Carrefour e Tesco juntam forças para aumentar poder de compra e reduzir custos

Leia em 2min

O francês Carrefour e o britânico Tesco, dois dos maiores grupos de varejo alimentar da Europa, planejam formar uma parceria global de compra para reduzir custos em meio à pressão competitiva.

O acordo é a mais recente aliança na indústria varejista europeia, depois de investigas recentes da gigante norte-americana de ecommerce Amazon neste mercado.

 

"Essa aliança estratégica entre Carrefour e Tesco é um acordo importante, já que combina o expertise de compra de dois líderes globais, complementares em suas geografias, com estratégias comuns", disse o presidente-executivo do grupo francês, Alexandre Bompard.

 

A parceria cobrirá relações estratégicas com fornecedores em áreas como serviços de marketing ou coleta de dados, bem como a compra conjunta de produtos de marca própria e bens usados em seus próprios negócios, acrescentou o Carrefour.

A aliança, que será formalmente fechada nos próximos dois meses, excluirá produtos frescos, e cada companhia seguirá trabalhando com fornecedores parceiros tanto em nível local quanto nacional.

 

Os termos financeiros da parceria não foram revelados.

 

A Tesco, maior rede de supermercados do Reino Unido com vendas de 51 bilhões de libras (67,2 bilhões de dólares), foi reerguida pelo presidente-executivo, Dave Lewis, depois de um escândalo contábil.

Como parte da recuperação, o grupo, que tem operações no Leste Europeu, na Malásia e na Tailândia, melhorou as relações com os fornecedores, além de aumentar a pressão sobre rivais locais com cortes de preço.

 

"Ao trabalharmos junto e tirarmos o melhor proveito de nosso expertise coletivo de produto e capacidade de originação, nós conseguiremos ainda melhor servir os nossos consumidores, aprimorando ainda mais a escolha, a qualidade e o valor", disse Lewis.

A Tesco tem sua liderança de mercado ameaçada no Reino Unido pelos planos do segundo maior grupo do setor, o Sainsbury, de comprar a bandeira Asda do Wal-Mart, que ocupa a terceira posição.

 

Enquanto isso, o Carrefour obtém a maior parte das vendas de 88 bilhões de euros na Europa, tendo o Brasil como segundo principal mercado depois da França. O acordo com a Tesco não inclui China e Polônia.

 

Reportagem adicional de Kate Holton em Londres

 

Fonte: Reuters

 

 


Veja também

Atacarejo irá ocupar antigo terreno da Balas Juquinha

Nova unidade do Assaí Atacadista deve ser inaugurada até o início de 2019 no terreno que abrigava a...

Veja mais
Sete supermercados do Rio se juntam para formar a Rede Unno

A Rede de Compras Integra, formada no fim do ano passado, através da união de redes supermercadistas do es...

Veja mais
Supermercados do Rio vão parar de distribuir sacolinhas plásticas

No Rio de Janeiro, as tradicionais sacolinhas plásticas de supermercados deverão ser substituídas p...

Veja mais
Prezunic aposta no clima da Copa com fertas exclusivas

      A rede carioca de supermercados Prezunic registrou,...

Veja mais
Conselho do GPA aprova venda de 2 centros de distribuição em SP

São Paulo - O conselho de administração do GPA aprovou em reunião realizada nesta terç...

Veja mais
Coop investe r$ 1 milhão em nova drogaria de rua

Seguindo seu plano estratégico de chegar a 80 drogarias nos próximos três anos, a Coop - Cooperativa...

Veja mais
Nova Loja

Dando continuidade ao seu plano de expansão, o Atacadão, abre amanhã (27) , nova unidade de autosse...

Veja mais
De olho nas vendas com Copa e Festa Junina, supermercados ajustam estoques

Os supermercadistas estão ansiosos para receber os torcedores brasileiros que vão assistir aos jogos da Co...

Veja mais
Giassi Supermercados é premiado com Mérito ACATS Exposuper 2018

  da esq.p/dir. diretor Comercial da rede Giassi, Osni Giassi, e o presidente da ACATS, Paulo...

Veja mais