Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

10/02/2015 10:35 - Energia preocupa grandes redes supermercadistas

Com a possibilidade cada vez maior de o país enfrentar, já nos próximos meses, uma crise no sistema elétrico, com ocorrência de apagões e cortes de energia, muitos setores da economia que têm grande demanda por eletricidade estão se mobilizando na tentativa de evitar prejuízos. É  o caso dos supermercadistas mineiros. Grandes redes presentes no Estado estão se modernizando, investindo na compra de geradores e na troca de equipamentos, apostando cada vez mais na sustentabilidade.

ɐ o caso da rede Bahamas, com sede em Juiz de Fora (Zona da Mata), que possui 33 lojas no Estado, espalhadas por 11 cidades. De acordo com o proprietário do grupo, Jovino Campos Reis, estão sendo feitos investimentos em todas as unidades da rede visando à economia de energia.

"O uso de geradores é uma prática comum do setor, já que seu uso nos horários de pico gera desconto na conta de luz. Mas nós não tínhamos o equipamento em todas as lojas e agora estamos colocando até nas menores", afirmou.

Além disso, o empresário está trocando a iluminação antiga dos estabelecimentos por modernas lâmpadas de LED. "Apesar de ser um investimento alto, vale a pena. Além de serem infinitas vezes mais econômicas do que as comuns, amarelas, e até mesmo as frias, elas duram muito mais. Em dois anos já teremos o retorno desse aporte".

Reis disse, ainda, que as novas lojas Bahamas previstas para serem inauguradas neste ano estão sendo planejadas de forma a serem o mais sustentáveis possível, com aproveitamento maior da luz natural e economia também de água. "Mas isso apenas não é o suficiente. Estamos também treinando nossos funcionários para que se tornem mais conscientes. Se a crise vier mesmo, estaremos mais preparados para enfrentá-la", ressaltou.


Exemplo - Um bom exemplo a ser seguido é o do supermercado Verde Mar, presente na Capital e região metropolitana, que investiu em um projeto ecologicamente sustentável em sua unidade no Jardim Canadá, em Nova Lima. A loja é o primeiro supermercado da América Latina a utilizar somente gás carbônico (CO2) comprimido para alimentar geladeiras e aparelhos de ar-condicionado. O CO2 substitui totalmente o Hidro Flúor Carbono (HFC) e o resultado é a redução à zero da emissão de poluentes, uma vez que o CO2 comprimido é cerca de 1,4 mil vezes menos poluente que o HFC.

Paralelamente a essa ação, a loja foi toda equipada com lâmpadas LED que além de consumir menos energia, evita a oxidação de alimentos. Com isso, há uma economia de 25% no consumo de energia da unidade em relação às outras lojas do Verdemar. O supermercado também possui um sistema de coleta de água de chuva e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), cuja meta é reciclar 80% do líqüido usado em seu abastecimento.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/10/2019 11:59 - Cerveja Carlsberg lança primeira garrafa de papel do mundo
17/10/2019 11:48 - Uso de canudo pode gerar multa de até R$ 5,3 mil
17/10/2019 11:45 - Consumo consciente ainda é desafio para brasileiros
15/10/2019 12:05 - Unilever vai reduzir uso de embalagens plásticas
15/10/2019 12:05 - Estabelecimentos comerciais do Pará tem prazo para parar de usar sacolas plásticas
14/10/2019 16:42 - Plastivida e Pão de Açúcar lançam Projeto de Reciclagem do Isopor®
14/10/2019 12:07 - Consumidor do varejo busca por marcas sustentáveis
10/10/2019 11:40 - Sustentabilidade é a terceira principal preocupação do consumidor, diz estudo
09/10/2019 17:09 - Coca-Cola produz primeiras garrafas com plástico retirado dos oceanos
09/10/2019 11:50 - Sustentabilidade: empresas se engajam no combate as mudanças climáticas

Veja mais >>>