Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

18/03/2019 17:12 - Mudanças econômicas e sociais nos últimos anos ditam as transformações no consumo

O ano de 2018 mostrou que mudanças geracionais e macroeconômicas foram, mais uma vez, determinantes no comportamento no varejo. Se, em 2015 e 2016, diante dos baixos índices do PIB, os bens da cesta de consumo cresceram apontando que as pessoas se voltavam para dentro do lar, um estudo da Kantar Worldpanel, divulgado hoje, em coletiva de imprensa no RJ, que antecede a 53ª Convenção ABRAS, conclui que o brasileiro vem consolidando uma nova ordem. O consumidor mostrou ter maior controle sobre os gastos, visitar menos vezes, porém uma variedade mais ampla de pontos de vendas, e priorizou a preferência pela experiência em relação ao produto.


Este cenário é influenciado principalmente pelos Millenials. Esta geração teve 10 visitas a menos às compras do que o consumidor mais maduro, no ano de 2018. Há diferença também na missão de ida ao ponto de venda. Enquanto os segundos optam mais pela proximidade, os primeiros preferem as opções de abastecimento, missão esta que otimiza tempo e gasto. Outras características são que os Millenials e a Geração X gastam menos tempo comprando e a relação custo-benefício é mais predominante no mindset. Por outro lado, os consumidores mais maduros têm mais estabilidade financeira, maior exigência em relação aos pontos de venda e necessidades específicas de consumo.


 

São justamente estas distinções que fazem com que os compradores escolham determinado tipo de local para compra. Assim, o atacarejo é o canal que mais cresce no País e se consolida como Top 1 para abastecimento, sendo responsável por 40% de todo o gasto nessa missão de compra. O canal conquistou 11,4 milhões de novos compradores nos últimos 4 anos e foi opção para 50% dos lares brasileiros em 2018, representando 20% de todas as compras do mercado de valor.


Os números mostram também que, apesar de ser o meio de maior expansão em todas as regiões, metade dos compradores ainda não o acessa. Isto indica possibilidade de crescimento, especialmente nas regiões Norte, Nordeste, Sul e o estado do Rio de Janeiro. Já São Paulo e Centro-Oeste são as áreas em que o atacarejo predomina.

 

 

 

O estudo apresentou ainda que as lojas tradicionais e os supermercados são os formatos mais presentes nos lares, devido, tanto à própria estrutura de lojas do varejo no Brasil, quanto à resposta para diferentes missões de compra dos consumidores.

 

 

 

Apesar das tendências, a resposta do consumidor a estas transições econômicas e sociais tem sido rápida. Por isso, o varejo precisa ficar atento às adequações que se manifestam, como, por exemplo, aos desafios que as novas gerações impõem à estratégia correta de multicanalidade e ao desenvolvimento do canal e-commerce.

 

 

 

 

53ª Convenção ABRAS e 31ª Super Rio Expofood

Data: 19 a 21 de março de 2019

Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, RJ

Horários: a partir das 9h - Convenção ABRAS

A partir das 14h – Super Rio Expofood

 

Clique aqui e acesse a apresentação na íntegra

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

07/06/2019 12:01 - Projeto de Lei quer autorizar a venda de remédios em supermercados
07/06/2019 09:47 - Marcos Cintra fala sobre reforma tributária com empresários da Unecs
07/06/2019 09:44 - Força-tarefa por uma agenda pós-Previdência
03/06/2019 14:48 - ExpoEcos acontece de 4 a 6 de junho no Mato Grosso
31/05/2019 16:25 - Vendas dos supermercados acumulam crescimento de 2,26%
29/05/2019 15:27 - ABRAS e ABDI promovem desafio de inclusão de deficientes visuais nos supermercados
27/05/2019 19:19 - Glaustin abre caminho para evolução jurídica em defesa de supermercados
24/05/2019 16:36 - ABRAS promove lançamento do 7º Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos
24/05/2019 11:36 - Supermercados pedem revisão de multa por violação a código do consumidor
24/05/2019 10:29 - ABRAS inicia pesquisa de perdas nos supermercados brasileiros

Veja mais >>>