Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

06/05/2019 16:51 - Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper reúne lideranças empresariais em São Paulo

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto

 

Premiação das 20 maiores empresas supermercadistas do País

 

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto e o gerente-geral de Operações, Willian Gutierrez da Reciclus, durante assinatura do Convênio de Cooperação

 

  

Giampaolo Buso, diretor da PariPassu (ao centro), foi homenageado no evento, com troféu pela colaboração e parceria com o programa RAMA. A homenagem foi entregue pelo superintendente da ABRAS, Márcio Milan e Fernando Henrique Schwanke do Mapa

 

Lideranças supermercadistas de todo o Brasil se reuniram em jantar de divulgação oficial da 42ª Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper, que aconteceu domingo (5) na sede da Fecomercio, em São Paulo. Em seu discurso, o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, destacou a tradição do estudo e a força dos supermercados para a economia, que em 2018 registraram R$ 355,7 bilhões de faturamento. “A atividade supermercadista é hoje uma das mais representativas da economia brasileira, responsável por 5,2% do produto interno bruto. Os nossos números mostram não apenas a realidade do setor, mas também o trabalho e dedicação dos empresários na desafiadora tarefa que tem se transformado o crescimento do consumo após uma recessão.”


Sanzovo destacou ainda o processo de evolução do mercado consumidor, que está cada vez mais rápido e dinâmico. “O modo com que as pessoas consomem conteúdo está mudando, assim como a maneira de divulgar um negócio ou produto, tornando a informação fundamental na tomada de decisão. Por isso, o nosso Ranking ABRAS/SuperHiper, que traz o mais completo estudo do setor supermercadista é tão importante.”


 O presidente falou, também, da relevância da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), relançada no dia 27 de março, no processo de fortalecimento do setor e auxílio na conquista de demandas que estão sendo trabalhadas pela ABRAS e a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) para 2019, que incluem a permissão para que os supermercados voltem a comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, redução dos juros bancários, e Reforma da Previdência, esta última ele enfatizou como fundamental no momento para resolver o desequilíbrio fiscal do País. “Sem a Nova Previdência, iremos continuar fechando no vermelho e não avançaremos nos investimentos, nem na melhoria da infraestrutura do Brasil.”


O jantar contou com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Henrique Schwanke, representando a ministra Tereza Cristina Dias. Ele destacou em seu discurso a força do setor supermercadista para o Brasil e o esforço do governo federal para melhorar o ambiente empresarial do País. “Vocês, supermercadistas, são muito importantes para o setor primário brasileiro, e queremos aproximar o MAPA deste setor. Estamos trabalhando para tornar esse país melhor, com menos Brasília e mais Brasil”, finalizou.


O subsecretário de Desenvolvimento de Comércio e Serviços, Fábio Pina, participou do evento representando o ministro da Economia Paulo Guedes. Em seu pronunciamento, Pina ressaltou a atenção do governo federal com o setor de comércio e serviços e os desafios que o Brasil enfrenta para voltar a crescer. “O desemprego ainda atinge mais de 13 milhões de pessoas, é um número  assustador, e precisamos resolver isso e dar encaminhamento às reformas estruturais, a da Previdência já está no Congresso. Estamos gerindo uma série de medidas para destravar a economia, em breve vocês terão notícias. O governo federal fará tudo o que for preciso para simplificar o ambiente de negócio e para reduzir o manicômio tributário que temos hoje.”


Das entidades que fazem parte da UNECS participaram o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz, e o presidente da regional São Paulo da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Percival Maricato.


Premiação 20 maiores

As maiores empresas supermercadistas do País, responsáveis por um faturamento de R$ 175,5 bilhões em 2018, foram homenageadas no jantar Ranking ABRAS/SuperHiper com certificados entregues pela diretoria da ABRAS e das associações estaduais, patrocinadores e parceiros do evento. Clique aqui e confira a relação completa com todas as colocadas.


Lojas

Em 2018, o setor supermercadista registrou 89,6 mil lojas, um total de 227,6 mil check-outs. No ano passado, os supermercados geraram 1,853 milhão de funcionários diretos ante 1,822 milhão em 2017, que resultou em 30,7 mil novas vagas de empregos no País, e mais de 5 milhões de empregos indiretos.


Pesquisa

O estudo Ranking ABRAS/SuperHiper é elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional de supermercados em parceria com a Nielsen, e traz um panorama completo do setor supermercadista no Brasil. Elaborada há 42 anos, a pesquisa mostra o faturamento dos supermercados, participação das diversas seções nas vendas totais e expectativa de investimento. Além disso, o estudo apura também dados estruturais: espaço físico, formato de loja, entre outras informações.


Tendências

No jantar Ranking ABRAS/SuperHiper, o diretor de Atendimento ao Varejo da Nielsen, Roberto Butragueño, fez a apresentação da metodologia da pesquisa Ranking ABRAS. Na oportunidade, ele também falou das tendências para 2019, com destaque para  o consumidor que ainda continua cauteloso e controlando seus gastos, que faz um mix  cada vez maior de canais, escolhendo até 8 tipos de estabelecimento, citou os preços e promoções como atributos relevantes para a compra de produtos de alto giro, e falou do crescimento do varejo on-line no Brasil, que deve ser visto como uma grande oportunidade pelos empresários. "58 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra on-line em 2018. Alimentos e bebidas são as categorias que mais cresceram em números de pedidos no ano passado.”

 

Acordo

Durante o jantar, o presidente João Sanzovo Neto assinou Convênio de Cooperação com a Reciclus, representada pelo gerente-geral de Operações, Willian Gutierrez, para desenvolver junto às associações estaduais de supermercados a divulgação do programa de coleta consciente de lâmpadas.


RAMA

Giampaolo Buso, diretor da PariPassu, gestora técnica do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), foi homenageado no evento, com troféu pela colaboração e parceria com o programa RAMA. A homenagem foi entregue pelo superintendente da ABRAS, e coordenador do RAMA, Márcio Milan, e pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Henrique Schwanke.


Patrocinadores

O jantar do Ranking ABRAS/SuperHiper contou com grandes empresas patrocinadoras, que contribuíram para deixar o evento ainda mais especial, dentre elas: GS1 Brasil, BRF, Coca-Cola, Friboi e Nielsen. O evento também recebeu o importante apoio das empresas: Benafrutti, Compex, DM Card, Reciclus e Sodexo.


Clique aqui e faça o download do Ranking ABRAS/SuperHiper. A cobertura completa do evento estará na edição de junho da revista SuperHiper, publicação oficial do setor.

 

Redação Portal ABRAS


Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

17/09/2019 11:47 - ABRAS participa de reunião da UNECS na capital federal
16/09/2019 16:40 - Super Feira Acaps Panshow acontece de 17 a 19/9 no Espírito Santo
16/09/2019 15:01 - Varejo: perspectiva e mercado
13/09/2019 10:58 - Setor de serviços tem melhor julho desde 2011, mas sem sinal de recuperação firme
11/09/2019 19:55 - Abertura da Superamas recebe empresários e políticos no MS
10/09/2019 16:33 - Superagos foi lançada nesta terça-feira em Goiânia
09/09/2019 17:51 - 29ª edição da SUPERAMAS começa amanhã em Campo Grande
06/09/2019 17:29 - Evento ABRAS no Congresso Nacional reúne presidentes e executivos das estaduais no DF
04/09/2019 11:13 - Bayer e IICA lançam capacitação online sobre produção sustentável
04/09/2019 11:12 - Para aquecer comércio em setembro, governo federal lança "Semana do Brasil"

Veja mais >>>