Supermercados gaúchos: Carrinhos ainda cheios

Leia em 1min 10s

O exigente consumidor gaúcho está preferindo retirar produtos de sua cesta de compras a baixar o padrão de qualidade. É o que mostra levantamento da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que avalia as variações de compras no setor nos últimos 12 meses.

Segundo os dados, o período registra crescimento de 0,35% no número de clientes que visitaram as lojas. A Agas também percebeu redução de 3,5% no volume físico de produtos vendidos. Apesar da estagnação do número de visitas/mês aos supermercados e aumento de 0,22% no tíquete médio, o gaúcho preferiu diminuir a quantidade.

Tendência semelhante foi apontada pelo Consumer Insight, estudo que detalha o comportamento do consumidor no país divulgado ontem pela Kantar Worldpanel.

O levantamento apontou que o consumidor da Região Sul foi um dos que mais diminuiu suas idas a pontos de venda do varejo em geral – não só a supermercados. Apesar da diminuição da frequência, o volume comprado a cada visita teve aumento de 15%, e o tíquete médio subiu 13%.

Os dois dados mostram realidade um pouco diferente da mostrada pelo IBGE ontem, que apontou queda de 1,1% nas vendas no varejo nacional.

R$ 7 bilhões


anuais é o valor movimentado pela cadeia produtiva da cachaça no Brasil, que conta com mais de 40 mil produtores e gera cerca de 600 mil empregos diretos e indiretos. O primeiro Festival de Cachaças e Sabores do Sul, promovido pela Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar e seus derivados do Rio Grande do Sul (Aprodecana), termina no dia 13 de outubro na Capital.



Veículo: Zero Hora - RS


Veja também

Atacadista Roldão inaugura loja em Itapevi

A 18ª unidade de São Paulo vai gerar mais de 160 empregos e reforçar o desenvolvimento econômic...

Veja mais
Supermercados participam do Aracaju Acessível

Durante as comemorações alusivas ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, que ...

Veja mais
Apas: preços nos supermercados de SP recuam em agosto

Os supermercados do Estado de São Paulo registraram queda nos preços em agosto na comparação...

Veja mais
Via Varejo expande rede em Sorocaba e região

Sétima loja da empresa em Sorocaba, da Casas Bahia, foi inaugurada ontem com investimento de R$ 1,8 milhão...

Veja mais
Cencosud tem aumento nos lucros do segundo trimestre

A rede chilena Cencosud - proprietária no Brasil das marcas GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrig...

Veja mais
Cnova, do Casino, vai atrás de novos mercados

O grupo Casino está montando seu plano de abertura de capital da Cnova (empresa de venda on-line formada da uni&a...

Veja mais
Sorocaba terá outro supermercado neste mês e mais dois até o primeiro semestre de 2015

Cidade é polo de desenvolvimento e de geração de empregos, acredita diretor da Associaç&atil...

Veja mais
Redes projetam expansão amparadas no perfil social e demográfico no País

A economia desacelerada faz com que os empresários do comércio apostem em pesquisas de geomarketing para i...

Veja mais
Cade aprova operação entre Via Varejo e Casa & Vídeo

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restriç&o...

Veja mais