Lei obriga supermercados a doar alimentos não vendidos

Leia em 1min 50s

Firmas deixarão de destruir produtos estocados, e que ainda não tiveram o prazo de validade vencido, sob pena de multa de 75 mil ou dois anos de prisão

 




Com o objetivo de combater o desperdício de comida no país, o Parlamento da França aprovou por unanimidade um projeto de lei que proíbe os supermercados de destruir os alimentos que não foram vendidos.

Com a aprovação, a medida obrigará os supermercados do país a assinar contratos formais com instituições de caridade para que possam doar as sobras de alimentos – que ainda não tiveram o prazo de validade vencido e estão em condições de serem consumidos. A punição para quem descumprir a norma poderá chegar à multa de até 75 mil euros ou dois anos de prisão.

Caso os restos não sejam destinados a esses órgãos, as companhias poderão ainda encaminhá-los para zonas rurais para servir de ração de gado ou como composto orgânico para a agricultura.

Em média, um francês joga fora de 20 a 30 quilos de comida por ano, segundo estimativas do Palácio do Eliseu. Além de não ser sustentável, o problema de desperdício custa até 20 bilhões de euros anualmente para os cofres do país.

“É escandaloso ver a lixívia [composto químico usado para limpar e dissolver substâncias orgânicas] que está sendo derramada nas caixas de lixo dos supermercados, juntamente com alimentos comestíveis”, declarou o idealizador da legislação, o deputado do Partido Socialista Guillaume Garot, que já foi ministro responsável pelo agronegócio entre 2012 e 2014.

Por sua vez, a Federação do Comércio e da Distribuição da França, que representa os supermercados, criticou o projeto. “A lei é incorreta, tanto em seu alvo, quando em seu intuito, já que as grandes lojas representam apenas 5% dos desperdícios de comida”, criticou o diretor do órgão, Jacques Creyssel.

A nova lei faz parte de um esforço nacional para resolver a questão do desperdício de comida em todo o território francês até 2025. No ano passado, os supermercados do país chegaram a promover uma campanha de consumo de frutas e legumes considerados “feios”, com descontos de até 30% do preço original, já que entre 10% e 30% desses produtos vão para os lixos.




Veículo: Diário da Manhã


Veja também

Rede Morini tem novo dono

Grupo Super Nosso adquire as lojas da padaria e mercearia e lança modelo de negócio baseado em praticidade...

Veja mais
Coop lança campanha para Dia dos Namorados e prevê incremento de 3,5% nas vendas

Com a expectativa de elevar as vendas em 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, a Coop - ...

Veja mais
Walmart pede a fornecedores uso limitado de antibióticos

Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Campanha celebra a amizade com os clientes

Marca comemora 24 anos com estratégia publicitária visando se aproximar mais ainda do consumidorO material...

Veja mais
Estoque é garantia de preços baixos nos supermercados cariocas

Compra em quantidade para aproveitar ofertas cresce com inflação insistente. É o ‘atacarejo&r...

Veja mais
Minimercados mudam o foco para crescer

Tendências como aposta em tecnologia e em novos produtos foram divulgadas na 15ª Expo Supermercados   ...

Veja mais
Ida de Abilio para conselho do Carrefour fica para 2016

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Walmart tem alta de 3% nas vendas no país

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Pará: Abertura de supermercados aos domingos é aprovada

O projeto que garante o funcionamento dos supermercados aos domingos e também em horários especiais foi ap...

Veja mais