Mercadinhos de bairro registram alta, mesmo com os efeitos da crise

Leia em 2min 30s

É o que aponta uma pesquisa inédita realizada pela Associação Baiana de Supermercados (Abase)

 



Quanto mais pertinho do cliente, melhor. É justamente esta estratégia que tem tornado o mercado de bairro um bom negócio, mesmo em tempos difíceis para o varejo. É o que aponta uma pesquisa inédita realizada pela Associação Baiana de Supermercados (Abase), que mostra que o varejo em Salvador e Lauro de Freitas é formado basicamente por pequenos negócios. Das 2.862 unidades em operação, 91,86% são lojas com até dois  balcões de pagamento.

A pesquisa será apresentada e debatida a partir de hoje durante o 39º Encontro Baiano de Supermercados, que irá reunir varejistas e fornecedores do setor (veja na coordenada ao lado). “Os mercados de bairro formam o setor do varejo que menos sofreu os impactos da crise. Eles possuem uma agilidade muito maior de operação e conseguem se adaptar com mais rapidez às mudanças no comportamento de consumo da sua clientela”, assegura o presidente da Abase, João Cláudio Nunes.

Histórias como a do mercadinho Panille, localizado no Dois de Julho, Centro de Salvador, exemplificam a tese de Nunes. A necessidade de garantir a sobrevivência do negócio fez com que o proprietário do estabelecimento, José Willian Júnior, ampliasse o mix de produtos. “Senti que o cliente queria também a oferta de padaria própria”, conta.

O desafio atual é manter a clientela. “A primeira estratégia  foi reduzir custos. Assim, a gente conseguiu  manter o preço e não perder o cliente”.

O malabarismo do empresário rendeu um crescimento de 15%, na comparação com o mesmo período do ano passado. “A gente aposta no corpo a corpo com o consumidor. É  isso que faz dar certo”.

O dono do Mercadinho Mix Bahia, Josué Teles, também conseguiu vencer a cautela do consumidor. O estabelecimento fica em Vilas do Atlântico (Lauro de Freitas) e recentemente foi ampliado. “Quando o cliente gosta, ele é fiel e faz da loja a extensão da sua casa. Por isso ainda conseguimos aumentar o nosso faturamento em pelo menos 5% depois dos investimentos que foram feitos com a ampliação”.

Atendimento
Segundo o analista do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e gestor do Projeto de Varejo e Alimentos, José Soares, o empresário que fidelizar  o cliente e inovar no serviço vai ter muitas oportunidades. “A forma como o cliente é atendidido é fundamental. O mercadinho precisa inovar no serviço e conhecer muito bem o bairro e o consumidor”.

De olho nessa tendência, a secretária Bárbara Rocha está prestes a se aposentar em janeiro e já planeja montar um mercadinho no bairro da Graça no início do próximo ano. Ela estima um investimento inicial de R$ 20 mil até que o mercado seja inaugurado. “No momento, estou fazendo a reforma do ponto e estudando as demandas do local, conversando com moradoras para pensar a oferta de um mix de produtos que atendam esta necessidade”, afirma.  



Veículo: Site Correio da Bahia


Veja também

Super Nosso inaugura loja em BH

O Grupo Super Nosso abre hoje mais um Momento Super Nosso. Localizada no São Bento, na região Centro-Sul d...

Veja mais
Atacado mira consumidor após queda na venda a restaurantes

Cenário. Apesar do recuo de 1,8% nas vendas do setor no acumulado do ano, em função do fechamento d...

Veja mais
COOP investe R$ 1 milhão em nova drogaria de rua

Com investimentos na ordem de R$ 1 milhão, a Cooperativa de Consumo (Coop) inaugurará nesta quinta-feira,1...

Veja mais
Confiança Supermercados vai investir R$ 25 milhões em loja

A Confiança Supermercados anunciou a construção da décima loja da rede. Com um investimento ...

Veja mais
Coop faz aporte de R$ 10 milhões para reforma de loja

                    ...

Veja mais
Walmart Brasil participa do Dia Nacional da Coleta de Alimentos

O Walmart Brasil participa mais uma vez do Dia Nacional da Coleta de Alimentos, que acontece no dia 7 de novembro. Por m...

Veja mais
Península, de Diniz, quer ampliar compra de participação em empresas

Com R$ 12 bilhões sob gestão, família já tem investimentos em imóveis e participa&cce...

Veja mais
Tenda realiza campanha de aniversário

O Tenda, um dos principais canais de atacarejo do País, realiza a campanha "Seu prêmio está no Tenda...

Veja mais
Com prejuízo, Via Varejo demite 11 mil no ano

      Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo...

Veja mais