Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

08/08/2019 10:59 - O atacarejo e sua proposta de valor

O atacarejo, também designado como atacado de autosserviço ou cash and carry, se tornou um canal bem relevante no mercado brasileiro nos últimos anos e já representa 20,8% do faturamento do setor atacadista em 2018 segundo ranking ABAD realizado em conjunto com a Ac Nielsen. O canal cresceu 18,5% em 2017 e 12,3% em 2019, enquanto o total do varejo Brasil retraiu 3,5% e 2,8% respectivamente nos mesmos anos.

 

O canal atende a diversos públicos, como pequenos varejistas, transformadores de alimentos (bares, padarias e restaurantes) e consumidores finais. As famílias que se abastecem no atacarejo já representam 30,7% do faturamento do setor e se constituem como a mais relevante participação no canal.

 

Segundo a pesquisa Nielsen publicada no Ranking Abras 2019[1], apesar dos brasileiros frequentarem pelo menos oito canais para realizar suas compras mensais, o atacarejo se tornou o canal de abastecimento com uma penetração de 60% dos lares brasileiros.

 

O canal foi frequentado em média 13 vezes por ano e o tíquete médio foi ao redor de R$ 131,28 em 2018. A performance do atacarejo está ligada à crise econômica dos últimos anos e à necessidade das famílias reduzirem seus gastos com a mercearia, otimizando cada centavo de suas compras.

 

Mas nem tudo é perfeito nas lojas de atacarejo, o formato exige um esforço dos shoppers que necessitam planejamento para realizar e transportar as compras para suas casas. Além disso, se organizam para ir próximo a data do pagamento dos salários, vão em grupos e levam embalagens para acondicionar a mercadoria, pois os serviços ofertados são bem limitados. No início do mês o tempo despendido em loja é de pelo menos 2 horas. Já as filas são grandes na seção de perecíveis e no checkout. Porém o esforço pode ser recompensado pela economia obtida no tíquete.

 

Segundo a ABRAS, o crescimento do atacarejo deve se estabilizar nos próximos períodos à medida em que a economia apresentar melhoria. Será interessante observar o que vai acontecer com as compras de mercearia num cenário com o PIB em crescimento. A pergunta que fica é se a proposta de valor oferecida pelo canal vai se manter tão relevante e se os shoppers vão continuar frequentado as lojas para encher os carrinhos todos os meses.

 

Fonte: No Varejo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

22/08/2019 15:04 - Senado aprova MP da Liberdade Econômica
21/08/2019 17:12 - Reformas estruturais e MP da Liberdade Econômica são destaques na Expoagas
21/08/2019 16:51 - Presidente da ABRAS se reúne com integrantes da UNECS em São Paulo
21/08/2019 11:36 - Supermercados podem se juntar a Semana do Brasil
19/08/2019 16:16 - 38ª edição da Expoagas começa nesta terça-feira no RS
16/08/2019 18:26 - ABRAS se mobiliza para a Semana do Brasil
15/08/2019 17:23 - ABRAS reúne mais de 400 pessoas no Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício
15/08/2019 11:52 - Entenda as principais mudanças da MP da Liberdade Econômica
14/08/2019 16:07 - Setor supermercadista registra R$ 6,7 bilhões em perdas
14/08/2019 16:06 - Câmara aprova texto-base da MP da Liberdade Econômica

Veja mais >>>