Crescimento de supermercados em bairros muda ofertas de emprego

Leia em 1min 20s

Das mil vagas abertas em Salvador, 700 são para lojas de bairros populares.
Empresas preferem candidatos que morem perto do estabelecimento.


Do G1 BA , com informações da TV BA

O crescimento do número de supermercados em bairros afastados do centro de Salvador está mudando a oferta de empregos no setor. Das mil vagas disponíveis na capital, 700 estão em lojas de bairros populares. 

“As pessoas querem consumir perto de suas casas, porque não querem se deslocar nos engarrafamentos”, afirma Rogério Machado, consultor da Associação Baiana de Supermercados (Abase). “Então os empresários aproveitaram esta dinâmica, melhoraram os negócios que já existiam e abriram novos negócios”, acrescenta.

Com os novos negócios nos bairros, surgem também novas oportunidades de emprego. Em um estabelecimento do bairro de Nova Brasília, que possui 50 mil habitantes, 69 funcionários atendem uma média de 250 clientes por dia. Somente nos supermercados da rede, há cem vagas disponíveis em 19 lojas, com salários que variam entre R$ 800 e R$ 3 mil, por oito horas diárias de trabalho.

Sebastian Pires, morador de nova Brasília, se tornou gerente do supermercado do bairro, depois de 15 anos trabalhando em grandes redes.

“Estou muito feliz por estar aqui. Os funcionários são vizinhos, moram aqui perto, então assim fica muito mais fácil”, afirma.

Morar perto do trabalho é um ponto importante para a empresa, que economiza no vale transporte, e para o funcionário que perde menos tempo no deslocamento. De olho nestas facilidades Eduardo Soares, que atualmente está desempregado, participou nesta sexta-feira (27) de uma seleção para o cargo de repositor e saiu com bastante esperança.

“Eles dão mais oportunidades para quem mora perto”, disse com confiança.




Veículo: Portal G1


Veja também

Governo promete apoio à comercialização de milho

O Ministério da Agricultura poderá anunciar nas próximas semanas apoio à comercializaç...

Veja mais
LG supera meta e venda sobe 45% no 1ºtrimestre

A multinacional sul-coreana LG superou sua meta de vendas para o Brasil no primeiro trimestre de 2014, registrando cresc...

Veja mais
Cravando os dentes no mercado de leite no Brasil

Se não for por seu desempenho em campo, a seleção do Uruguai entrará para a crônica de...

Veja mais
Nutra Vita amplia processo de produção

De olho no crescimento do mercado de alimentos saudáveis, a Nutra Vita está apostando na ampliaç&at...

Veja mais
Vendas de distribuidores farmacêuticos crescem 16,77%

As vendas dos distribuidores de produtos farmacêuticos cresceram 16,77% de janeiro a maio deste ano na compara&cce...

Veja mais
Minério, milho e café colaboram para deflação do IPA

Na passagem de maio para junho, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), apurado pela Fundaç&ati...

Veja mais
Preço de remédios pode cair 11%

Brasília. O governo publicou na última sexta-feira a atualização da lista de substânci...

Veja mais
Índice de confiança do varejo registra forte mudança

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança do Comércio fechou o segundo trimestre de 2014 em queda de 6...

Veja mais
Galerias e hipermercados acirram a competição

A redução dos gastos iniciais incentiva quem deseja começar um pequeno negócio dentro de um ...

Veja mais