Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

14/09/2015 11:44 - Dow quer atrair aporte em tratamento de água

Tecnologias avançadas para filtragem têm atraído gestores públicos e empresas de saneamento, mas as dificuldades financeiras e burocráticas travam o investimento, afirma gerente da divisão

Com a crise hídrica, a divisão de tratamento de águas da Dow Química tem notado um interesse maior pelas soluções de alta tecnologia desenvolvidas pela empresa. Mas ainda considera insatisfatório o volume de contratos efetivamente fechados na área.

O líder comercial e gerente de marketing do setor de filtros da empresa, Renato Giani, conta que desde que o risco de racionamento de água se instalou, no começo do ano, a empresa passou a receber diversos gestores públicos e representantes de companhias de abastecimento de água interessados nos produtos. Segundo ele, entretanto, os entraves financeiros e burocráticos travam as negociações. "Nós temos visto muitos curiosos, mas para alguns agentes a obtenção de recursos para investir em uma nova planta de tratamento é difícil, o que os leva a ficar acomodados nos processos antigos que possuem", diz.

Mesmo as regras de concessão, que valorizam mais o preço final do projeto do que a qualidade da água oferecida, pesam sobre esse mercado, que exige um investimento inicial maior. Segundo o executivo, os custos de instalação de uma unidade de ultrafiltração por membranas, por exemplo, são 10% maiores do que os de implantação de um sistema por filtros de areia e químicos. No entanto, as economias na operação, com redução do consumo de energia elétrica, insumos e a redução dos volumes de lodo podem chegar a 40%, afirma Giani. O retorno do total investido em um projeto do tipo seria pago em até 6 anos.

Cada módulo de ultrafiltração permite o tratamento de um litro de água por segundo, o que permitiria às companhias de água acelerarem seus processos e oferecerem mais em menos tempo, garante o executivo. "Não falta água, mas sim tratamento e o aproveitamento eficiente dos nossos recursos", avalia o gerente.

Para ele, o desenvolvimento de novos modelos de negócios seria uma das saídas para esse entrave. Ele sugere a promoção de parcerias público-privadas (PPP) ou licitações no setor de saneamento para promover as novas soluções. Falta ainda uma linha de financiamento exclusivo que facilite os investimentos em tecnologias para melhorar ao tratamento e a distribuição hídrica, opina.

Outra sugestão seria desenvolver um modelo de indústrias que se dispusessem a servir como incentivadoras das soluções. Ele dá como exemplo o setor de higiene pessoal, que pode investir na empreitada para garantir o fornecimento de água limpa que é usada pelos seus consumidores.

Hoje, a Dow Química tem membranas de filtragem em duas plantas de tratamento de água para abastecimento público em São Paulo. Em Bertioga, o grupo instalou sua tecnologia em uma estação capaz de filtrar cem litros de água por segundo, suficientes para atender 55 mil habitantes diariamente. O segundo empreendimento, localizado na região do Jardim São Lourenço, no litoral, abastece toda a população.

A companhia disponibiliza duas tecnologias na área, a ultrafiltração por membranas e a osmose reversa. A primeira foi desenvolvida para o tratamento de água poluída. A segunda serve à transformação de água do mar em potável.



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/10/2019 11:59 - Cerveja Carlsberg lança primeira garrafa de papel do mundo
17/10/2019 11:48 - Uso de canudo pode gerar multa de até R$ 5,3 mil
17/10/2019 11:45 - Consumo consciente ainda é desafio para brasileiros
15/10/2019 12:05 - Unilever vai reduzir uso de embalagens plásticas
15/10/2019 12:05 - Estabelecimentos comerciais do Pará tem prazo para parar de usar sacolas plásticas
14/10/2019 16:42 - Plastivida e Pão de Açúcar lançam Projeto de Reciclagem do Isopor®
14/10/2019 12:07 - Consumidor do varejo busca por marcas sustentáveis
10/10/2019 11:40 - Sustentabilidade é a terceira principal preocupação do consumidor, diz estudo
09/10/2019 17:09 - Coca-Cola produz primeiras garrafas com plástico retirado dos oceanos
09/10/2019 11:50 - Sustentabilidade: empresas se engajam no combate as mudanças climáticas

Veja mais >>>