Mesmo lentas, vendas de café do Brasil já superam 50 mi sacas em 18/19, diz Safras

Leia em 2min

Produtores brasileiros já venderam 50,78 milhões de sacas de 60 quilos de café da safra recorde de 2018/19, colhida no ano passado, ainda que os negócios apresentem um ritmo mais lento na comparação com a média histórica para esta época, avaliou nesta quinta-feira a consultoria Safras & Mercado.

 

“Os armazéns ainda cheios, devido à safra recorde colhida no ano passado, também reforçam a impressão de que as vendas avançam muito lentamente. O fluxo anda pouco em termos percentuais, mas o volume comprometido é significativo”, destacou o especialista em café da Safras, Gil Barabach, em nota.

 

Com base na previsão da consultoria de uma safra brasileira de 63,7 milhões de sacas, o analista apontou que a comercialização avançou seis pontos percentuais ante o último mês, para 80 por cento do total projetado.

 

O índice aponta um atraso ante o mesmo período dos negócios para a produção da safra anterior (85 por cento), além de estar abaixo da média dos últimos cinco anos para esta época (84 por cento).

 

Considerando a previsão da véspera do conselho de exportadores (Cecafé), de embarques recordes de quase 40 milhões de sacas em 2018/19 (julho/junho), e um consumo interno anual de mais de 20 milhões de sacas, a indicação é de que o volume produzido ficará bem ajustado à demanda para o maior produtor e exportador global.

 

Segundo o consultor Barabach, as vendas de café arábica evoluíram de forma mais acelerada em fevereiro, com o produtor comprometendo 78 por cento da safra.

 

Mesmo assim, o percentual comercializado continua abaixo de igual período do ano passado (84 por cento), e também aquém da média para o período (84 por cento), em meio a preços fracos do café, que repercutem a grande safra do Brasil no ano passado, além da expectativa de produção futura. Nesta semana, a commodity teve o menor nível em 13 anos na bolsa ICE.

 

A vendas de café conilon, por sua vez, alcançam 86 por cento da safra estimada, abaixo de igual época do ano passado (91 por cento) e também da média de 5 anos (85 por cento).

 

Fonte: Reuters

 

 


Veja também

Coop promove campanha para destacar preços exclusivos

Hoje, esses preços diferenciados para quem já é cooperado têm sido o principal atrativo de no...

Veja mais
Casino mira vendas de ativos para reduzir dívida

O varejista francês Casino, que tem enfrentado preocupações de investidores com seu elevado endivida...

Veja mais
Projeto de Lei proíbe supermercados de conferir compras após o pagamento

  A Câmara Municipal de Uberlândia aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) de...

Veja mais
Atacadão inaugura primeira unidade de autosserviço em Tangará da Serra

O Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas e com abrangência nacional, inaugura...

Veja mais
Todo dia é do Consumidor no Prezunic

   O Prezunic se esforça para que o Dia do Consumidor seja lembrado nã...

Veja mais
Verdemar realiza campanha especial para celebrar 26 anos

     A rede mineira de supermercados Verdemar, que conta com 14 unidades nas re...

Veja mais
Varejistas investem em mercados de vizinhança de olho no consumidor das grandes cidades

As grandes redes de varejo de alimentos se renderam às vendinhas. É cada vez maior o investimento no model...

Veja mais
Páscoa chega às lojas Extra e Pão de açúcar

 As tradicionais parreiras de ovos de Páscoa já começam a colorir as lojas Extra e Pão ...

Veja mais
Pão de Açúcar dá início à Campanha de Selos

Em parceria com a Brand Loyalty, especializada em programas de fidelidade, o Pão de Açúcar realiza,...

Veja mais