Carrefour Brasil tem alta de 47% no lucro do 2ºtri, impulsionado por Atacadão

Leia em 3min 10s

O Carrefour Brasil teve lucro líquido de 440 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, alta de 47 por cento em relação ao mesmo período de 2017, em um desempenho apoiado em expansão das vendas da rede de atacarejo Atacadão e nos efeitos causados pela queda da dívida do grupo e dos juros da economia.

 

O resultado mostrou semelhanças com a principal rival, o grupo GPA ,que na véspera divulgou lucro líquido de segundo trimestre quase cinco vezes maior que um ano antes, com forte expansão na receita de operações de atacarejo e ganhos com reversões de provisões tributárias.

 

Segundo o balanço, o Atacadão teve crescimento de quase 20 por cento no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado no segundo trimestre sobre um ano antes, para 593 milhões de reais. A empresa afirmou que a unidade, cujas lojas possuem grandes estoques de produtos, não sofreu “impacto significativo” decorrente da greve dos caminhoneiros.

 

Porém, a greve e a Páscoa no começo de abril, que antecipou as compras da época para o final do primeiro trimestre ante o ocorrido no ano passado, atingiram a divisão que reúne supermercados. O Ebitda ajustado da unidade caiu quase 38 por cento, para 161 milhões de reais. “Metade dessa diminuição veio do efeito calendário da Páscoa e do impacto da greve dos caminhoneiros”, afirmou o Carrefour Brasil no balanço.

 

A redução no desempenho da divisão “Carrefour varejo”, ocorreu ainda apesar da queda nas despesas com vendas, gerais e administrativas, de 1,8 por cento no trimestre sobre um ano antes. Enquanto isso, no Atacadão, que abriu 10 lojas no primeiro semestre, esta linha de despesa subiu 8,3 por cento no segundo trimestre sobre um ano antes.

 

O Carrefour Brasil afirmou que as vendas mesmas lojas, importante indicador de desempenho do varejo e que mede as vendas em lojas abertas há pelo menos um ano, aceleraram na comparação trimestral pela primeira vez nos últimos três trimestres, para 3,4 por cento, sem considerar postos de combustível.

 

Mas, novamente, o desempenho foi guiado pelo segmento de atacarejo, cujas vendas mesmas lojas subiram 4,5 por cento no segundo trimestre, enquanto no Carrefour varejo a alta foi de 0,8 por cento, excluindo a venda de combustíveis. No GPA, o desempenho informado pela empresa foi de alta de 4,7 por cento para o atacarejo Assaí e de 5,3 por cento na divisão que reúne supemercados e hipermercados.

 

“Nossa estratégia de expansão continua favorecendo os formatos de maior retorno com maior ênfase no ‘Cash & Carry’ (atacarejo)”, afirmou o Carrefour Brasil no balanço. A rede afirmou que as operações de comércio eletrônico foram as que tiveram maior crescimento no Carrefour varejo, com o valor bruto de vendas (GMV) disparando 123 por cento no segundo trimestre sobre o mesmo período do ano passado ante um crescimento do setor da ordem de 21 por cento. Parte dessa expansão ocorreu com o aumento do sortimento de produtos, que subiu 34 por cento sobre os três primeiros meses do ano.

 

A companhia, que mais cedo informou que vai pagar em 22 de agosto cerca de 122 milhões de reais em juros de sobre capital próprio aos acionistas, fechou o segundo trimestre com queda anual de 65 por cento no custo da dívida líquida, para 59 milhões de reais. Com isso, o resultado financeiro, que pesa sobre a linha final do balanço, ficou negativo em 55 milhões de reais ante 216 milhões negativos no segundo trimestre de 2017.

 

Fonte: Reuters

 

 


Veja também

Grupo GPA acelera expansão do Assaí e quer mais força em marcas próprias

Com lucro líquido de R$ 476 milhões no segundo trimestre de 2018 – alta de 142% ante o mesmo per&iac...

Veja mais
GPA vai acelerar abertura de lojas Assaí no 2º semestre

O Grupo Pão de Açúcar planeja acelerar no segundo semestre a abertura de lojas do Assaí, a b...

Veja mais
Atacarejos avançam em Goiás

O Atacadão, do grupo Carrefour, inaugura nesta quinta-feira (26) sua terceira unidade na Região Metropolit...

Veja mais
Savegnago distribui RS 500 mil em campanha de aniversário

A Rede Savegnago Supermercados completa em agosto de 2018, 42 anos de atuação no estado de São Paul...

Veja mais
Fort Atacadista chega em Chapecó

Fort Atacadista (bandeira de atacarejo do Grupo Pereira) inaugura em Chapecó nesta quarta-feira (25), às 9...

Veja mais
GPA tem lucro líquido de R$ 526 milhões no 2º trimestre, quase 5 vezes maior

O Grupo Pão de Açúcar teve lucro líquido consolidado de 526 milhões de reais no segun...

Veja mais
Walmart tenta chegar mais perto da indústria

Adquirida recentemente pelo fundo de private equity Advent International, a varejista Walmart Brasil quer reverter o pre...

Veja mais
Pequenos supermercados resistem a crise e geram mais empregos que grandes redes

Os pequenos supermercados, com até quatro funcionários, têm sido responsáveis por boa parte d...

Veja mais
Supermercados Jaú Serve comemora o sucesso da promoção o "Hexa Vale Prêmios"

   Sorteio final da promoção "Hexa vale prêmios" do Jaú Serve   ...

Veja mais