Mercados pequenos juntam forças contra Pão de Açúcar e Carrefour

Leia em 1min 40s

São Paulo – Sete redes de supermercados regionais no Rio de Janeiro uniram suas forças para buscar melhores condições de compra, ter um marketing mais forte e trocar conhecimento.

 

A partir do grupo Unno, o objetivo é ter mais força na negociação com fornecedores e, assim, oferecer preços menores e mais promoções aos consumidores.

 

Juntas, as sete redes somam 113 supermercados, mais de 14 mil funcionários e 3,8 bilhões de reais em vendas no ano passado. São elas: Bramil, Campeão, Costazul, Inter Supermercados, Princesa, SuperPrix e Supermercados Real de Itaipu.

 

“Estamos vendo um ambiente com muitas promoções por aqui. Para sobreviver no meio desses gigantes, tem que ser mais arrojado”, diz Genival Beserra, presidente do grupo Unno.

 

Por isso, os supermercados centralizaram suas compras e investimento em marketing em janeiro deste ano e, a partir de junho, lançaram a iniciativa no mercado. O logo de cada rede ganhou o sobrenome Unno, mas as redes deverão manter sua própria marca e identidade, já que o público já as reconhece.

 

As redes têm públicos e perfis semelhantes e, com exceção de um vinho mais sofisticado ou um queijo importado, grande parte das mercadorias vendidas são as mesmas. Isso facilita a negociação com os fornecedores: como as compras são maiores, os descontos também são.

 

“Com apenas cinco unidades na Costazul (rede da qual era presidente), eu tinha uma dificuldade enorme em conseguir o mesmo preço competitivo que a concorrência. Juntos, conseguimos oferecer mais promoções”, afirma Beserra.

 

Além da unificação dessas operações, os presidentes das redes se reúnem uma vez por semana para trocar ideias, dificuldades e melhores práticas. Entre as soluções que surgiram dessas reuniões, está um novo contrato com as empresas de cartão com taxas menores e mudanças nas políticas de recursos humanos.

 

“Quando cada um está com uma bandeira, somos concorrentes. Mas sentar na mesma mesa para falar dos mesmos problemas é muito rico”, diz o presidente do grupo.

 

Fonte: EXAME

 


Veja também

Presidente do GPA nega estar negociando venda da Via Varejo para Amazon

O diretor-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Peter Estermann, disse ao jornal francês Les Ech...

Veja mais
Seu bolso: clientes economizam até 30% com apps de supermercados

No carrinho, os valores dos produtos somavam R$ 450, mas a cliente pagou R$ 379 no caixa. Os 15% de desconto aplicados n...

Veja mais
Região de Curitiba vai ganhar 2 novos supermercados em 2019

Dois novos supermercados devem abrir em 2019 em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Um deles...

Veja mais
Loja Prezunic Caxias Centenário é reinaugurada com novidades para os clientes

     Moradores do bairro Vila Centenário, em Duque de Caxias, acaba...

Veja mais
Redes de supermercados obtêm liminares para abrir aos domingos e feriados em Maringá

Três redes de supermercados conseguiram obter liminares na Justiça contra uma lei municipal que restringe a...

Veja mais
Carrefour irá comercializar apenas ovos em sistema livre de gaiolas

O Grupo Carrefour anuncia no Brasil novo compromisso que vai garantir que todos os ovos comercializados pela rede no pa&...

Veja mais
Grupo Muffato investe R$ 15 milhões na ampliação de hipermercado em Foz do Iguaçu

O Grupo Muffato investiu R$ 15 milhões na ampliação e modernização do hipermercado lo...

Veja mais
EXTRA traz a Blue Friday para comemorar o dia dos pais

Em mais uma ação inédita para o varejo brasileiro, o Extra realiza nos dias 9 e 10 de agosto a prim...

Veja mais
GPA inaugura loja da rede Assaí em Contagem

O grupo Pão de Açúcar (GPA) inaugura, na quinta-feira (9), a segunda unidade da rede Assaí A...

Veja mais