Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

26/11/2018 12:13 - Mercadinhos em alta

Praticidade, agilidade e proximidade. Com essa trinca, os minimercados vêm ganhando espaço nas cidades brasileiras mesmo diante da concorrência das grandes redes. Nesses estabelecimentos, o proprietário costuma chamar os clientes pelo nome, avisa quando algum produto chega e pode até vender fiado. Somente no Estado de São Paulo, o número desses estabelecimentos – também conhecidos como mercadinhos de bairro – passou de 13,9 mil em 2014 para 22,6 mil em agosto de 2018. Um aumento de 62% em apenas quatro anos. Na Capital, atualmente, são 5,2 mil minimercados.

 

“Um pequeno mercado tem mais agilidade e capacidade de adaptação que as grandes redes, pois tem maior poder de decisão sobre seus rumos”, afirma o consultor do Sebrae-SP José Eduardo Carrilho. Para ele, por estar mais próximo das necessidades do cliente, o mercadinho é capaz de inovar e buscar soluções “personalizadas”. “As grandes redes são impessoais, tratam seus clientes em bloco, sem distinção. O pequeno mercado pode e deve fazer diferente”, diz.

 

Entre essas soluções, estão a aposta em um mix de produtos mais enxuto e voltado para o perfil do público da região, assim como em investimento em tecnologia para que o cliente posso experimentar uma boa finalização da compra. “É fundamental que o cliente saia da loja com a sensação de que a visita foi agradável e sinta prazer em voltar. A agilidade, rapidez e eficiência são inerentes ao pequeno”, ressalta Carrilho.

 

Para quem está pensando em investir no setor, uma regra é fundamental: o sucesso de um mercadinho passa pela participação direta do proprietário no dia a dia. Isso porque um dos principais atrativos para os consumidores é a proximidade e o bom atendimento.

 

Acima do previsto

 

O empreendedor Renato Almeida Santos abriu há pouco mais de dois meses um mercadinho em uma rua bastante movimentada do bairro de Sumarezinho, em São Paulo. Junto com a esposa, eles já eram proprietários de outro mercadinho no bairro do Limão. Mesmo próximo a dois supermercados, o novo estabelecimento está faturando até acima do previsto. “Estamos em um crescente. A nossa vantagem é que temos um contato mais direto com o cliente e as filas são menores que nos grandes supermercados. A nossa prioridade é o atendimento”, afirma.

 

O local onde funciona o mercadinho anteriormente era um hortifrúti, e está em um local próximo a muitos prédios residenciais e por onde muitas pessoas passam a pé diariamente. “Trouxemos alguns diferenciais, como vinhos e produtos importados. Uma coisa vai chamando a outra. Não deixamos a desejar em termos de produtos. Nosso preço é um pouquinho maior (do que nos grandes mercados), mas a qualidade é melhor, as frutas e verduras são selecionadas”, observa Santos. Essa não é a primeira experiência dele à frente de um negócio. Antes, abriu uma loja de chinelos, que acabou fechando. Como os sogros já atuavam na área, Santos e a esposa também decidiram investir ­ uma decisão que vem se mostrando acertada, segundo ele. “As mercadorias circulam mais, temos mais giro. Vejo que temos um potencial grande de crescimento e o faturamento tem mostrado isso”, diz o empreendedor.

 

(Com informações do Sebrae/SP)

 

Quatro mandamentos para um mini mercado

 

1- O atendimento simpático e atento é um grande atrativo. Capacitar a equipe é investimento, não gasto.

 

2- Buscar parceiros comerciais próximos e comprar coletivamente é uma saída para diminuir os custos.

 

3- Um pequeno varejo não tem as amarras das grandes redes, por isso pode inovar em várias frentes, desde a comunicação visual até na composição do mix de produtos.

 

4- A seção de frutas, legumes e verduras deve ter atenção especial, já que é um dos principais fatores para fidelizar os clientes.

 

Fonte: Jornal de Piracicaba

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

14/12/2018 23:13 - Atacadão inaugura 20ª loja da rede em 2018 e reitera plano para 2019
13/12/2018 11:59 - Verdemar é destaque entre os melhores do Marketing Contemporâneo
13/12/2018 11:56 - Unidades da Coop participam da campanha Natal Solidário
12/12/2018 12:58 - Supermercdadista Leila Tonello recebe principal honraria do Município de Campo Mourão
11/12/2018 15:30 - Rede Savegnago anuncia novo supermercado para 2019
11/12/2018 15:16 - Varejo: GPA compra startup para turbinar delivery
11/12/2018 12:40 - Coop relança campanha de colecionáveis pelúcias Disney
10/12/2018 16:09 - Prezunic reforça mix de produtos para o Natal e garante desconto de até 50%
07/12/2018 12:32 - COOP prevê crescimento de 5% nas vendas de produtos natalinos
06/12/2018 12:30 - GPA aumenta aportes visando ‘salto' em 2020

Veja mais >>>