Wal-Mart negocia venda de participação em divisão brasileira para Advent e outros fundos

Leia em 3min

São Paulo - O Wal-Mart Stores está em negociações com a firma de private equity Advent International e outros fundos para a venda de uma participação importante em suas operações no Brasil, informaram duas pessoas com conhecimento direto do assunto no domingo.

 

O Wal-Mart está sendo assessorado pelo Goldman Sachs & Co, de acordo com uma das fontes que falaram sob condição de anonimato. As outras empresas de private equity que estão avaliando o investimento na unidade brasileira são GP Investments e Acon Investments, acrescentou a fonte.

 

Representantes do Wal-Mart no Brasil, da Advent e da GP se recusaram a comentar. Goldman e Acon não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.

Os negócios no exterior da Wal-Mart não são mais o motor de crescimento que já foram em meio à desaceleração econômica no Brasil e à concorrência de varejistas de desconto no Reino Unido.

 

Em 2016, o presidente-executivo do Wal-Mart, Doug McMillon, indicou aos investidores que já planejava rever as operações globais. Seus comentários provocaram especulações de que o Wal-Mart procuraria reestruturar ou mesmo se retirar de mercados onde tem tido dificuldades. O Brasil estava entre os países mais citados pelos analistas como um alvo potencial.

 

Ao longo de 2016, o Wal-Mart fechou pelo menos 10 por cento de suas lojas no Brasil, assim como negócios não essenciais em toda a América Latina. Também vendeu seu negócio de comércio eletrônico na China para empresa de comércio eletrônico JD.com e comprou uma participação no JD.com, em vez de tentar ingressar no mercado por conta própria.

 

Uma saída parcial do Wal-Mart do Brasil vem no momento em que a vice-presidente de operações, Judith McKenna, assume o controle da unidade internacional do maior varejista do mundo. O movimento daria ao novo parceiro uma chance de fazer uma mudança na operação brasileira que tem lutado para se tornar lucrativa.

 

O Wal-Mart entrou no Brasil em 1995 e cresceu para se tornar a terceira maior rede varejista do país depois de duas grandes aquisições em 2004 e 2005 e de um período de rápida expansão de lojas que foi interrompido em 2013.

 

Atualmente, opera 471 lojas no Brasil, de acordo com o site local da empresa. A unidade brasileira da rede varejista relatou receita de quase 30 bilhões de reais em 2016.

O Wal-Mart registrou prejuízo operacional no Brasil por sete anos seguidos, após a expansão agressiva de uma década, que deixou a empresa com lojas em locais ruins, operações ineficientes, problemas trabalhistas e preços não competitivos, informou a Reuters no início de 2016.

 

Uma das pessoas com conhecimento do negócio disse que as operações do Wal-Mart no Brasil não melhoraram nos últimos dois anos, que coincidiram com a recessão mais dura do país em décadas.

 

O Wal-Mart começou a sondar possíveis investidores para a unidade brasileira há vários meses, mas os varejistas rivais não mostraram interesse, levando a empresa a buscar fundos de private equity, disse a fonte.

 

A varejista pretende manter uma participação na unidade brasileira para poder recuperar parte de suas perdas no país mais tarde, se uma recuperação econômica e operações reestruturadas impulsionarem os resultados, de acordo com a fonte.

 

As vendas do varejo no Brasil estão começando a se recuperar da recessão, tendo subido 5,6 por cento ante o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Serasa Experian.

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 


Veja também

Carrefour anuncia aumento de investimento em comércio eletrônico

Paris (Reuters) - O novo presidente-executivo do Carrefour prometeu reduzir custos, aumentar o investimento em com&eacut...

Veja mais
Grupo ABC inaugura no dia 31/01 o Hiper ABC Patos de Minas

Grupo ABC  inaugura no próximo dia 31 de janeiro mais uma unidade em Minas Gerais. Com 7,6 mil metros quadra...

Veja mais
GPA cresce mais que o Carrefour em 2017 com forte expansão do Assaí

As vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e do Carrefour em 2017, divulgadas ao longo da semana...

Veja mais
Ações de varejista francês Casino caem mais de 6% após previsão de lucro

Paris (Reuters) - Vendas mais fracas no quatro trimestre atingiram as ações do varejista francês Cas...

Veja mais
Carrefour Brasil tem alta de 5,3% nas vendas no 4º tri

São Paulo (Reuters) - O Carrefour Brasil teve vendas brutas de 13,6 bilhões de reais no quarto trimestre, ...

Veja mais
Carrefour patrocina corrida oficial do aniversário de São Paulo

 O Carrefour é patrocinador master do ‘XXI Troféu Cidade de São Paulo’, tradiciona...

Veja mais
Prezunic reduz preço de produtos e oferece desconto de até 30%

A despensa voltará a ficar cheia depois festas de fim de ano. A rede carioca de supermercados Prezunic inici...

Veja mais
Durante campanha de volta às aulas, Carrefour dá cupons de desconto de até R$ 50,00

Até o dia 21 de janeiro, o Carrefour promove a campanha “Volta às Aulas” em todos os hipermerc...

Veja mais
Grupo Muffato anuncia novo Max Atacadista em Foz do Iguaçu

O Grupo Muffato, quinta maior rede de supermercados do país vai construir sua sétima loja em Foz do Igua&c...

Veja mais