Grupo GPA acelera expansão do Assaí e quer mais força em marcas próprias

Leia em 3min

Com lucro líquido de R$ 476 milhões no segundo trimestre de 2018 – alta de 142% ante o mesmo período do ano anterior –, o Grupo GPA Alimentar seguirá apostando no crescimento do modelo cash and carry e na ampliação do portfólio de marcas próprias para incrementar nível de competitividade nos próximos meses.

 

Em teleconferência realizada ontem (25) sobre os resultados consolidados no período, o presidente do Grupo GPA, Peter Estermann, afirmou que a bandeira atacadista Assaí “segue com crescimento expressivo e ganho de 2 pontos percentuais (p.p.) de marketshare” no acumulado do trimestre. Segundo o balanço, de abril a junho, foram abertas duas novas unidades neste modelo – chegando a 20 aberturas registradas nos últimos 12 meses.

 

“Atualmente, estamos com nove lojas em construção e um negócio em processo de conversão”, afirmou Estermann. De acordo com o relatório trimestral do GPA, a transição das unidades supermercadistas para a bandeira Assaí resulta num aumento de 2,5 vezes no volume de vendas. Em termos de participação no montante de itens comercializados, o atacarejo já é responsável por 44,8%.

 

“Estamos nos preparando para um movimento de expansão agressivo no segundo semestre, buscando melhorias na proposta de valor do negócio tanto para pessoas físicas como jurídicas. Devemos terminar o ano com um total de 148 unidades da marca Assaí”, diz. Em relação ao lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em ingles), o atacarejo chegou a R$ 321 milhões no segundo trimestre de 2018 – resultando num aumento de 34,2% sobre um ano antes.

 

Multivarejo Protegido pela crise

 

Em fase de reformulação no formato de lojas, as marcas que compõem o multivarejo do Grupo GPA Alimentar – como por exemplo Extra e Pão de Açúcar – deverá receber mais opções de marca própria para crescer os próximos anos.

 

“Registramos uma evolução do desempenho de nossa marca exclusiva. Um resultado do reposicionamento da Qualitá e ampliação do mix de itens disponibilizados nas lojas, especialmente para o Extra”, afirmou o diretor-executivo da bandeira Extra, Alberto Calvo.

 

Segundo ele, resultados obtidos com a venda de produtos não alimentares em datas comemorativas – como a Pink Friday – ajudaram a alta de 0,9 p.p. na margem Ebitda ante um ano antes (R$ 358 milhões). Por fim, o executivo aponta o projeto piloto em curso de revitalização de dez lojas no formato Extra Super e as reformas nas unidades Pão de Açúcar.

 

Para o analista da Lerosa Corretora, Vitor Suzaki, o fato do modelo cash and carry dispor de preços menores para os consumidores finais, ou pessoas jurídicas, pode ser uma espécie de “proteção” para a margem do grupo como um todo, tendo em vista que há expectativa de maiores níveis de inflação para o segundo semestre. “Acredito que a própria tendência de conversar de lojas no formato hiper em Assaí é um reflexo disso”, pontua.

 

Além disso, Suzaki também lembra que o investimento em marca própria é uma forma de gerar maior volume de vendas para o negócio por meio de um preço mais competitivo e sobretudo nos processos de operação regional, como por exemplo a reativação da marca mais focada nas classes C e D, Compre Bem.

 

Fonte: DCI

 

 


Veja também

GPA vai acelerar abertura de lojas Assaí no 2º semestre

O Grupo Pão de Açúcar planeja acelerar no segundo semestre a abertura de lojas do Assaí, a b...

Veja mais
Carrefour Brasil tem alta de 47% no lucro do 2ºtri, impulsionado por Atacadão

O Carrefour Brasil teve lucro líquido de 440 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, alta de 47 p...

Veja mais
Atacarejos avançam em Goiás

O Atacadão, do grupo Carrefour, inaugura nesta quinta-feira (26) sua terceira unidade na Região Metropolit...

Veja mais
Savegnago distribui RS 500 mil em campanha de aniversário

A Rede Savegnago Supermercados completa em agosto de 2018, 42 anos de atuação no estado de São Paul...

Veja mais
Fort Atacadista chega em Chapecó

Fort Atacadista (bandeira de atacarejo do Grupo Pereira) inaugura em Chapecó nesta quarta-feira (25), às 9...

Veja mais
GPA tem lucro líquido de R$ 526 milhões no 2º trimestre, quase 5 vezes maior

O Grupo Pão de Açúcar teve lucro líquido consolidado de 526 milhões de reais no segun...

Veja mais
Walmart tenta chegar mais perto da indústria

Adquirida recentemente pelo fundo de private equity Advent International, a varejista Walmart Brasil quer reverter o pre...

Veja mais
Pequenos supermercados resistem a crise e geram mais empregos que grandes redes

Os pequenos supermercados, com até quatro funcionários, têm sido responsáveis por boa parte d...

Veja mais
Supermercados Jaú Serve comemora o sucesso da promoção o "Hexa Vale Prêmios"

   Sorteio final da promoção "Hexa vale prêmios" do Jaú Serve   ...

Veja mais