Operação online do Casino cresce 24%

Leia em 3min 20s

É raro atualmente na França uma empresa utilizar a expressão "forte crescimento" ao se referir às operações no país. O grupo Casino, controlador do Pão de Açúcar, abriu uma exceção ao comentar ontem, na apresentação do balanço semestral, o desempenho da filial Cdiscount, de vendas online: o volume de vendas de produtos não alimentares cresceu 24% no segundo trimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano passado, e totalizou € 466 milhões.

A performance da Cdiscount é atribuída principalmente ao desenvolvimento rápido do "market place" ("shoppings virtuais" que unem diferentes lojas em um único site). A filial tem uma fatia de 20% a 35% na maioria das categorias de produtos na França, segundo o grupo. Em janeiro, foram lançados sites da marca na Tailândia, no Vietnã e na Colômbia, mas o alto crescimento da Cdiscount no último trimestre foi realizado "majoritariamente" na França.

O bom desempenho no segmento de varejo online do grupo é importante em um momento em que Jean-Charles Naouri, presidente do Casino, prepara a listagem na bolsa americana da Cnova, companhia criada em junho e que reúne as operações da Cdiscount e da Nova Pontocom, de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Juntas, as duas empresas somaram receita de US$ 4,9 bilhões (€ 3,6 bilhões) em 2013. O Casino deterá 46,5% da nova empresa e a Nova Pontocom ficará com 53,5%.

O Casino aposta cada vez mais no comércio eletrônico, deixou claro Naouri ontem, em Paris. Uma das "prioridades estratégicas" do grupo é se tornar "um representante de peso do varejo online de artigos não alimentares", disse o CEO. Daí a criação da Cnova, que o grupo denomina "polo de referência do setor em escala mundial".

Naouri não informou data da realização da oferta inicial de ações da Cnova na bolsa americana ou possíveis valores movimentados na operação. Ele apresentou o diretor financeiro da nova empresa, Jean-Jacques Charhon, e o secretário-geral, David Mossé.

Os números da Nova Pontocom, do GPA, deixam Naouri entusiasmado. O volume de negócios da Nova Pontocom, subsidiária da Via Varejo, que reúne os sites da Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, cresceu 44,1% no segundo trimestre, totalizando R$ 1,5 bilhão. Juntas, a Cdiscount e a Nova Pontocom, que formam a Cnova, "tiveram crescimento médio anual de 25% entre 2008 e 2013", frisou Naouri.

Além do comércio online, outro segmento de atividades do grupo na França registrou boa performance no segundo trimestre: os hipermercados, justamente os mais afetados pela crise iniciada em 2008. Pela primeira vez em muito tempo, as vendas do Géant cresceram 2,1% entre abril e junho, segundo o critério de "mesmas lojas" em igual período anterior. Até mesmo o volume de negócios de produtos não alimentares, que vinha registrando quedas significativas, aumentou 3,5%. Fato raro, foram os hipermercados que contribuíram para atenuar o recuo de 0,2% das vendas do grupo na França no segundo trimestre. As atividades internacionais tiveram alta de 10,9% nesse período.

O faturamento do Casino totalizou € 23,2 bilhões no primeiro semestre, com queda de 2%. Os resultados foram afetados pela redução dos preços da rede de descontos Leader Price, na França, o que diminuiu a rentabilidade, e pelas fortes variações cambiais na América Latina e na Tailândia. "O impacto do câmbio deverá ser bem mais fraco ou talvez até positivo no segundo semestre", disse Naouri.

O lucro operacional, de € 880 milhões, caiu 9%, mas descontados os efeitos cambiais, houve aumento de 13,3%. Naouri disse estar confiante e ressaltou que os objetivos do grupo serão atingidos em 2014. Entre eles, o crescimento do faturamento na França, que já está perto de sair do vermelho, segundo o CEO, e a progressão das atividades internacionais.

O grupo também prevê acelerar o desenvolvimento das lojas de descontos, como Leader Price e Assaí, do GPA e, ao mesmo tempo, reforçar a presença no segmento premium (Monoprix, na França, e Pão de Açúcar), além claro, de expandir fortemente o comércio eletrônico.




Veículo: Valor Econômico


Veja também

Grupo Martins chega a 950 'mercadinhos'

O Martins, um dos maiores distribuidores de produtos de consumo do país, criou em quase uma década e meia ...

Veja mais
Supermercadistas mineiros esperam fechar o ano com vendas 3,5% maiores

Expectativa é faturar R$ 29 bilhões Enquanto a maioria dos setores refaz as contas e revê as proje&...

Veja mais
Rede de Supermecados DIA inaugura quarta loja em Caxias do Sul

Na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, às 9 horas, a Rede de Supermercados DIA inaugura a sua 4ª l...

Veja mais
Casino na América Latina vende 11,6% mais no 1º semestre

As unidades de negócio do grupo Casino que incluem o Brasil registraram melhora nas vendas na primeira metade do ...

Veja mais
Rede Assaí oferece mais de 200 vagas de trabalho

A rede Assaí, braço de atacado do Grupo Pão de Açúcar, vai abrir a partir desta segun...

Veja mais
Pão de Açúcar busca gasto mais eficiente

O Grupo Pão de Açúcar decidiu manter o teto de seus investimentos no país, de até R$ ...

Veja mais
Pão de Açúcar tem lucro de R$ 697 mi no 1º semestre

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) reportou lucro líquido consolidado de R$ 358 milhões no s...

Veja mais
Varejo do Estado está otimista para este ano

Para ancorar a retomada de altas nos indicadores do varejo, os líderes classistas apontam para uma melhor formula...

Veja mais
Coop destina cerca de r$ 35 mil para Federação das APAEs

 A  Coop - Cooperativa de Consumo - acaba de anunciar o destino de cerca de R$ 35 mil para a Federaç&at...

Veja mais