Participação de pessoas com deficiência cresce 20% no País

Leia em 1min 30s

- A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência completou na última sexta-feira (24) 24 anos. Os dados do Ministério do Trabalho apontam que nos últimos cinco anos houve aumento de 20% na participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A medida estabelece que empresas com mais de 100 empregados devem destinar de 2% a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência. Segundo os dados do Ministério do Trabalho, em 2013, foram criados 27,5 mil empregos para pessoas com deficiência. Com o resultado, chegou a 357,8 mil o número vagas ocupadas. Os homens representam 64,84% dos empregados e as mulheres ocupam 35,16% das vagas.

A lei contribuiu para ampliar a participação dos deficientes, mas ainda é pequeno o percentual de contratações por empresas que não são obrigadas a cumprir a lei, de acordo com a auditora fiscal do trabalho, Fernanda Maria Pessoa di Cavalcanti.

"Se analisarmos os dados da Rais [Relação Anual de Informações Sociais] de 2013, 92% das pessoas com deficiência estão no mercado de trabalho por conta da Lei de Cotas porque estão em empresas com 100 ou mais empregados, que são obrigados a contratar", disse a auditora.

Fernanda sugere que para ampliar a inserção dos deficientes no mercado de trabalho é necessária à conscientização da sociedade por meio da educação e se um sistema público de oferta e vagas para os deficientes como o modelo atual do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Solução on-line

Devido à necessidade de promover encontro entre as empresas que querem ofertar vagas e os deficientes que buscam trabalho, Cláudio Tavares fundou o site Deficiente Online. Ele avalia que, ao longo dos últimos anos, o mercado de trabalho melhorou para as pessoas com deficiência que eram vistas como indivíduos sem qualificação e ocupavam principalmente, postos com baixos salários.


Veículo: Agência Brasil


Veja também

Congresso debate cenário para o leite no País

                    ...

Veja mais
Aplicativos para entregas despontam como apostas de startups brasileiras

                    ...

Veja mais
Faturamento com eletroeletrônico recua 24%

Polo Industrial de Manaus somou R$ 31,9 bilhões em faturamento nos cinco primeiros meses do ano, queda de 9,81% f...

Veja mais
Verde ameaçado

                    ...

Veja mais
Ásia puxa exportação de derivados da soja

                    ...

Veja mais
Linha branca tem queda de preços em lojas virtuais

- Levantamento do Zoom, site comparador de preços, revela que, apesar da alta de inflação que ating...

Veja mais
Setor de luxo passa ao largo da desaceleração econômica

                    ...

Veja mais
Lojas Retes repensa plano de negócios

O desenvolvimento de novas tecnologias sempre é saudado como possibilidade de novos produtos e negócios. D...

Veja mais
Agrotóxicos perigosos são maioria no Rio Grande do Sul

                    ...

Veja mais