Whirlpool usa intercâmbio para atrair novos talentos

Leia em 3min

São Paulo - Cada vez mais as empresas investem nos programas de treinamento para atrair novos talentos. Mas a Whirlpool foi ainda mais longe e incluiu até um intercâmbio internacional no pacote. No novo modelo, os participantes que mais se destacam durante o programa são enviados para uma das unidades da gigante mundial dos eletrodomésticos fora do País.

A seleção para o chamado Summer Job, intercâmbio no qual os jovens ficam três meses em uma das fábricas da dona das marcas Brastemp e Consul no Brasil, é feita com base no desempenho ao longo do trainee no País, afirma a diretora de recursos humanos da Whirlpool, Andrea Clemente.

"Essa é uma seleção bem criteriosa, pois enviamos apenas os jovens que realmente se destacam", diz ela. O número de participantes enviados para o summer job varia de um a três por ano, enquanto o programa de trainee recebe de 15 a 30 participantes todo ano.

"O programa é flexível e, por isso, o número de aprovados varia, porque não queremos deixar talentos de fora", conta.

Andrea explica que o summer job funciona como um estímulo para os participantes, além de complementar a formação dos jovens que têm emprego garantido ao voltar para o País. "Muitos dos jovens que passam pelo programa de trainee são incorporados ao quadro de funcionários da companhia. Esse é o principal objetivo, formar futuros líderes da Whirlpool. No caso dos enviados para o summer job, quando eles retornam já têm uma área para a qual serão destinados", detalha a diretora.

A escolha dos jovens enviados para o intercâmbio é feita por um grupo de gestores, durante o processo de avaliação final dos trainees.

Os projetos desenvolvidos pelos jovens nos dois anos de duração do programa são parte importante dessa avaliação. De acordo com a executiva, ao ingressar na companhia, cada participante recebe um projeto individual para trabalhar.

O exemplo mais recente foi um projeto desenvolvido por uma trainee em 2010. A iniciativa resultou no lançamento de uma máquina de bebida multifuncional, que produz dez tipos diferentes de bebidas.

A diretora de recursos humanos explica, porém, que os projetos não são criados pelos próprios jovens. "Os funcionários da Whirlpool sugerem as ideias, que são destinadas aos jovens para desenvolvimento, mas os trainees sempre têm abertura para trazer novas propostas", comenta.

A executiva lembra que, nos últimos anos, o formato do programa passou por alterações, para atender as necessidades da companhia e acompanhar a mudança no perfil dos jovens. A maior procura por oportunidades fora do País está entre as principais mudanças observadas por ela.

Diferencial

"Percebemos que os jovens valorizam cada vez mais a experiência internacional e procuram companhias que oferecem chances fora do Brasil", diz.

A preocupação com as iniciativas de sustentabilidade da empresa e o impacto social das ações também cresceu bastante nos últimos cinco anos.

"Temos visto o aumento dos os jovens que buscam um propósito na companhia e nós queremos pessoas que se identifiquem com a nossa cultura. Por isso, intensificamos ações de desenvolvimento de talentos, retorno sobre o trabalho executado e reconhecimento de resultados", detalha Andrea.

A presidente da Cia de Talentos, Sofia Esteves, destaca que o principal diferencial do programa da Whirlpool é a capacidade de adaptação às mudanças do mercado de trabalho. "Estruturamos o programa de trainee há 12 anos e há três anos retomamos a parceria de seleção. A diferença é que hoje está claro que a companhia tem muito mais experiência sobre o que funciona e percebeu a importância de adaptar constantemente o programa. O cuidado com a imagem institucional frente a esses jovens também ajuda muito a atrair os melhores talentos", avalia.



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Metade dos varejistas não faz gestão para reduzir as contas de água e luz

Mas, para cortar custos, especialmente de eletricidade, muitos terão de investir em soluções como l...

Veja mais
Wickbold manterá bisnaguinha com marca Seven Boys

                    ...

Veja mais
El Niño dá espaço para safra recorde de grãos no Brasil

Com o salto de 7,9% em relação à última temporada, a produção nacional de gr&a...

Veja mais
Consultas de venda a prazo têm recuo de 3,2

O número de consultas para vendas a prazo do banco de dados da Confederação Nacional de Dirigentes ...

Veja mais
Inadimplência e retração atingem fornecedores da área varejista

A redução nas vendas é o principal problema enfrentado por fornecedoras de equipamentos e servi&cce...

Veja mais
Setor de embalagens tem em junho primeira alta na produção neste ano

A produção de embalagens no país cresceu 1% em junho deste ano, em relação ao mesmo p...

Veja mais
Indústria licencia marcas para ganhar visibilidade no mercado

                    ...

Veja mais
Segmento de vestuário tem cenário desafiador para o segundo semestre

                    ...

Veja mais
Wickbold compra a Seven Boys para disputar liderança do setor

                    ...

Veja mais