Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

12/05/2015 12:05 - CE: Varejo da Capital apoia política de resíduos sólidos

Na manhã de ontem, houve a primeira fiscalização para o cumprimento da nova lei em Fortaleza



O prefeito Roberto Cláudio consolidou ontem o apoio do varejo à Política Municipal de Resíduos Sólidos sancionada na semana passada pelo executivo municipal. Ele palestrou para empresários do setor durante o 2º Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), abordando os impactos da nova legislação, que a partir da próxima segunda-feira (18), poderá aplicar multas de até R$ 18 mil a grandes geradores de lixo, que produzem acima de 100 litros/dia.

A palestra ocorreu simultaneamente à primeira fiscalização educativa relativa à nova legislação, em estabelecimentos comerciais da Praia do Futuro. A operação reuniu trinta fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) - órgão vinculado à Prefeitura da Capital.

Conforme o prefeito, a coleta atual de resíduos sólidos na Capital é um sistema ineficiente, já que a coleta especial urbana cresce exponencialmente a cada ano, tendo aumentado 823% de 2005 a 2014. Os números, segundo ele, justificam a necessidade da implantação da Política Municipal de Resíduos Sólidos, que envolve treze ações de curto, médio e longo prazos, até dezembro de 2016, para a melhoria da limpeza urbana na cidade.

Para Roberto Cláudio, essa não pode ser uma política exclusiva da Prefeitura de Fortaleza, mas de toda a cidade. "São ações que abordam o problema com criatividade e inovação, mas só terão resultado em massa, com o devido engajamento das associações, dos militantes, daqueles que trabalham na produção dos resíduos. O prejuízo do lixo é coletivo, mas o benefício também. Essa é uma luta de todos nós e com envolvimento, consciência e determinação terá resultado", frisou.

Segundo ele a ideia é criar uma nova cultura em relação ao lixo da cidade. "Multar é a última instância. Queremos criar uma nova responsabilidade coletiva da cidade, principalmente dos grandes geradores, em relação ao lixo que é produzido", explicou. A nova Lei dos Resíduos sólidos de Fortaleza prevê que os geradores que produzem acima de 100 litros/dia devem ter uma coleta particular, que destina esse lixo para o aterro sanitário na região metropolitana de Caucaia.

Comportamento

Para o presidente da CDL, Severino Neto, tanto empresários e cidadãos devem dar um crédito à Prefeitura para que haja uma mudança de comportamento de toda a população "o mais rápido possível". "Não só apoiamos como participamos desse processo que prevê a mudança de cultura da cidade em relação a seus resíduos sólidos. Nosso setor está engajado. A gente apoia que seja aplicada multa para quem está trabalhando errado", reforça.

De acordo com o superintendente da Agefis, Marcelo Pinheiro, na ação de ontem os fiscais aplicaram apenas uma política pedagógica aos estabelecimentos comerciais, mas adiantou: "Dia 18 de maio começará, efetivamente, a autuação".Segundo ele, essa será uma semana educacional. "Estamos com uma equipe de 30 fiscais, trabalhando em 49 bairros da cidade, compreendido em três regionais", disse.



Veículo: Diário do Nordeste

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

15/10/2019 12:05 - Unilever vai reduzir uso de embalagens plásticas
15/10/2019 12:05 - Estabelecimentos comerciais do Pará tem prazo para parar de usar sacolas plásticas
14/10/2019 16:42 - Plastivida e Pão de Açúcar lançam Projeto de Reciclagem do Isopor®
14/10/2019 12:07 - Consumidor do varejo busca por marcas sustentáveis
10/10/2019 11:40 - Sustentabilidade é a terceira principal preocupação do consumidor, diz estudo
09/10/2019 17:09 - Coca-Cola produz primeiras garrafas com plástico retirado dos oceanos
09/10/2019 11:50 - Sustentabilidade: empresas se engajam no combate as mudanças climáticas
08/10/2019 12:27 - Sustentabilidade ganha espaços nas práticas da indústria e varejo
07/10/2019 11:54 - Café em cápsula impacta 14 vezes mais o meio ambiente
03/10/2019 12:03 - 5 Dicas para compras de supermercado ecologicamente corretas

Veja mais >>>