GPA: programa assegura alto padrão de qualidade e respeito à legislação nos produtos hortifruti

Leia em 2min 50s

Para assegurar a segurança alimentar dos clientes e garantir que seus fornecedores produzam e usam agrotóxicos de acordo com exigido pela legislação brasileira, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) oferece desde 2008 o programa Qualidade Desde a Origem (QDO). A iniciativa é alinhada ao Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos (PARA) da ANVISA e mapeia, em um sistema online, todos os quesitos de qualidade solicitados pelo Grupo, como nota de auditoria, nota de inspeção de recebimento e resultados de análise de resíduos de agrotóxicos, em todos os estados onde o Grupo atua.


Além disso, as lojas das redes Extra e Pão de Açúcar oferecem sortimento em produtos orgânicos (livres de agrotóxicos), totalizando mais de 700 itens cadastrados, como cenoura, pimentão, morango e alface - todos certificados por uma das certificadoras autorizadas pelo Ministério da Agricultura, adequando-se ao Decreto 7.048/2009, e possuindo a autorização para o uso do selo SisOrg.


Com a plataforma online do QDO, o consumidor tem um conjunto de ações que monitoram a sanidade dos alimentos adquiridos nas redes Extra e Pão de Açúcar. E, por fim, pode consultar a origem deste produto em qualquer loja, uma vez que cada produto conta com um QR Code em que, por meio do celular ou site, é possível acessar a uma plataforma online e obter diversos dados do produto, como origem, trajeto até a loja e relatórios do uso de agrotóxicos.


Já o fornecedor consegue acompanhar todo o desempenho e identificar não conformidades, como e porque ocorrem e para cada caso, propor ações corretivas atuando diretamente na melhoria da cadeia não só para a relação com o GPA, mas também para toda relação desse produtor com o varejo. Para isso, o GPA conta com uma equipe técnica formada por agrônomos, biólogos, nutricionistas, veterinários e especialistas em qualidade que faz todo o desenvolvimento do fornecedor no campo.


Com 681 fornecedores ativos, e cerca de 90% do total de FLV rastreado e monitorado, o programa tem auxiliado nos resultados operacionais do GPA. Do total de FLV entregues diariamente nos Centros de Distribuições da companhia, a taxa de devolução era de 4,43% em 2009 (um ano de implantação do programa). No ano seguinte, a taxa ficou em 3,2%, uma queda de mais 25%. Além disso, o alto padrão de qualidade em produtos exigido pelo QDO também se reflete em aumento de vendas: comparado com 2010, ano passado a companhia cresceu aproximadamente 19%.


"Trabalhamos com o desenvolvimento do fornecedor para que ela atenda aos nossos critérios de qualidade e se adeque às legislações existentes para resíduos de agrotóxicos. Ocorrem suspensões de compras por tempo determinado nos casos em que são encontrados resíduos de agrotóxicos acima do permitido até que o fornecedor nos comprove sua adequação aos limites mínimos permitidos por lei. A suspensão definitiva somente ocorre quando o fornecedor utiliza produtos proibidos por lei", afirma a Diretora Comercial do GPA, Mariangela Ikeda.


Em sua primeira fase, o QDO incluiu o setor de frutas, legumes, verduras e, desde o inicio de 2013, se estende a 100% das carnes bovinas nas redes Pão de Açúcar e Extra de todo o país, totalizando mais de 615 lojas participantes.




Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Pão de Açúcar

 


Veja também

Brasil e Japão estudam parceria para desenvolver cidades inteligentes

Objetivo é elaborar políticas públicas que incentivem o desenvolvimento de soluções e...

Veja mais
Baumgarten lança Hangpack com materiais sustentáveis

Para cumprir com uma das diretrizes da Baumgarten Gráfica, sustentabilidade, a empresa oferece ao mercado mais um...

Veja mais
Abertas as inscrições para o projeto piloto de redução de HCFC nos supermercados

Interessados podem se inscrever até o dia 30 de novembro. Serão selecionadas cinco lojas, uma em cada regi...

Veja mais
Setor investe para ampliar índice de reciclagem de latas

Enquanto a reciclagem de latas de alumínio chega a quase 98%, a de latas de aço atinge índice de ap...

Veja mais
Paraná edita decreto que dispõe sobre a responsabilidade da destinação dos medicamentos em desuso

  O Estado do Paraná editou o Decreto nº 9.213 (veja abaixo a íntegra) dispondo sobre a respons...

Veja mais
Pecuaristas querem investir em sustentabilidade

A adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono na pecuária foi tema central da ú...

Veja mais
ACATS e Fecomércio promovem 3º Fórum Internacional Varejo Lixo Zero

da esq p/ dir. Adriano dos Santos - diretor do Comitê Sustentabilidade ABRAS, Atanazio dos Santos Netto, president...

Veja mais
Entrega voluntária em ponto do varejo ganha mais volume

Convencer o consumidor a levar para um supermercado o lixo reciclável que acumulou em casa parecia uma ideia fada...

Veja mais
Tirol lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

A empresa investiu mais de 4% do seu lucro em proteção ambiental e ações nas comunidades de ...

Veja mais