GPA lança novo supermercado e anuncia substituição de parte das lojas Extra por ele

Leia em 3min 10s

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou nesta quarta-feira (13) a criação de um novo modelo de supermercados, chamado de Compre Bem, e que substituirá parte das lojas do Extra no Brasil. O presidente da companhia, Peter Estermann, disse que, embora o abastecimento das marcas da rede ainda leve duas semanas para ser normalizado após a greve dos caminhoneiros, a companhia obteve ganhos de market share em abril e houve uma tendência favorável para as vendas na bandeira Extra, incluindo hipermercados e supermercados. Ainda assim, a nova bandeira, Compre Bem, competirá principalmente com os mercados de bairro.

 

Os supermercados Extra vinham sendo um ponto de atenção de investidores em razão do desempenho mais fraco de vendas. No primeiro trimestre de 2018, a bandeira Extra - que inclui ainda hipermercados – registrou queda de 6% nas vendas brutas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo Estermann, 20 supermercados do Extra deverão ser transformados em lojas da bandeira Compre Bem, com o objetivo de competir com supermercados regionais. Este modelo apresenta taxas de crescimento superiores às dos supermercados das grandes redes e acima também da média do segmento, de acordo com o Ranking Abras 2017.

 

Segundo Estermann, os resultados do segundo trimestre no Extra devem ser melhores. “Vamos entregar uma redução muito forte nessa queda (de vendas do Extra registrada no primeiro trimestre”. Questionado sobre se os resultados do Extra iriam “virar”, saindo da tendência de retração para um crescimento, ele disse que “se não virar, vai ficar perto”.

 

Com foco nos públicos B e C, o novo supermercado receberá o nome Compre Bem, que já pertencia ao portfólio do GPA. Uma pesquisa realizada pelo Grupo revela que essa marca conta com recall positivo entre os paulistas e que existe uma grande percepção de preços baixos e custo benefício associada a ela.

 

As primeiras unidades do novo modelo serão abertas no estado de São Paulo no segundo semestre de 2018 – ainda não se sabe quais lojas do Extra ganharão a nova bandeira. O que a companhia explicou é que a escolha dos locais se deu por meio da avaliação de pontos já existentes, sendo selecionadas localidades operadas com a marca Extra Supermercados localizadas em micromercados típicos da zona de competição dos supermercados regionais.

 

Questionada sobre mudanças em outros estados, a assessoria do GPA informou que, por ora, o projeto piloto correrá apenas no estado de São Paulo. Se ele se mostrar viável no estado paulista, só então outros terão unidades do Extra convertidas em Compre Bem.

 

“Conduzimos grupos de discussão com clientes que frequentam nossos supermercados localizados em bairros mais afastados dos grandes centros urbanos ou cidades de pequeno e médio porte, e identificamos necessidades complementares ao atual modelo do GPA. Desta forma, pensamos neste novo supermercado como um modelo disruptivo, genuinamente de bairro, e que tenha uma operação mais similar à dos players locais”, explica Estermann, CEO do GPA.

 

Para garantir que o Compre Bem atue como um player regional, o GPA criou uma estrutura própria, autônoma, unindo o melhor da experiência de dois de seus negócios: o Assaí (formato de atacarejo que contribuirá com a expertise na operação de baixo custo e a cultura bastante semelhante à dos varejistas locais) e o Multivarejo (controlador das redes Extra e Pão de Açúcar e que fornecerá conhecimento sobre a operação de supermercados, gestão de categorias e no treinamento e capacitação de funcionários). Para garantir competitividade em preço, uma área comercial própria foi criada para levar aos fornecedores condições únicas que o formato exige.

 

 

Fonte: Gazeta do Povo

 


Veja também

Para concorrer com mercado de bairro, Extra vai virar Compre Bem

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) vai transformar parte das lojas Extra em supermercados Compre Bem, marc...

Veja mais
GPA mantém planos apesar de incertezas

As turbulências das últimas semanas no País, incluindo a greve dos caminhoneiros, ainda não j...

Veja mais
São Vicente Supermercados revitaliza sua marca

A rede de Supermercados São Vicente apresenta a nova logo da empresa para os próximos anos. A renova&ccedi...

Veja mais
Casino quer vender 1,5 bi de euros em ativos até o começo de 2019

PARIS (Reuters) - O grupo francês de varejo Casino anunciou nesta segunda-feira plano de venda de 1,5 bilhã...

Veja mais
Comercial Zaffari adota Qlik Sense

O Comercial Zaffari, rede supermercadista que reúne as marcas Comercial Zaffari e Stok Center, adotou o Qlik Sens...

Veja mais
Junho com Inauguração

A rede Mart Minas vai abrir, no dia 21 de junho às 8h, sua mais nova loja em Barbacena (MG). Como parte do seu pr...

Veja mais
Walmart de cara nova

Era para ser uma semana como outra qualquer no número 125 da Avenida Tucunaré, em Barueri, na Grande S&ati...

Veja mais
Rede de supermercados oferece descontos em vinhos brancos e rosés em Fortaleza

A oferta inclui todos os vinhos brancos e rosés, exceto a linha Três Medallas, que está com 15% de d...

Veja mais
Advent compra 80% do Walmart

O anúncio da venda de 80% do Walmart no Brasil para a empresa de private equity Advent International, como inform...

Veja mais