Vendas de supermercados no Rio vão cair 1% neste ano, prevê associação

Leia em 1min 40s

Rio - O Estado do Rio de Janeiro vai fechar o ano com queda de 1% no volume de vendas nos supermercados, já descontada inflação, de acordo com a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj). Apesar do recuo, o resultado vai ser melhor do que previsão inicial, de recuo de 2%.

 

O resultado do setor no Rio vai ficar abaixo do desempenho nacional, mais favorável, admitiu o presidente da associação, Fábio Queiroz. Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apontaram crescimento de 1,1% nas vendas nacionais de janeiro a setembro. “Foi um ano muito difícil para todos [no Rio de Janeiro]”, afirmou, citando a crise econômica do Rio e aumento da violência, o que também reduz fluxo nas lojas.

 

Considerando apenas o resultado em dezembro, as vendas no Estado do Rio devem ficar estáveis, descontada a inflação. “Para o cenário atual, o resultado é bom”, disse o executivo. Por outro lado, o setor precisa de crescimento para mais contratações e reinvestimento, ponderou.

 

Já para 2018, a entidade vê um aumento no volume de vendas de 2%. Para a Asserj, o consumidor sinaliza estar mais esperançoso neste final de ano, e deve reagir mais positivamente no ano que vem às notícias favoráveis sobre a retomada da economia.

 

Rede de compras

 

As empresas do setor no Rio estão atentas a este possível aumento na demanda. Oito grupos supermercadistas do Rio de Janeiro vão se unir para formar rede de compras com objetivo de tornarem-se mais competitivos frente às grandes marcas, afirmou Queiroz. Segundo ele, as oito empresas, de pequeno e médio portes, possuem 128 lojas no total. “É mais um competidor que sobe para concorrer com os grandes. Eles compram melhor e vão vender melhor”, afirmou.

Queiroz disse que a rede de compras será lançada na próxima quinta-feira, mas não deu os nomes dos supermercados que farão parte do negócio.

 

 Fonte: Valor Econômico

 

 


Veja também

Brasil Atacadista inaugura loja com mais de 4 mil metros quadrados e 8 mil itens no norte da ilha

    O Brasil Atacadista inaugura mais uma loja no próximo dia 6 (quarta-feira), no bai...

Veja mais
Assaí cumpre em um mês quase 50% de meta de novas lojas para 2017, manterá ritmo em 2018

São Paulo - A rede de atacarejo do GPA , Assaí, abriu em 35 dias 9 lojas, conseguindo com isso quase cumpr...

Veja mais
Wal-Mart se aproxima da Amazon.com nos EUA em guerra de preços online

Chicago/São Francisco, Estados Unidos - O Wal-Mart Stores está próximo de ter preços online ...

Veja mais
Jaú Serve inaugura mais uma unidade em Lençóis Paulista (SP)

A rede de supermercados Jaú Serve inaugura hoje, 29/11, às 10 horas, mais uma unidade na cidade de Len&cce...

Veja mais
Pão de Açúcar realiza primeira black friday com ofertas ativadas pelo aplicativo

  O Pão de Açúcar participa pelo 6º ano consecutivo do Black Friday, e traz uma novidade...

Veja mais
Black Friday: Carrefour oferece compra no site e retirada na loja

Até o dia 24 de novembro, o Carrefour promove a campanha “O melhor do Carrefour com preço de Black F...

Veja mais
Carrefour lança campanha ‘Menor preço garantido’

Até o dia 24 de dezembro, o Carrefour promove a campanha “Menor Preço Garantido” em todos os s...

Veja mais
GPA lança programa para lojistas de suas galerias comerciais

São Paulo - O Grupo Pão de Açúcar (GPA) lançou ontem o programa "Mãos Dadas", ...

Veja mais
Supermercados Peruzzo inaugura operação de self-checkout da Visual Mix

Em busca de atender as necessidades de todo os perfis de consumidores, a rede Peruzzo de supermercados, empresa varejist...

Veja mais