Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

09/04/2018 11:44 - Supermercados apostam em escolas de capacitação na cidade

A qualidade dos recursos humanos de uma empresa é um dos principais fatores de seu sucesso ou fracasso e é vista como um dos principais desafios de diversos setores, que oferecem vagas, mas não encontram profissionais capacitados para preenchê-las. 

 

Este é o caso do setor supermercadista, que está entre os cinco que mais empregam em Ribeirão Preto, com 9.014 postos de trabalho nos 123 supermercados e hipermercados da cidade.  "E a expectativa é que mais de 200 vagas formais sejam criadas em 2018", estima Cezar Gricki, diretor da Apas (Associação Paulista de Supermercados) da região de Ribeirão Preto. 

 

Mas, segundo Gricki, apesar do número de vagas geradas, o setor tem como desafio a falta de capacitação dos profissionais. "A capacitação é fundamental para os supermercados, já que um profissional bem treinado e motivado tem influência direta na operação da loja. Por isto, é um desafio constante", afirma.

 

Profissionalização 

 

Com uma proposta de ensino para profissionalizar jovens e adultos para atuar no setor supermercadista, o Savegnago Supermercados, em parceria com o Senac Ribeirão Preto, inaugura hoje uma escola própria, para ensino profissionalizante gratuito. "O objetivo deste projeto é profissionalizar as pessoas dentro das funções que existem nos supermercados", explica o diretor administrativo e financeiro do Savegnago, Beto Borsoni. 

 

Para o diretor da Apas, a criação de escolas é uma boa saída para o setor. "Isso porque, a tecnologia não conseguirá substituir o fator humano na hora de prestar um bom serviço, já que cada vez mais o bom atendimento e limpeza de uma loja sobem no ranking de fatores mais valorizados pelos consumidores", explica. 

 

O que a escola oferece?

 

Entre os cursos está o de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados, em que os alunos desenvolverão, num período de 17 meses, habilidades em diversas áreas;  

 

Este curso é destinado para jovens de 16 a 24 anos, em atuação como aprendizes e que estejam estudando regularmente ou tenham concluído o ensino médio;

 

Os demais cursos serão de curta duração, abertos à população em geral (a partir de 16 anos) e que abordam diversas áreas de atuação dentro do varejo supermercadista, como panificação, confeitaria, operador, balconista, entre outros;

 

A escola fica na rua Olidair Ambrósio, 527, em Sertãozinho. Mais informações pelo telefone (16) 3946-2088.

 

Rede investe em profissionalização

 

Em uma parceria inédita com o Senac Ribeirão Preto, o Savegnago inaugura hoje, em Sertãozinho, sua Escola de Supermercados, que irá oferecer mais de 100 vagas em cursos gratuitos para formação de profissionais para atuação no setor supermercadista. 

 

Segundo o presidente-executivo da Rede, Chalim Savegnago, investir em educação é um dos meios de garantir o sucesso profissional. "Os cursos são para aquelas pessoas que necessitam de uma primeira formação ou buscam recolocação no mercado", explica. 

 

Já o corpo docente dos cursos e todo o material didático serão fornecidos pelo Senac Ribeirão Preto. Juliano Calderero, gerente da unidade, ressalta que a parceria fará diferença para a comunidade local, trazendo grandes oportunidades. "Acreditamos que ações como essa fortalecem não só os negócios, mas também toda a comunidade da região", conclui.

 

Escola Apas promove a capacitação dos associados 

 

A Apas também possui uma escola de capacitação. Mas, diferente da do Savegnago, que é aberta ao público em geral, a associação oferece uma infraestrutura para receber exclusivamente os associados para cursos de capacitação para diversas áreas do supermercado. 

 

"Os cursos são programados e realizados com temas definidos por uma pesquisa com o associado de cada regional, ou seja, todas as programações são diferentes, de acordo com a necessidade apontada", explica Cezar Gricki. "Os cursos são um benefício e gratuitos, tendo como regra duas pessoas por empresa/grupo associado", reforça. 

 

Em 2017, a regional de Ribeirão Preto ofereceu 37 cursos e treinou mais de 1.000 pessoas. "O objetivo da Escola Apas é capacitar os colaboradores dos supermercadistas associados, fortalecendo sua mão de obra em prol do crescimento do setor", encerra.

 

Análise

 

Conhecimento, habilidade e atitude

 

"É importante entender primeiro o que se pretende com a qualificação. Quando se fala de qualquer atividade, seja empresarial ou pessoal, se quer ter um resultado, este precisa de competência para aquilo que está se propondo a ser feito. E quando se trata sobre competência há alguns pontos a serem desenvolvidos, como o conhecimento, ou seja, conhecer aquilo que se está propondo a fazer. E, a partir daí, entra a qualificação, capacitação ou treinamento. Isso porque, só o conhecimento não basta. Assim, precisa-se de habilidades para desenvolver aquilo que se propõe. Então, uma qualificação que apenas entrega informação, não basta. É preciso entregar a informação e, principalmente, ter um ambiente para que o profissional faça aquilo que está sendo ensinado, pois é desta forma que irá desenvolver uma habilidade com aquele conhecimento. Por fim, é preciso ter atitude, que é um comportamento em que a pessoa precisa estar disposta, motivada para fazer aquilo. É este conjunto conhecimento, habilidade e atitude que vai trazer o resultado para a empresa ou setor. Se não tiver este círculo de desenvolvimento, a empresa não consegue atingir os resultados propostos." (Iroá Arantes, Gerente regional do Sebrae-SP)

 

Fonte: A Cidade ON - Ribeirão Preto

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

20/04/2018 16:00 - Supermercado Rancho Bom inaugura unidade em Guaramirim
19/04/2018 11:27 - Supermercados gaúchos faturaram R$ 30 bilhões em 2017
19/04/2018 11:16 - Rede popular de supermercados traz novo formato no Brasil
18/04/2018 11:35 - Mart Minas avança no projeto de expansão e inaugura loja em Lavras
18/04/2018 10:56 - Supermercado online é realidade em Porto Velho
18/04/2018 10:48 - Câmara de Maringá vota projeto que pode fechar supermercados aos domingos
17/04/2018 11:43 - Casino amplia vendas orgânicas a 8,9 bilhões de euros no 1º trimestre
17/04/2018 09:34 - Carrefour Market inaugura segunda loja em São Paulo
17/04/2018 09:27 - Super Muffato reinaugura hipermercado em Londrina
16/04/2018 11:50 - GPA mudará Extra após retração no trimestre

Veja mais >>>