Carrefour é a 1ª varejista a utilizar blockchain para rastrear alimentos

Leia em 2min 30s

O Carrefour avança no uso de tecnologia para rastreamento dos produtos comercializados em suas lojas e lança sua primeira linha de produtos com blockchain. A partir desta semana, a linha de Suíno Sabor & Qualidade, disponíveis em 18 cortes, chega a todas as lojas da rede no Estado de São Paulo. Com a tecnologia, inédita no varejo brasileiro, os clientes da rede poderão acessar informações detalhadas de todas as etapas de produção e distribuição, desde a fazenda até a chegada em loja. Até o fim desse ano, a expectativa é incluir mais quatro produtos nesse rastreamento. Trata-se do primeiro passo da rede para ter, até 2022, 100% dos produtos Sabor & Qualidade utilizando a tecnologia de rastreio. A iniciativa conta com parceria da empresa Safe Trace.

 

Com o objetivo de armazenar e transmitir a informação, a plataforma blockchain permite rastrear todo o histórico de um produto, atingindo os níveis máximos de segurança alimentar e transparência. Por meio da leitura de uma etiqueta com QR Code, o consumidor poderá conhecer informações específicas de cada lote, como o modo de criação, nome do criador, localização da fazenda, alimentação dos animais, cuidados veterinários, condições de transporte até os frigoríficos e dados sobre bem-estar do animal até chegar às gôndolas das lojas do Carrefour.

 

Segundo Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, o lançamento da tecnologia blockchain para a cadeia alimentar brasileira marca um passo importante na implantação do plano de transformação Carrefour 2022. “Esta primeira cadeia de rastreamento deverá ser seguida de outras, cobrindo todos os produtos Sabor & Qualidade até 2022. Com isso, atenderemos uma prioridade absoluta: garantir aos consumidores total transparência na rastreabilidade de nossos produtos”, destaca o executivo.

 

A plataforma blockchain também traz vantagens importantes para toda a cadeia produtiva. Para o Carrefour, a tecnologia proporciona total controle e eficiência em casos de bloqueio e recall, além de assegurar que os rigorosos padrões de segurança alimentar exigidos pela rede são atendidos. Já para os fornecedores, permite uma visão 360º sobre todo o processo de distribuição e valorização da qualidade do produto.

 

A colaboração entre o Carrefour e a Safe Trace, líder na rastreabilidade da cadeia produtiva de alimentos e pioneira no Brasil na aplicação da tecnologia blockchain, permitiu apoiar tecnicamente os parceiros para mapear seus processos e interligar seus sistemas de informações ao blockchain, além de permitir o uso das etiquetas com QR Code nas bandejas de suínos Sabor & Qualidade.

 

A aplicação pioneira do blockchain no varejo alimentar no Brasil é mais uma iniciativa importante que faz parte do Act For Food – movimento global lançado pelo Grupo Carrefour em 2018 com o objetivo de estimular uma mudança positiva nos hábitos alimentares, ampliando o acesso do consumidor a alimentos saudáveis com maior qualidade, seguros, produzidos com responsabilidade socioambiental e a preços justos.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour


Veja também

Pão de Açúcar e Extra em Parceria com Foodtechs

O Pão de Açúcar e o Extra, pertencentes ao GPA, iniciam uma parceria com foodtechs - startups que a...

Veja mais
ALEP aprova lei que obriga supermercados a higienizar carrinhos e cestas de compras

O projeto de lei nº 10/2017, assinado pelo deputado Requião Filho (MDB), foi aprovado em primeiro turno de v...

Veja mais
Coop vai investir R$ 147 milhões, abrir três lojas e sete drogarias neste ano

Confiante na retomada do consumo, a Coop iniciou 2019 bastante otimista. A coope­ra­tiva anunciou, ontem (9), in...

Veja mais
Super Muffato realiza 1ª Meia Maratona em Londrina

   O Super Muffato realiza, em Londrina, no dia 14 de julho, a 1ª Meia Maratona Muffato ...

Veja mais
GPA une operações virtual e física de olho em maior rentabilidade do Extra

Após uma fase de conversão de hipermercados Extra para bandeira de atacarejo Assaí, o Grupo GPA ini...

Veja mais
Stok Center inaugura em Caxias do Sul sua maior loja

         A Comercial Zaffari Ltda. inaugura em Caxias Do Sul, Ri...

Veja mais
Incremento nas Vendas

O GPA revela que registrou crescimento em suas vendas por meio da implementação de ofertas personalizadas....

Veja mais
Atacadão comemora aniversário de 57 anos com campanha Dia A

Nesta quinta-feira (11), em complemento à campanha de aniversário de 57 anos do Atacadão, as 170 un...

Veja mais
Páscoa Digital

O Extra promove uma Caça aos Ovos com realidade aumentada em todas as suas lojas pelo país. Por meio do pr...

Veja mais