Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

26/07/2018 12:13 - Grupo GPA acelera expansão do Assaí e quer mais força em marcas próprias

Com lucro líquido de R$ 476 milhões no segundo trimestre de 2018 – alta de 142% ante o mesmo período do ano anterior –, o Grupo GPA Alimentar seguirá apostando no crescimento do modelo cash and carry e na ampliação do portfólio de marcas próprias para incrementar nível de competitividade nos próximos meses.

 

Em teleconferência realizada ontem (25) sobre os resultados consolidados no período, o presidente do Grupo GPA, Peter Estermann, afirmou que a bandeira atacadista Assaí “segue com crescimento expressivo e ganho de 2 pontos percentuais (p.p.) de marketshare” no acumulado do trimestre. Segundo o balanço, de abril a junho, foram abertas duas novas unidades neste modelo – chegando a 20 aberturas registradas nos últimos 12 meses.

 

“Atualmente, estamos com nove lojas em construção e um negócio em processo de conversão”, afirmou Estermann. De acordo com o relatório trimestral do GPA, a transição das unidades supermercadistas para a bandeira Assaí resulta num aumento de 2,5 vezes no volume de vendas. Em termos de participação no montante de itens comercializados, o atacarejo já é responsável por 44,8%.

 

“Estamos nos preparando para um movimento de expansão agressivo no segundo semestre, buscando melhorias na proposta de valor do negócio tanto para pessoas físicas como jurídicas. Devemos terminar o ano com um total de 148 unidades da marca Assaí”, diz. Em relação ao lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em ingles), o atacarejo chegou a R$ 321 milhões no segundo trimestre de 2018 – resultando num aumento de 34,2% sobre um ano antes.

 

Multivarejo Protegido pela crise

 

Em fase de reformulação no formato de lojas, as marcas que compõem o multivarejo do Grupo GPA Alimentar – como por exemplo Extra e Pão de Açúcar – deverá receber mais opções de marca própria para crescer os próximos anos.

 

“Registramos uma evolução do desempenho de nossa marca exclusiva. Um resultado do reposicionamento da Qualitá e ampliação do mix de itens disponibilizados nas lojas, especialmente para o Extra”, afirmou o diretor-executivo da bandeira Extra, Alberto Calvo.

 

Segundo ele, resultados obtidos com a venda de produtos não alimentares em datas comemorativas – como a Pink Friday – ajudaram a alta de 0,9 p.p. na margem Ebitda ante um ano antes (R$ 358 milhões). Por fim, o executivo aponta o projeto piloto em curso de revitalização de dez lojas no formato Extra Super e as reformas nas unidades Pão de Açúcar.

 

Para o analista da Lerosa Corretora, Vitor Suzaki, o fato do modelo cash and carry dispor de preços menores para os consumidores finais, ou pessoas jurídicas, pode ser uma espécie de “proteção” para a margem do grupo como um todo, tendo em vista que há expectativa de maiores níveis de inflação para o segundo semestre. “Acredito que a própria tendência de conversar de lojas no formato hiper em Assaí é um reflexo disso”, pontua.

 

Além disso, Suzaki também lembra que o investimento em marca própria é uma forma de gerar maior volume de vendas para o negócio por meio de um preço mais competitivo e sobretudo nos processos de operação regional, como por exemplo a reativação da marca mais focada nas classes C e D, Compre Bem.

 

Fonte: DCI

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

14/11/2018 16:04 - Black Days é nova ação promocional da Coop
13/11/2018 12:00 - Pão de Açúcar fecha parceria com startup Cheftime para venda de kits gastrômicos
12/11/2018 11:53 - Savegnago Supermercados investe na construção de nova unidade em Franca
12/11/2018 11:47 - Supermercados do Paraná recebem 40 milhões de clientes por mês
09/11/2018 15:26 - Cartões Carrefour e Atacadão sorteiam dezenas de prêmios neste final de ano
09/11/2018 11:56 - Carrefour Brasil vê contínua aceleração de vendas no 4º tri
08/11/2018 14:45 - Carrefour Brasil lucra 68% mais no 3º tri com menos despesas financeiras, ecommerce cresce 106%
07/11/2018 11:43 - Carrefour Brasil compra 100% da plataforma de conteúdo digital E-mídia
07/11/2018 11:42 - Magazine Luiza aumenta ‘blindagem’ contra as investidas da concorrência
07/11/2018 11:22 - Com nova unidade, Savegnago espera oferecer mais empregos para Ribeirão

Veja mais >>>