Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

06/09/2016 11:14 - Frente parlamentar quer criação de lei de incentivo à reciclagem

Apesar de ser um assunto que envolve duas importantes áreas como a do meio ambiente e a da economia, a reciclagem ainda não atingiu seu pleno potencial no Brasil. Uma das propostas que visa mudar esse cenário é a criação da uma lei de incentivo a essa prática, nos moldes das regras que apoiam o esporte e a cultura.
 
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), revela que está sendo elaborado um projeto de lei para qualificar o setor e permitir a aquisição de equipamentos para realizar a reciclagem de resíduos. A nova norma possibilitará que as empresas que invistam e apoiem ações nessa área abatam esses gastos de seus tributos. "Como é a Lei Rouanet, você aprova o projeto, sai para fazer a captação de recursos, e as companhias que fizeram as doações podem deduzir dos impostos", detalha.
 
De acordo com o deputado, a proposta foi apresentada ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV-MA), que solicitou que fosse feita uma minuta do projeto de lei, que será repassada à pasta (já que a iniciativa precisa partir do Executivo). Gomes estima que o documento possa ser encaminhado até o início de dezembro. O presidente da Frente Parlamentar argumenta que há muitos obstáculos que precisam ser superados pelo setor. Um deles, conforme o parlamentar, é a existência dos chamados "lixões", que acabam inviabilizando o reaproveitamento de muitos rejeitos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, estipulava o término dos lixões até agosto de 2014, porém esse cronograma não foi cumprido.
 
Outro empecilho é que a carga tributária sobre a matéria-prima virgem é igual ao do item reciclado. Gomes defende que é preciso desonerar o material que é reaproveitado e diminuir a taxa de importação de tecnologias que viabilizem a utilização de materiais reciclados. O deputado sugere ainda a criação de uma linha de financiamento diferenciada do Bndes para essa cadeia.
 
Gomes informa que, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são movimentados no Brasil, anualmente, cerca de R$ 12 bilhões com a reciclagem, propiciando emprego para 1,4 milhão de pessoas. Esse montante poderia ser bem maior, já que o País recicla apenas 3% das 78,6 milhões de toneladas de lixo geradas. O deputado acrescenta que a demanda por produtos reciclados é baixa, porque são, em média, 30% mais caros do que os feitos com matéria-prima virgem. "O preço é mais elevado, pois a produção é menor, na medida em que aumentar a escala, o custo baixará."
 
Fonte: Jornal do Comércio de Porto Alegre 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/12/2019 12:41 - Coca-Cola substitui plástico por papel cartão em multipacks na Europa
27/11/2019 12:47 - Embrapa lança revista da Turma da Mônica sobre consumo sustentável
22/11/2019 15:29 - São Paulo, maior cidade do Brasil, se arma contra os… canudinhos
21/11/2019 13:30 - Comércio de SP recebe bem projeto para proibição de plástico na cidade
21/11/2019 13:26 - Os ensaios em sacolas plásticas
19/11/2019 13:08 - Food in nude: os supermercados da Nova Zelândia que se despediram do plástico
19/11/2019 13:06 - Estudante cria canudos comestíveis
19/11/2019 13:05 - Respondendo a demanda por mais alimentos, carnes sintéticas ganham mercados
18/11/2019 12:49 - Mais sustentável: primeira carne “à base de ar” é criada no mundo
14/11/2019 17:17 - Pesquisa mostra que consumidor busca por embalagens sustentáveis

Veja mais >>>