ACATS e Fecomércio promovem 3º Fórum Internacional Varejo Lixo Zero

Leia em 3min 50s

Forumlixozero
da esq p/ dir. Adriano dos Santos - diretor do Comitê Sustentabilidade ABRAS, Atanazio dos Santos Netto, presidente da ACATS, Susana Ferraz - coordenadora do Comitê Sustentabilidade ABRAS, Antonio Carlos Poletini - diretor executivo da ACATS, Rodrigo Sabatini- presidente do Instituto Lixo Zero Brasil e Gean Loureiro - presidente da Fundação do Meio Ambiente de SC
A Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e a Fecomércio/SC, com apoio do Instituto Lixo Zero Brasil, promoveram a terceira edição do Fórum Internacional Varejo Lixo Zero. As principais abordagens do Fórum foram a Política Nacional de Resíduos Sólidos e implantação da Logística Reversa, bem como estratégias de gestão dos resíduos sólidos por meio da apresentação de cases nacionais e internacionais.


Na abertura do evento, o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Atanázio dos Santos Netto, destacou que considera fundamental que o segmento do varejo em geral dê foco e atenção a todo processo de ajustamento que as estruturas internas das empresas terão que fazer para cumprirem as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, especialmente o cumprimento dos prazos que a lei obriga. "A mudança vem com força de lei, mas deve ser encarada como uma mudança de cultura das empresas para um enfoque sustentável e ecologicamente correto de todas as etapas de suas operações, porque este é um caminho sem volta para todos os setores da sociedade" - disse Atanazio.



O diretor do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e também presidente da Câmara Supermercadista da Fecomércio-SC, Adriano Manoel dos Santos, destacou que o melhor exemplo surgiu de forma pioneira em Santa Catarina, o Projeto Sustentável Supermercado Lixo Zero, implementado pela Associação Catarinense de Supermercados e que serve de parâmetro para que seja implantado também em todas as entidades estaduais filiadas à ABRAS.


"Hoje, na ABRAS, além da Política Nacional de Resíduos Sólidos e dos trabalhos para implementação dos sistemas de logística reversa, demandas na área de sustentabilidade, existem outros projetos em andamento como o trabalho pela redução de sacolas plásticas, o projeto Carne Legal, o Programa Brasileiro de Redução do Uso do Gás HCFC e também o Programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos, o RAMA", afirmou Santos.


As presenças estrangeiras foram dos americanos Richard Anthony, presidente do Zero Waste International Alliance e Leslie Lukacs, e dos italianos Enzo Favoino e Giorgio Del Ghingaro.


A coordenadora do Comitê Sustentabilidade da ABRAS, Susana Ferraz, apresentou o atual quadro sobre os acordos setoriais para a implantação da logística reversa, nas cinco cadeias: embalagens de óleo, resíduos de medicamentos, lâmpadas, eletroeletrônicos e embalagens em geral e destacou o andamento das discussões nos GTTs, metas e os impactos para as empresas do setor supermercadista.


Sobre a implementação da logística reversa Susana destacou que "os supermercados têm seu papel e sua responsabilidade, como todos os outros setores, mas é importante que os sistemas de coleta seletiva sejam implantados pelas prefeituras para que as ações do setor sejam bem implementadas".


Já presidente da Fundação do Meio Ambiente do Governo de Santa Catarina (Fatma), Gean Loureiro destacou pontos sobre a Lei de Resíduos Sólidos e atuação da Fatma na aprovação de projetos ambientais em Santa Catarina.



Dois cases da iniciativa privada, na indústria e no varejo, foram apresentados neste fórum. A indústria foi representada pela Vonpar (Coca-Cola ) empresa que fabrica e distribui bebidas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, case demonstrado em três etapas por Nadja Elias Bittar, Leandro Medeiros e Léo Voigt.


O varejo contou com a participação do Supermercado Angeloni, a maior rede de supermercados de Santa Catarina e 10ª do Ranking ABRAS, que mostrou o estágio evolutivo do processo de descarte correto de resíduos que a empresa gradativamente implanta em toda a sua rede, por meio do responsável técnico, Luciano Nascimento.



SEMANA LIXO ZERO


O Fórum Internacional Varejo Lixo Zero integrou a Semana Lixo Zero, organizada por diversas entidades de Florianópolis e pelo Instituto Lixo Zero Brasil. No final do evento, Richard Anthony e Rodrigo Sabatini, presidentes, respectivamente, da Zero Waste International Alliance e do Instituto Lixo Zero Brasil certificaram a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), a Fecomércio-SC e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) pelo empenho e as iniciativas pioneiras na direção de conceitos sustentáveis preconizados pelo Lixo Zero.


Fonte: Assessoria de Comunicação ACATS/Portal ABRAS

 


Veja também

Entrega voluntária em ponto do varejo ganha mais volume

Convencer o consumidor a levar para um supermercado o lixo reciclável que acumulou em casa parecia uma ideia fada...

Veja mais
Tirol lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

A empresa investiu mais de 4% do seu lucro em proteção ambiental e ações nas comunidades de ...

Veja mais
Embalagens de cremes da Luvex são produzidas com material sustentável

O plástico verde da Braskem chega às novas embalagens desenvolvidas pela Zandei para o creme protetor para...

Veja mais
Solazyme inicia produção para atender Unilever

A Solazyme prevê iniciar a produção de óleos renováveis a base de microalgas em grande...

Veja mais
Limppano lança campanha "Lixo na praia é um saco" no Rio de Janeiro

Parceria com movimento de voluntários apaixonados pela capital carioca vai distribuir sacos de lixo e incentivar ...

Veja mais
Executivos do varejo supermercadista falam sobre compra de carne na Amazônia

A política de compras para a Amazônia é um dos temas do painel sobre o mercado e a preservaç&...

Veja mais
Ministério do Meio Ambiente publica edital para o descarte adequado de medicamentos usados

O Ministério do Meio Ambiente divulgou o edital de chamamento para o acordo setorial de logística reversa ...

Veja mais
Korin lança primeira sopa instantânea orgânica certificada

Nova linha de sopas preza pelo naturalíssimo: contém apenas o sódio natural dos ingredientes, tem s...

Veja mais
Walmart: resíduos das lojas vão para compostagem e viram novos produtos

O Walmart encontrou uma opção criativa para o destino dos resíduos orgânicos e apresenta uma ...

Veja mais