Idade mínima do INSS pode ficar acima de 65 anos

Leia em 2min 30s

Proposta de reforma da Previdência prevê aumento caso expectativa de vida dos brasileiros cresça ao longo dos anos


Rio - Aumento da expectativa de vida do brasileiro fará com que segurados do INSS trabalhem mais para se aposentar. De acordo com o IBGE, que verifica anualmente o índice da tábua de mortalidade — que serve como base para calcular o fator previdenciário — a expectativa de vida ao nascer cresce 58 dias a cada ano.

Por conta disso, a proposta de reforma da Previdência que o presidente Michel Temer enviará ao Congresso depois do segundo turno das eleições, prevê o aumento da idade mínima para além dos 65 anos que deverão ser fixados inicialmente, com a mudança de regras.

O texto, elaborado pela equipe técnica do governo, propõe uma espécie de gatilho que permitirá aumentar a idade mínima à medida que também subir o tempo médio de sobrevida (a quantidade de anos de vida depois da aposentadoria).

A “calibragem” evitaria a necessidade de discutir novos projetos de reforma previdenciária acompanhando o envelhecimento da população do país. Caberá a Temer, no entanto, a decisão de deixar ou retirar esse dispositivo da proposta de reforma. Os técnicos, porém, defendem o instrumento para que os efeitos da reforma, de alto custo político, sejam de longa duração.

A fórmula para o acionamento do gatilho da idade leva em conta mais de um cenário, mas ainda o intervalo que levará ao aumento ainda não está definido. Atualmente, a expectativa de sobrevida para quem tem 65 anos é de 18 anos. De um ano para o outro, esse número chega a aumentar dois meses e meio.

Hoje, no Brasil, é possível se aposentar por idade ou por tempo de contribuição. Pela regra, é permitido requerer a aposentadoria com 65/60 anos (homens/mulheres) se o trabalhador tiver pelo menos 15 anos de contribuição. Na aposentadoria por tempo de contribuição, não há idade mínima. A regra diz que é preciso ter 35/30 anos (homens/mulheres) de contribuição.

O projeto de reforma também eleva o tempo mínimo de contribuição (atualmente de 15 anos para a aposentadoria por idade) para 25 anos) e vincula o pagamento integral do benefício a período maior de contribuições.

Para ter direito à aposentadoria integral, no caso de 25 anos, serão necessários 50 anos de contribuição. As novas regras valeriam para homens com menos de 50 anos e mulheres com menos de 45 anos. Acima dessa idade, será preciso trabalhar 40% ou 50% a mais no tempo que falta para a aposentadoria integral.

Segurado agenda perícia


Os primeiros segurados do INSS no Rio que receberam carta do pente fino em auxílios-doenças concedidos há mais de dois anos já agendaram revisões de perícias.

De um total de 368 correspondências enviadas a partir de 14 de setembro no município, segundo fonte do instituto em Brasília, foram registrados 127 agendamentos de exames. Ainda conforme a fonte, a leva inicial de marcações foi registrada até a última terça-feira. No total, 4.078 segurados são alvo do pente-fino no estado e receberão carta em casa.

 

Fonte: Jornal O Dia


Veja também

Marcas de café são reprovadas

De 241 amostras analisadas em Minas pelo Procon, 30,7% são impróprias para o consumo O café &eacut...

Veja mais
Presente do Dia das Crianças terá tíquete médio de R$ 75

Sondagem revela que 62% dos entrevistados devem presentar na data. Brinquedos são a preferência Uma sondag...

Veja mais
Pesquisa aponta inflação de 5,33% no preço dos artigos de limpeza

Destaque foi para o quilo do sabão em pó, com elevação de 12,09%.Grupo de higiene pessoal ta...

Veja mais
RMPA ultrapassa a barreira de 200 mil desempregados

Voltou a aumentar, em agosto, o contingente de desempregados na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). No m...

Veja mais
Com baixa liquidez, arroz em casca se desvaloriza

O mercado de arroz em casca no Rio Grande do Sul apresentou baixa liquidez na última semana. Segundo pesquisadore...

Veja mais
Índia poderá importar 1 mi de tonelada de açúcar em 2016/17

A Índia, maior consumidor global de açúcar, deverá importar 1 milhão de toneladas do ...

Veja mais
Previdência pode ter gatilho para idade mínima superar 65 anos

Proposta prevê que o piso da idade para se aposentar aumente à medida que cresça a sobrevida da popu...

Veja mais
Dia das Crianças não anima o comércio

Setor em Belo Horizonte estima queda de 10,22% no valor do tíquete médio com presentes neste ano  O ...

Veja mais
Maior interesse de venda pressiona as cotações do trigo no mercado

Com o início da colheita de trigo da nova safra no estado de São Paulo e o avanço das atividades no...

Veja mais