Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

15/10/2019 12:05 - Unilever vai reduzir uso de embalagens plásticas

Até 2025, a companhia se compromete a:

 

Reduzir pela metade o uso de plástico virgem – eliminando mais de 100 mil toneladas do material presente em embalagens – e acelerar a utilização de plástico reciclado;

 

Ajudar a coletar e processar um número maior de embalagens plásticas do que o que vende.

 

“O plástico tem seu lugar, mas este lugar não é o meio ambiente. Só podemos eliminar o seu desperdício agindorapidamente e adotando ações radicais em todos os pontos do seu ciclo”, disse o CEO da Unilever, Alan Jope. “Nosso ponto de partida é o design, que vai reduzir a quantidade de plástico que usamos e garantir que o material utilizado seja cada vez mais proveniente de fontes recicladas. Também estamos comprometidos em garantir que 100% de nossas embalagens plásticas sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis”, completa.

 

Para tanto, o CEO explica que é necessário repensar profundamente a abordagem da Unilever às suas embalagens e produtos. “Isso exige que a gente introduza novos materiais e soluções inovadoras, que aumentem a escala de modelos de negócio – como os formatos de reutilização e refil – a uma velocidade e intensidade sem precedentes”, explica Jope.

 

O compromisso assumido pela Unilever vai exigir a coleta e processamento de cerca de 600 mil toneladas de plástico por ano até 2025, o que será feito por meio de investimentos e parcerias que melhorem a infraestrutura da gestão de resíduos nos países nos quais a Unilever opera.

 

“Nossa visão é um mundo em que todos trabalham juntos para garantir que o plástico fique na economia e fora do meio ambiente. Nosso plástico é nossa responsabilidade, portanto, também estamos comprometidos em coletar de volta mais do que vendemos, como parte do nosso esforço para uma economia circular. Essa é uma tarefa ousada, mas animadora e que ajudará a impulsionar a demanda global por plástico reciclado”, declara o CEO.

 

Criadora da fundação que leva seu nome, Ellen MacArthur valorizou a iniciativa da Unilever. “O anúncio é um passo significativo na criação de uma economia circular para o plástico. Ao eliminar embalagens desnecessárias por meio de inovações como refis e reutilização, ao mesmo tempo em que aumenta o uso de plástico reciclado, a Unilever está demonstrando como as empresas podem se afastar dos plásticos virgens. Pedimos que outras sigam seu caminho para que, coletivamente, possamos eliminar o plástico que não precisamos, fazer circular o que precisamos e, finalmente, criar um sistema econômico em que as embalagens plásticas nunca se tornem resíduos”, diz.

 

Gerar menos resíduo e coletar o que for gerado:

 

1) Reduzir em 50% as embalagens de plástico virgem até 2025, com um terço (mais de 100 mil toneladas) proveniente de uma redução absoluta de plástico

 

Mais de 100 mil toneladas virão de uma redução absoluta, pois a empresa investe em embalagens de uso múltiplo (reutilizáveis e/ou refis) e em soluções “nenhum plástico” (materiais alternativos para embalagens ou produtos nus), além de reduzir a quantidade de plástico nas embalagens existentes (concentração).A substituição de embalagens de plástico não reciclado por reciclado será responsável pela redução restante.

 

A Unilever vai mensurar o total de plástico virgem utilizado anualmente em relação ao número de 2018 (ano base). Como resultado, a companhias e compromete a ter uma pegada de embalagens de plástico virgem de não mais de 350 mil toneladas até 2025.

 

2) Ajudar a coletar e processar mais embalagens plásticas do que vende até 2025

 

Este compromisso exigirá que a Unilever ajude a coletar e processar cerca de 600 mil toneladas de plástico por ano até 2025. Isso é menos do que a nossa pegada atual de embalagens plásticas de 700 mil toneladas (incluindo aquisições recentes) porque também reflete a redução absoluta de 100 mil toneladas com a qual a companhia se comprometeu acima.

 

A Unilever cumprirá esse compromisso:

 

i) Com investimento direto e parcerias em coleta e processamento de resíduos;

 

ii) Com a aquisição e uso de plásticos reciclados em suas embalagens;

 

iii) Com a participação em programas ampliados de responsabilidade do produtor, nos quais a companhia paga diretamente pela coleta de suas embalagens.

 

Nos últimos cinco anos, a companhia tem colaborado com muitos parceiros na coleta de plástico, incluindo o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, que ajuda a separar, coletar e reciclar embalagens por toda a Índia. Além disso, a empresa ajudou a estabelecer quase 3 mil bancos de resíduos na Indonésia, oferecendo a mais de 400 mil pessoas a oportunidade de reciclar seu lixo. Aqui no Brasil, a Unilever mantém uma parceria de longa data com o Grupo Pão de Açúcar para ajudar na coleta de resíduos por meio das estações de entrega.

 

Menos Plástico, Melhor Plástico, Nenhum Plástico:

 

Desde 2017, quando a companhia assumiu os compromissos de, até 2025, ter 100% de suas embalagens de plástico reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis e de nelas usar nelas ao menos 25% de plástico reciclado, a Unilever vem transformando sua abordagem em relação às embalagens plásticas por meio de seu modelo “Menos Plástico, Melhor Plástico, Nenhum Plástico”.

 

No pilar Menos Plástico, a Unilever vem explorando novos formatos de embalagem e de entrega de produtos, incluindo os concentrados como o novo CIF eco-refil – que elimina 75% do plástico, e as novas estações de recarga de xampu e detergentes para lavar roupa espalhadas por lojas, universidades e pontos de venda móveis no sudoeste da Ásia.

 

Na frente Melhor plástico,lidera inovações pioneiras como o novo pigmento detectável usado por Axe e TRESemmé, que torna o plástico preto reciclável, podendo ser visto e classificado por scanners de reciclagem.

 

No quesito Nenhum Plástico, a Unilever vem trazendo ao mercado inovações que incluem xampu em barra, pasta de dente em tabletes com embalagem retornável, escovas de dentes de bambu e desodorantes em bastão embalados em papel cartão. Também aderiu à plataforma Loop, que explora novas maneiras de fornecer e coletar produtos reutilizáveis na casa dos consumidores. (Da Redação)

 

Fonte: Diário do Comércio

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

22/11/2019 15:29 - São Paulo, maior cidade do Brasil, se arma contra os… canudinhos
21/11/2019 13:30 - Comércio de SP recebe bem projeto para proibição de plástico na cidade
21/11/2019 13:26 - Os ensaios em sacolas plásticas
19/11/2019 13:08 - Food in nude: os supermercados da Nova Zelândia que se despediram do plástico
19/11/2019 13:06 - Estudante cria canudos comestíveis
19/11/2019 13:05 - Respondendo a demanda por mais alimentos, carnes sintéticas ganham mercados
18/11/2019 12:49 - Mais sustentável: primeira carne “à base de ar” é criada no mundo
14/11/2019 17:17 - Pesquisa mostra que consumidor busca por embalagens sustentáveis
13/11/2019 13:15 - Budweiser será 100% produzida e distribuída com energia limpa no Brasil
08/11/2019 15:17 - SP- Lei proíbe copo e prato de plástico em estabelecimentos comerciais

Veja mais >>>