Superminas 2015: Supermercadistas valorizam informação

Leia em 2min 20s

Este será o tema do setor em 2015, que vai discutir e gerar ações que permitam a circulação e compilação de dados

 



Chegou ao fim ontem a 28ª edição do Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas Food Show), no Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova (Expominas), na região Oeste. O evento foi organizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão).

No último dia foi apresentado o tema da edição 2015: "Informação: ferramenta estratégica". O objetivo é discutir e gerar ações que permitam que a informação que circula no setor supermercadista seja não apenas compilada, mas transformada em conhecimento a ser utilizado em prol do mercado.

De acordo com o presidente do Conselho Diretor da Amis, Alexandre Poni, hoje é claro que o volume de informações circulante é enorme, mas nem sempre é bem aproveitado. " um tema atual. Pelo tanto de informação que existe e que podemos coletar dentro de um supermercado, escolhemos trazer esse tema e tentar depurá-lo, já que, às vezes, parece Àbatido". Apresentar exemplos que possam agregar aos associados, especialmente às lojas menores, de como consolidar ou fragmentar a informação de forma que ela seja útil para o negócio", explica Poni.

Para o gestor, mais importante que pensar em tecnologia é preciso avaliar a relevância de cada informação.  possível fazer uma coleta e usá-la estrategicamente, independentemente do porte do empreendimento ou da sua localização. "Não é só tecnologia, ao contrário. A questão é saber analisar todo aquele volume de coisas que acontecem no dia a dia. Mesmo sem perceber, todos coletam informações, a diferença é saber mensurar a relevância de cada uma. Por vezes, vejo os softwares de relacionamento, que são ótimos, mas que as pessoas não sabem o que fazer com a informação colhida", afirma o presidente do Conselho Diretor da Amis.

Balanço - A Superminas Food Show 2014 chegou a R$ 1, 3 bilhão em negócios, realizados ou iniciados durante o evento. Foram confirmados também 55 mil participantes vindos de todo o Estado e do país, além de compradores e expositores internacionais. Os dados foram divulgados pelos diretores da Amis e da Amipão, organizadores do evento.

O potencial de negócios oferecidos pelos dois setores contribuiu para esse sucesso do evento. Ao todo, em Minas Gerais o número de lojas supermercadistas vai chegar a 6.970 até dezembro deste ano. Somadas aos supermercados, existem ainda, 6,3 mil padarias em Minas Gerais, segundo a Amipão. Isso significa quase 13,3 mil pontos de vendas dos no Estado para comprar dos expositores. De acordo com o presidente da Amipão (Amip), Tarcísio Moreira, os lançamentos no setor de máquinas foram destaque e irão contribuir para os comerciantes terem uma economia significativa em seus estabelecimentos.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Grupo Pão de Açúcar assume postura agressiva no comércio eletrônico

Braço do Casino no varejo virtual, Cdiscount aposta em novo marketplace baseado em preços baixos para tent...

Veja mais
Atacado quer apresentar propostas ao governo

Entre as reivindicações prioritárias, está uma lei que regulamente a relação d...

Veja mais
Grupo Carvalho, do Piauí, busca sócio

Se um dia a rede de supermercados Carvalho fechasse as portas, faltaria comida em Teresina. Com faturamento de R$ 1,7 bi...

Veja mais
Em fase de pré-IPO da Cnova, Casino acelera expansão on-line

O Casino acelerou a entrada em novos mercados com o seu site Cdiscount poucos meses antes da abertura de capital nos Est...

Veja mais
Rede Assaí inaugura unidade em Paulista

A rede Assaí Atacadista, que integra o Grupo Pão de Açúcar (GPA),  inaugura na pr&oacut...

Veja mais
Loja econômica disputa cliente com supermercado em Ribeirão Preto

Antigas 1,99 vendem produtos de marcas tradicionais e servem como opção a mais para o consumidorAs lojas e...

Veja mais
Supermercados faturam 2,5% neste ano

O setor supermercadista mineiro espera um crescimento de 2,5% neste ano, com faturamento de R$ 340 milhões. Os n&...

Veja mais
Supermercados BH ocupa 11º posição do setor no Brasil com maior faturamento em 2013

Supermercadistas faturam cerca de R$ 214 bilhões em 2013, 11,3% a mais que o ano anterior    &nb...

Veja mais
Atacadão abre inscrição para programa de trainees 2015

Empresa recebe currículos até dia 31; vagas são para profissionais formados em Administraç&a...

Veja mais