Cnova, do Casino, vai atrás de novos mercados

Leia em 2min 30s

O grupo Casino está montando seu plano de abertura de capital da Cnova (empresa de venda on-line formada da união da brasileira Nova Pontocom e da francesa Cdiscount) naquela que deve ser a maior oferta inicial de ações de empresas da América Latina no ano. Segundo formulário encaminhado à bolsa americana Nasdaq dias atrás, os controladores planejam usar os recursos da oferta para expandir a presença internacional, passando a operar em outras "áreas geográficas", e estudam "lançar novos sites" na tentativa de "ampliar o público atendido" pela companhia.

A entrada dos recursos na Cnova também deve reduzir o nível de alavancagem da Nova Pontocom (formada pelos sites de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra), por conta do volume de antecipação de recebíveis - o comércio eletrônico demanda altas somas de capital de giro.

A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) deve ocorrer entre o quarto trimestre de 2014 e o primeiro de 2015, apurou o Valor. Nova Pontocom e Cdiscount (operação on-line do Casino) estão em período de silêncio e não comentaram a questão.

Como o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, antecipou em maio, a operação da Cnova tem potencial para movimentar cerca de R$ 5 bilhões (pouco mais de US$ 2 bilhões), segundo cálculos de analistas, com valor de mercado entre US$ 10 bilhões e US$ 12 bilhões. A empresa ainda não fixou preço da ação para a oferta.

A Cdiscount vende em sites na França, Colômbia e países da Ásia e a Nova Pontocom opera no Brasil. Além disso, ambas comercializam apenas em seus sites criados anos atrás - e no shopping virtual, o chamado "market place" - enquanto outras varejistas partem para lojas on-line de itens específicos, como colchão ou produtos para bebê. A Nova Pontocom também opera site de terceiros, como Nike, e entende que há espaço para expandir esse tipo de negócio em parceria com outras companhias.

Segundo o formulário, a companhia criada da união de Cdiscount e Nova Pontocom acumula vendas líquidas até junho de € 1,53 bilhão, versus € 1,29 bilhão em mesmo período de 2013, expansão de 18,4%, com custo de venda de € 1,33 bilhão, alta de quase 20%. As despesas operacionais somaram € 201,6 milhões, aumento de 3% no primeiro semestre. Pelos números publicados, o prejuízo foi de € 39,9 milhões, alta de 22,3%.

Apesar de incomparável em termos de tamanho, de certa forma o IPO do Alibaba, confirmado ontem no montante de até US$ 24,3 bilhões (preço da ação entre US$ 60 e US$ 66) pode nortear o apetite dos mercados para operações no setor de comércio eletrônico a curto prazo. Se a operação da chinesa sair no ponto médio deste intervalo do papel, o valor de mercado da Alibaba ficará em US$ 160 bilhões. É uma referência para a série de companhias do setor que estão planejando abertura na Nasdaq.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Cencosud tem aumento nos lucros do segundo trimestre

A rede chilena Cencosud - proprietária no Brasil das marcas GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrig...

Veja mais
Sorocaba terá outro supermercado neste mês e mais dois até o primeiro semestre de 2015

Cidade é polo de desenvolvimento e de geração de empregos, acredita diretor da Associaç&atil...

Veja mais
Redes projetam expansão amparadas no perfil social e demográfico no País

A economia desacelerada faz com que os empresários do comércio apostem em pesquisas de geomarketing para i...

Veja mais
Cade aprova operação entre Via Varejo e Casa & Vídeo

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restriç&o...

Veja mais
Supermercados esperam aumentar 30% vendas de carne suína

Semana Nacional da Carne Suína incentiva o consumo de proteína A 2ª Semana Nacional da Carne Su&iacu...

Veja mais
Rede varejista de MG investe na abertura de novas unidades

A rede mineira ABC, que atua com supermercados, farmácias e postos de combustível, abrirá trê...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar aprova emissão de R$900 mi em debêntures

Emissão servirá para reforço de capital de giro das atividades da companhia relacionadas ao agroneg...

Veja mais
Carrefour promove Festival do Peixe em todo país

Em sintonia com a agenda do Ministério da Pesca e Aquicultura, a rede abastecerá suas unidades com mais de...

Veja mais
TAEG Lança nova campanha

A marca Taeq lança sua nova campanha institucional com o tema "Conquiste sua vida", que tem como principal objeti...

Veja mais