Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

03/08/2015 12:05 - Saquinhos para hortifrútis viram novas 'sacolas grátis'

                                     Consumidores criaram a alternativa para não ter de pagar por recicláveis



A necessidade de pagar pelas novas sacolinhas plásticas costuma gerar queixas mal-humoradas nos supermercados. "É péssimo" diz a aposentada Yara Rossi, 68. "Tem coisa pior estragando o ambiente", declara a analista de sistemas Maria Aparecida Ornellas, 58. A novidade é que, agora, parte dos consumidores não só reclama como também busca alternativas para driblar o pagamento.

Por determinação da prefeitura, desde maio o comércio está proibido de oferecer sacolinhas de plástico brancas. Somente as de cor verde e cinza, feitas com materiais renováveis, podem ser disponibilizadas. Cabe aos comerciantes decidir se vão cobrar ou não por elas.

Para evitar comprar as sacolas, muitas pessoas estão levando recipientes próprios para carregar as compras. Outras adotaram uma alternativa: o saquinho transparente do setor de hortifrútis.
"Às vezes, embalam a compra toda com os saquinhos", conta o empacotador Alan de Oliveira, de um supermercado da zona oeste.A vendedora Mildreds Montovane é uma das que adotaram a prática.
"Evito ir aos supermercados que não dão as novas sacolinhas. Quando vou, pego as de plástico transparente para substituir", diz.

No Walmart da Barra Funda (zona oeste), a reportagem encontrou três clientes que transformaram os saquinhos em algo parecido com uma sacola: amarraram dois deles, encheram de produtos e os seguravam por um nó.O supervisor de loja Marcos César, 40, afirma que os clientes estão colocando tudo dentro dos saquinhos: salgados, leite, iogurte.Uma operadora de caixa que não quis ser identificada afirmou que não há instrução do supermercado para conter o uso dos saquinhos.

PROIBIÇÃO

Mas já há lugares que proíbem. No Futurama da Lapa (zona oeste), o gerente Antônio de Sousa, 60, tomou uma atitude para coibir a prática.Nas sete unidades do supermercado na capital paulista, nada de saquinhos de plástico para produtos que não sejam do hortifrúti."Se deixarmos isso acontecer, saímos da essência da ideia, que é a reciclagem. Não estamos interessados em vender sacolas, e sim em ensinar as pessoas a usá-las corretamente", conta.

Sousa diz que, no começo, a proibição foi motivo de discussões no supermercado."A gente fala para os caixas explicarem com gentileza para o cliente. Já tive que conversar pessoalmente com alguns e mostrar que não era correto, mas agora já estão acostumados", diz.

A prefeitura informou que consumidores e comerciantes passam por uma "adaptação" à nova regra e, eventualmente, podem receber orientações ou advertências sobre a utilização dos saquinhos.



Veículo: Jornal Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

15/10/2019 12:05 - Unilever vai reduzir uso de embalagens plásticas
15/10/2019 12:05 - Estabelecimentos comerciais do Pará tem prazo para parar de usar sacolas plásticas
14/10/2019 16:42 - Plastivida e Pão de Açúcar lançam Projeto de Reciclagem do Isopor®
14/10/2019 12:07 - Consumidor do varejo busca por marcas sustentáveis
10/10/2019 11:40 - Sustentabilidade é a terceira principal preocupação do consumidor, diz estudo
09/10/2019 17:09 - Coca-Cola produz primeiras garrafas com plástico retirado dos oceanos
09/10/2019 11:50 - Sustentabilidade: empresas se engajam no combate as mudanças climáticas
08/10/2019 12:27 - Sustentabilidade ganha espaços nas práticas da indústria e varejo
07/10/2019 11:54 - Café em cápsula impacta 14 vezes mais o meio ambiente
03/10/2019 12:03 - 5 Dicas para compras de supermercado ecologicamente corretas

Veja mais >>>