varejistas buscam desenvolver outros formatos, como supermercados, lojas de proximidade e vendas online. Embora com vendas mais baixas, os modelos têm margens maiores, o que pode impulsionar os lucros das empresas.

 

O Carrefour também tem investido em produtos mais saudáveis e planeja aumentar a oferta de produtos orgânicos em suas lojas em 85% em 2019. A varejista espera que as vendas de alimentos orgânicos atinjam 500 milhões de reais até 2022.

 

Já no Grupo Pão de Açúcar o destaque fica para o modelo de proximidade. A rede tem 235 lojas de proximidade, que representam 2,1% das vendas. Agora, a empresa lançou um novo modelo de loja a partir do formato Minuto, voltado para escritórios e grandes centros comerciais e nos últimos meses inaugurou uma loja física, um aplicativo e um site dedicados a vinhos, o Pão de Açúcar Adega.

 

Mercado digital

 

As duas também disputam acirradamente o mercado de vendas de alimentos pela internet. Embora o mercado ainda seja pequeno, de apenas 0,4% do total, grandes companhias estão correndo atrás do consumidor através de sites e aplicativos próprios e ajuda de startups.

 

O GPA anunciou a expansão do serviço James Delivery, aplicativo de entrega de tudo, para São Paulo. Também faz parte da estratégia a Cheftime, startup de kits gastronômicos. A rival busca crescer por meio de sua parceria com a Rappi, startup colombiana de entregas, o site de receitas Cybercook e a startup Propz, de análises de danos.

 

A disputa pelo mercado brasileira acontece em meio a reestruturações globais das duas empresas. O francês Casino, dono do GPA, irá reorganizar a estrutura da colombiana Éxito, que pode ser incorporada pela brasileira. O GPA também vendeu a rede de móveis e eletrodomésticos Via Varejo, dona da Casas Bahia e Ponto Frio, para um grupo de fundos e a família Klein.

 

O Casino anunciou, nesta segunda (22), um acordo para a venda da Vindémia, líder do varejo no Oceano Índico, para o grupo GBH, por 219 milhões de euros.

 

Do outro lado, o Carrefour anunciou a venda de uma participação acionária de 80% no Carrefour China ao grupo chinês Suning.com por 620 milhões de euros. O Carrefour China opera uma rede de 210 hipermercados e 24 lojas de conveniência. Com a operação em outros países em apuros, alcançar bons resultados por aqui torna-se ainda mais importante para os dois gigantes franceses do varejo.

 

Fonte: Exame


Veja também

Rede de supermercados abre processo seletivo para contratar 180 pessoas em Pinhais

As vagas são para cargos de liderança, como encarregados de mercearia, açougue e frios, repositor d...

Veja mais
Coop amplia parceria com Swift e projeta aumento de vendas no Dia dos Pais

Diante dos bons resultados na categoria de açougue, a Coop - Cooperativa de Consumo está ampliando sua par...

Veja mais
Para CEO do Tenda Atacado, o ‘atacarejo’ tomou o lugar dos hipermercados

Os serviços de cash and carry — o famoso atacado — nasceram na Alemanha para atender os pequenos come...

Veja mais
Farmácias de Walmart e Sam’s Club usam sistema que ajuda deficientes visuais

Walmart e Sam’s Club estão vendendo equipamentos que auxiliam deficientes visuais em suas farmácias ...

Veja mais
Atacarejos ganham espaço e setor de supermercados estima 7,3 mil postos de trabalho

Os consumidores do Sul de Minas têm acompanhado o crescimento dos chamados atacarejos em cidades da região....

Veja mais
Rede Hortifruti e Natural da Terra abrem novas lojas em São Paulo

O mês de julho será de novidades na rede Hortifruti e Natural da Terra, que abrirá novas lojas em S&...

Veja mais
Por mais frescor e menos desperdício, Pão de Açúcar testa horta vertical

A ideia é simples: uma instalação para cultivo de hortaliças que garante alimentos sempre fr...

Veja mais
Procon-JP faz campanha educativa sobre Lei do Troco para supermercados e similares

A Lei municipal 12.622/2013 (Lei do Troco) abre o ciclo de campanhas educativas que informará o consumidor sobre ...

Veja mais
Lei obriga supermercados a lavarem seus carrinhos. Veja quem paga a conta

A conta de supermercado dos paranaenses pode ficar um pouco mais cara em breve. Há uma lei estadual prestes a ser...

Veja mais