Para os supermercados, expectativa é que consumidores comprem mais produtos de Páscoa

Leia em 2min 10s

 

O coelhinho da Páscoa deverá passar na casa de mais famílias neste ano. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) acredita que, com a retomada do crescimento da economia levando a mais confiança com a perspectiva futura, os consumidores devem voltar a procurar produtos tradicionais de Páscoa nos supermercados.

 

“Na Páscoa de 2017 o Brasil estava vivendo uma das piores crises de desemprego da história, com quase 14 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. Com isso, o consumidor estava mais contido para gastar. Hoje o desemprego diminuiu, a confiança na economia está cada vez maior e o consumidor está mais propenso a comprar produtos que ele havia tirado da lista”, explicou Thiago Berka, economista da APAS, que projeta aumento de vendas gerais nos supermercados nesta época de Páscoa em um patamar de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Totalmente sazonais, os ovos de Páscoa deverão ter crescimento nas vendas na ordem de 4% a 5%. Já quanto aos preços, o aumento deve girar em torno de 3% com relação a 2017. Outros dois produtos bastante consumidos no período da quaresma, que antecede a Páscoa, são os pescados e os ovos de galinha. Em relação aos pescados, a APAS estima um crescimento de vendas entre 2% e 4%. Já para os ovos de galinha, os preços atingem normalmente seus melhores resultados neste período devido à alta demanda, por isso a estimativa é de crescimento de 6% a 8% nas vendas.

 

Preços dos chocolates

 

Também muito utilizados como presentes de Páscoa, os chocolates estarão com preços mais contidos em 2018. A expectativa é de crescimento de 3% com relação à Páscoa do ano passado. Os doces em geral, no acumulado de 2017, apresentaram deflação de -0,84%. “Os motivos desta menor expectativa de preços estão no dólar estável, os contratos e salários indexados pela inflação oficial (IPCA) com a base menor do ano, e dos preços de matérias-primas ainda sendo influenciados pela supersafra de 2017”, comentou Berka.

 

Estratégias de vendas

 

Logo após o Carnaval, os supermercados começam a preparar as lojas para receber os produtos de Páscoa e desenvolvem estratégias de marketing para atrair os consumidores. De acordo com a APAS, as ações mais realizadas por cerca de 70% dos supermercadistas são mudança de layout da loja (gôndolas, ilhas, parreira de ovos, decorações especiais, entre outras), degustações no ponto de venda, descontos e ofertas especiais em produtos típicos da data. Em menores proporções estão ações como promoções mais-por-menos e interatividade com as crianças.

 

Fonte: Agora Vale

 

 

 


Veja também

Páscoa deve movimentar R$ 129 milhões nos supermercados gaúchos

  A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) divulgou nesta terça-feira (27) que espe...

Veja mais
Páscoa deve crescer 8% nos supermercados

  Apesar da indústria ter reformulado alguns produtos para se tornarem mais acessíveis aos consumido...

Veja mais
Lucro do Carrefour Brasil sobe 11,1% no 4º tri, para R$ 596 milhões

  O Grupo Carrefour Brasil teve lucro líquido atribuível aos sócios controladores de R$ 596 m...

Veja mais
Coop lança campanha de Páscoa e projeta 5% de aumento nas vendas

No período de 1 de março a 1 de abril, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará em todas as lojas ...

Veja mais
Assaí lança programa para incentivar MPEs

Com os avanços do empreendedorismo por necessidade, a rede de atacarejo Assaí, criou uma plataforma de cap...

Veja mais
Coop diversifica atendimento na frente de caixa com a Visual Mix

Com lojas situadas no Grande ABCD e interior do Estado do São Paulo, a COOP vem instalando desde o ano de 2016, t...

Veja mais
Supermercados não poderão cobrar mais por bebidas geladas.

Supermercados e hipermercados do Rio não poderão mais cobrar preços diferentes entre bebidas gelada...

Veja mais
Troca na Via Varejo expõe divergência sobre venda

A saída de Peter Estermann do comando da Via Varejo para liderar o controlador, o Grupo Pão de Aç&u...

Veja mais
A nova gestão quer um Grupo Pão de Açúcar digital

Pergunte a executivos dos mais diversos setores qual é o principal objetivo para suas empresas nos próximo...

Veja mais