Perda faz GPA reforçar aposta no 'atacarejo'

Leia em 2min 40s

Depois de registrar o primeiro prejuízo entre janeiro e março desde 1997, o Grupo Pão de Açúcar alterou os planos e resolveu concentrar esforços na única área promissora, os atacarejos. A meta é obter sinergias principalmente entre as bandeiras Extra e Assaí para diminuir o impacto da recessão na operação.

No primeiro trimestre, a gigante varejista reportou perda líquida atribuível a controladores de R$ 59 milhões, ante lucro de R$ 192 milhões um ano antes. O prejuízo líquido consolidado - que inclui os sócios não controladores - foi de R$ 179 milhões.

Em teleconferência, o presidente do GPA, Ronaldo Iabrudi, reafirmou que o grupo se movimenta para melhorar a sinergia entre as diferentes bandeiras, como Multivarejo (Extra e Pão de Açúcar), Atacado (Assaí), Via Varejo (eletroeletrônicos) e CNova, além das bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Mini Mercado Extra.

"Com essa sinergia, poderemos ganhar competitividade e ter uma melhor rentabilidade", afirma o CEO.

Parte da estratégia relatada por Iabrudi já começou. Ontem a companhia anunciou a conversão de dois hipermercados Extra à bandeira Assaí.

Força do autosserviço

A decisão de mudar bandeiras não começou com o anúncio de ontem. Desde o ano passado a varejista avalia operações e a força do atacado frente à crise. No primeiro trimestre deste ano, o Assaí reportou crescimento de 36,2% nas vendas, comparadas ao mesmo período de 2015. Além dos dois hipermercados Extra, que passarão a ter a bandeira da atacadista, a previsão é de que sejam inauguradas outras 12 lojas até o final do ano. "O cenário econômico tem levado o consumidor a buscar preço baixo, que é oferecido no segmento atacado", comentou o presidente do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes.

A bandeira ganhou importância na participação das receitas do grupo e soma agora 32% de todo o faturamento do varejo alimentar do GPA. Para Iabrudi, a relevância dessa operação pode ser vista no balanço. "O varejo alimentar passou a significar 56% das nossas receitas. Antes, esse índice era de 50%. A previsão é de que esse número aumente ainda mais nos próximos resultados", comentou ele, lembrando que, enquanto o GPA como um todo teve prejuízo, a operação de alimentos cresceu 10,9% no primeiro trimestre frente ao mesmo período de 2015.

Compra conjunta

Além do foco no Assaí, a supermercadista também começará fazer a compra de commodities de maneira conjunta. "Com isso a gente reduz as rupturas e ganha rentabilidade. Todo mundo sabe o custo que se gasta no Brasil com logística", comenta Iabrudi, sinalizando que a onda de sinergia entre as bandeiras vai acontecer até o fim do ano.

Exemplo desse movimento, a Via Varejo, braço do GPA que reúne as operações de Casas Bahia e Ponto Frio, confirmou o interesse em unir os negócios de comércio eletrônico com a CNova Brasil, braço virtual do Casino.

A necessidade de acelerar o processo de sinergia aconteceu após a empresa ter registrado, no 1º trimestre, queda de 56,1% no Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização), a R$ 417 milhões, enquanto a receita subiu 3%, quase um terço da inflação no período.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Walmart inicia campanha agressiva de preços

Para tentar alavancar as vendas em meio à crise, a varejista norte-americana Walmart decidiu investir forte em um...

Veja mais
Walmart fortalece mix exclusivo e preço baixo nas ações de marketing

                    ...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar tem prejuízo consolidado de R$ 179 milhões no 1º trimestre

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) reportou prejuízo líquido consolidado de R$ 179 milh&otil...

Veja mais
Super Muffato oferece carrinho de compras para portadores de necessidades especiais

Pensando em facilitar a vida dos portadores de necessidades especiais com baixa mobilidade e, consequentemente, de suas ...

Veja mais
Carrefour reinaugura mais cinco hipermercados sob o conceito nova geração

Rede atinge a marca de 46 hipermercados Nova Geração no país: até 2016 serão 60 uni...

Veja mais
Carrefour reinaugura loja da Pampulha com novo formato

                    ...

Veja mais
Asun quer comprar todas as lojas de bairro do Walmart

Atenção mercado gaúcho: a rede Asun, que nasceu no Litoral Norte na década de 1970, nã...

Veja mais
Casino quer unir fornecedores do Brasil a lojistas na América

Com o objetivo de elevar a integração entre as operações na América Latina, o grupo C...

Veja mais
Super Muffato estima crescimento de 5% nas vendas do Dia das Mães

O Super Muffato está otimista com relação à venda do Dia das Mães, apesar do delicado...

Veja mais