Supermercados investem R$ 340 milhões em Minas Gerais

Leia em 1min 30s

No primeiro quadrimestre deste ano o faturamento do setor supermercadista de Minas Gerais cresceu 2,82%, se comparado ao mesmo período de 2013




O setor supermercadista de Minas Gerais pretende fechar este ano com a criação de mais 10 mil vagas de trabalho. São R$ 340 milhões de investimentos em 85 novas lojas espalhadas por todo o Estado. A dificuldade, porém, tem sido achar funcionários e quando isso acontece surge outro problema: fazer com que permaneçam por muito tempo no trabalho.

A situação do setor foi objeto de encontro realizado na semana passada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e que discutiu saídas para reverter esse quadro. Segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis), este ano o faturamento na área deve ficar em R$ 27,9 bilhões, 3,71% a mais do que no ano passado. Somente em Uberlândia, local do encontro que reuniu 1.800 executivos e empresários do setor, são 600 novas oportunidades de emprego para as mais variadas funções.

O problema é que quase todas as vagas exigem o trabalho aos finais de semana e feriados, situação que não agrada muita gente que está atrás de uma colocação no mercado. De acordo com os estabelecimentos, muitos começam a trabalhar, mas vão perdendo o rendimento assim que passam a ter direito ao seguro-desemprego, deixando por fim a função.

Segundo Alexandre Poni, presidente da Associação de Supermercados, para mudar isso as empresas têm investido muito, principalmente, na qualificação profissional dos trabalhadores, com plano de carreira e parcerias que garantam benefícios.

Em alta

No primeiro quadrimestre deste ano o faturamento do setor supermercadista de Minas Gerais cresceu 2,82%, se comparado ao mesmo período de 2013. Os números são do "Termômetro de Vendas", pesquisa que ouve empresas de todas as regiões do estado. A previsão é de que o setor termine o ano com 6.970 lojas e empregando 166 mil pessoas.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Gigantes do setor supermercadista do Brasil utilizam soluções de ERP da Consinco

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulgou recentemente o Ranking ABRAS 2014, com um panora...

Veja mais
Com modelo complexo, Eataly adia abertura de loja no país

O plano de abertura do Eataly no Brasil, rede italiana de supermercados gourmet, foi adiado para a segunda metade do pr&...

Veja mais
GPA e Carrefour crescem acima do setor

As duas maiores cadeias varejistas do país, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, crescem neste a...

Veja mais
Vendas do Carrefour sobem para 20,5 bi no 2º tri

O Carrefour anunciou nesta quinta-feira que as vendas consolidadas subiram 4,9% no segundo trimestre deste ano ante o me...

Veja mais
Giassi abre nesta quinta a segunda loja em Joinville

Nova unidade da rede, na rua Inácio Bastos, vai comercializar 25 mil itens e terá áreas especiais p...

Veja mais
Clientes fiéis ganham recompensa de supermercados

Estabelecimentos investem cada vez mais em cartões e promoções que dão descontos de at&eacut...

Veja mais
Via Varejo cresce no Rio Grande do Sul

A Via Varejo, dona da Ponto Frio, mira a região Sul para ampliar a participação em um mercado que, ...

Veja mais
Pão de Açúcar: Grupo Diniz permanece com ações PN

Após a venda de ações nesta segunda-feira, 14, por mais de R$ 1 bilhão, a família Din...

Veja mais
Vendas do Casino recuam 1,3% no 2º trimestre de 2014

O varejista francês Groupe Casino informou nesta terça-feira que as vendas recuaram 1,3% no segundo trimest...

Veja mais