Perfil de compras em supermercados sofre alteração

Leia em 2min 40s

Os consumidores gaúchos estão mais seletivos nas compras domésticas, adquirindo menor volume de produtos e optando por preços mais baixos. Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o número de visitas aos estabelecimentos caiu 3% desde julho, as aquisições passaram a ser mais conservadoras, com prioridade aos itens básicos de alimentação, higiene e limpeza. “As pessoas não estão abrindo mão da qualidade, mas sim da quantidade dos produtos”, pontua o presidente da entidade, Antonio Cesa Longo. No período, o ticket médio aumentou em 3%, em vista de que o tempo de retorno às lojas está mais espaçado. “Os gaúchos estão mais conscientes de sua realidade, e fazem uma seleção na hora de gastar”, opina Longo.

Na Capital e Região Metropolitana, clientes de pequenas e médias empresas supermercadistas, ligadas às centrais de compras, por exemplo, têm se deslocado aos estabelecimentos apenas em dias de ofertas de promoção nos preços. “Mudou o cenário. Agora o consumidor espera para comprar quando há ofertas”, garante a diretora administrativa da rede Unimax, Valéria Silva Machado. A postura é uma reação às taxas de inflação (IPCA) – que em agosto acelerou para 0,25%, de acordo com o IBGE – e à elevação dos juros no decorrer do ano, afirma o presidente do Movimento das Donas de Casa e Consumidores do Rio Grande do Sul, Cláudio Pires Ferreira.

“É a lei da oferta e da procura: somente reduzindo o consumo é que se vai conseguir que caiam os preços dos produtos”, destaca Ferreira. Ele aponta que o comportamento que se vê nos supermercados “nada mais é” que um reflexo do que está acontecendo nos demais segmentos da economia.  De acordo com o presidente da entidade que representa os consumidores, o atual movimento das famílias é resultado do grau de endividamento ou da maior cautela quanto aos rumos da economia. “A curto prazo, não se vê mudança neste cenário, pelo menos até o final do ano”, completa Ferreira.

Além de escolher artigos com preços mais baixos, o consumidor gaúcho está suspendendo a compra de produtos considerados supérfluos. Longo afirma que a maioria das pessoas ainda compra o produto de preferência, sem trocar pela marca mais barata, optando por abrir mão de levar itens como vinho, chocolates e frutas, cuja sazonalidade eleva o valor do quilo, e produtos da cesta básica que sofrem maior oscilação de preços, como a carne. Isso já está fazendo diferença nos cofres dos supermercados, admite o dirigente. A previsão de crescimento do setor baixou praticamente para a metade dos índices mais recentes, ficando em 2% a 3% de expansão real neste ano, em função do acumulado do primeiro semestre. Para o Natal, o preço das aves preocupam, em vista de que os insumos novamente aumentaram. “O consumidor está fazendo as contas, e as empresas estão se adequando como podem”, garante Longo, anunciando um “achatamento de preços nas lojas”.

A percepção da mudança de perfil de consumo levou a central de compras Unimax, que reúne 110 supermercados no Estado, tomar a iniciativa de investir “pesado” no setor de negociações. “Estamos ampliando nossa estrutura física e melhorando nosso sistema para integrar lojistas, reunindo informações precisas sobre os produtos mais vendidos e a relação com o preço”, avisa Valéria.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Parceria: Walmart abre a caixa

Para aumentar o sortimento de produtos vendidos em seu site, o maior varejista do mundo aposta nas parcerias e se une &a...

Veja mais
Supermercados gaúchos: Carrinhos ainda cheios

O exigente consumidor gaúcho está preferindo retirar produtos de sua cesta de compras a baixar o padr&atil...

Veja mais
Atacadista Roldão inaugura loja em Itapevi

A 18ª unidade de São Paulo vai gerar mais de 160 empregos e reforçar o desenvolvimento econômic...

Veja mais
Supermercados participam do Aracaju Acessível

Durante as comemorações alusivas ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, que ...

Veja mais
Apas: preços nos supermercados de SP recuam em agosto

Os supermercados do Estado de São Paulo registraram queda nos preços em agosto na comparação...

Veja mais
Via Varejo expande rede em Sorocaba e região

Sétima loja da empresa em Sorocaba, da Casas Bahia, foi inaugurada ontem com investimento de R$ 1,8 milhão...

Veja mais
Cencosud tem aumento nos lucros do segundo trimestre

A rede chilena Cencosud - proprietária no Brasil das marcas GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrig...

Veja mais
Cnova, do Casino, vai atrás de novos mercados

O grupo Casino está montando seu plano de abertura de capital da Cnova (empresa de venda on-line formada da uni&a...

Veja mais
Sorocaba terá outro supermercado neste mês e mais dois até o primeiro semestre de 2015

Cidade é polo de desenvolvimento e de geração de empregos, acredita diretor da Associaç&atil...

Veja mais