Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

14/10/2019 16:42 - Plastivida e Pão de Açúcar lançam Projeto de Reciclagem do Isopor®

No dia 15 de outubro, para marcar o Dia do Consumo Consciente, a Plastivida, por meio do seu Comitê de EPS, e o Pão de Açúcar lançam um projeto piloto que promoverá a reciclagem do EPS, mais conhecido pela marca comercial Isopor®.

 

Com o objetivo de conscientizar e desmistificar a reciclabilidade do Isopor®, o projeto disponibiliza, aos clientes da rede, pontos de descarte do material, que serão encaminhados à reciclagem, reintroduzindo-o ao ciclo produtivo. "O EPS é um plástico que possui, em sua composição, mais de 90% de ar e o restante de polímero. Quando se retira o ar e se reduz o volume do produto, os custos logísticos se tornam viáveis e o processo de reciclagem pode ser completado na prática. O processo de reciclagem se completa, transformando o EPS em diversos produtos como argamassa, decks de piscina, concreto leve, molduras de quadros, rodapés, calçados, material de escritório, embalagens para a proteção de objetos, entre outros produtos.", segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, Instituto Socioambiental dos Plásticos. 

 

Hoje, o Brasil já recicla uma média superior a 30% do EPS descartado ao ano. Mas para a que a reciclagem do EPS no Brasil possa crescer, é preciso que a coleta seletiva seja cada vez mais eficiente. Por isso, cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) foram instalados em lojas do Pão de Açúcar na região de Pinheiros, zona oeste da cidade de São Paulo, onde as embalagens, bandejas, copos e outros itens de EPS poderão ser descartados. 

 

De acordo com Laurent Cadillat, diretor executivo do Pão de Açúcar, "a sustentabilidade é parte da estratégia da marca e esse projeto está em linha com o posicionamento da rede, que foi pioneira no varejo a criar um programa de reciclagem em suas lojas. Nossos clientes já nos reconhecem como um local que oferece oportunidades para o descarte correto de resíduos recicláveis. E, a ampliação desse serviço, por meio dessa parceria, reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento de ações que têm como objetivo promover o consumo consciente e atitudes responsáveis”. 

 

A Plastivida tem se empenhado para ampliar o alcance da informação sobre a reciclabilidade desse material. “Essa é uma ação educativa, que reforça a informação de que o EPS é um plástico e que pode ser reciclado, se transformando em novos materiais com valor de mercado, gerando emprego e renda, além de preservar o meio ambiente”, afirma Bahiense. 

 

Entre as ações educativas realizadas pelo Comitê do EPS, como o Projeto com o Pão de Açúcar, foi desenvolvido e está disponível o Manual de Orientação para Cooperativas sobre a revalorização e reciclagem de EPS, “com o objetivo de ampliar ainda mais o ciclo de coleta e reciclagem, que reintroduz o EPS no mercado”, completa Bahiense. 

 

Os endereços das lojas do Pão de Açúcar em São Paulo com os pontos de coleta são:

 

·         Cerro Corá - Rua Bairi, 435

·         Panamericana I - Praça Panamericana, 217

·         Panamericana II - Praça Panamericana, 190

·         Teodoro – Rua Teodoro Sampaio, 1933

·         Rebouças - Rua Alves Guimarães, 50 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Plastivida

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

22/11/2019 15:29 - São Paulo, maior cidade do Brasil, se arma contra os… canudinhos
21/11/2019 13:30 - Comércio de SP recebe bem projeto para proibição de plástico na cidade
21/11/2019 13:26 - Os ensaios em sacolas plásticas
19/11/2019 13:08 - Food in nude: os supermercados da Nova Zelândia que se despediram do plástico
19/11/2019 13:06 - Estudante cria canudos comestíveis
19/11/2019 13:05 - Respondendo a demanda por mais alimentos, carnes sintéticas ganham mercados
18/11/2019 12:49 - Mais sustentável: primeira carne “à base de ar” é criada no mundo
14/11/2019 17:17 - Pesquisa mostra que consumidor busca por embalagens sustentáveis
13/11/2019 13:15 - Budweiser será 100% produzida e distribuída com energia limpa no Brasil
08/11/2019 15:17 - SP- Lei proíbe copo e prato de plástico em estabelecimentos comerciais

Veja mais >>>