Rede Opa investe R$ 2,2 milhões em tecnologia

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A rede de supermercados Opa, que atua na Zona da Mata de Minas Gerais, está apostando na organização da informação para garantir o crescimento em pleno ano de crise econômica e a conseqüente redução do consumo. Convencidos de que os processos internos deveriam funcionar de forma integrada e, assim, gerar informações mais precisas para a tomada de decisão, os associados investiram R$ 2,2 milhões em um software de gestão. Com menos de um mês de implantação, a ferramenta já traz resultados, com diminuição de custos operacionais e redução de até 20% nas taxas do pagamento por cartão.

De acordo com o gestor da rede, Warley Duarte, a compra do software faz parte do planejamento estratégico da associação para este ano, que tem 14 supermercados na Zona da Mata e um no Rio de Janeiro. Ele explica que, até então, cada supermercado tinha um software próprio e eles não comunicavam entre si e nem com a central.

"Identificamos que isso gerava a nossa maior dificuldade na rede: gerar informação. Então decidimos adotar um software único, pois a centralização da informação nos dá agilidade na tomada de decisão e muito mais força de negociação junto ao fornecedor", avalia.

Duarte explica que o software atua de forma completa, passando pela gestão contábil, financeira, comercial, além do controle de caixa e gestão do centro de distribuição. Ele diz que as ações que eram feitas repetidas vezes em cada supermercado passou a ser executada uma vez só pela central, o que gera ganho em produtividade.  o caso de ações como lançamento nota fiscal, cadastro de produto e gestão de clientes.

O gestor destaca que a ferramenta também permite a comparação de setores dos supermercados, identificando qual tem maior eficiência. "De repente a gente percebe que o açougue de determinado supermercado tem melhores resultados, então ele passa a ser uma referência para o aprendizado e o crescimento dos demais", explica.

Segundo Duarte, o novo software foi instalado no início deste mês e já trouxe um resultado imediato, que é a diminuição dos custos operacionais. Isso porque, além da ferramenta, ter um custo mensal menor que o utilizado pela rede anteriormente proporcionou uma centralização dos serviços, eliminando os gastos locais de cada supermercado com softwares próprios. "As lojas deixam de ter essa operação interna, então economizam com pessoal, com manutenção de banco de dados, material e uma série de outros gastos atrelados", diz.

Outro resultado já visualizado foi a negociação de taxas com as bandeiras de cartão de crédito, a partir do volume de compras apresentado pelo software. De acordo com o gestor, houve redução de até 20% no valor das taxas. Duarte explica que essa mesma negociação será utilizada junto aos fornecedores, a fim de conseguir descontos no valor dos produtos.

"O diferencial está na informação como gestão estratégica. O sentido de ser uma central é esse: você usa o volume para negociar. Antes, a gente lidava com esse conceito de forma empírica, mas com o software isso se torna mais real", comemora.




Veículo: Diário do Comércio - MG


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